LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vitória das operadoras: EUA põem fim à neutralidade de rede

14 de dezembro de 2017 104

Andando na contramão de outros países, incluindo o Brasil (apesar de não respeitar completamente), os Estados Unidos puseram fim à neutralidade da rede, e agora as operadoras de internet poderão controlar o tráfego de seus usuários, inclusive limitando o acesso a sites e serviços selecionados. A decisão partiu da FCC (sigla em inglês para Comissão Federal das Comunicações).

A partir desta quinta-feira, o órgão resolveu deixar de classificar a internet banda larga como serviço de utilidade pública no país. As operadoras, no entanto, só poderão limitar acesso do usuário dentro de, pelo menos, 60 dias, dependendo da data da publicação oficial da nova norma no Registro Federal, o que só deve ocorrer em 15 dias.

Nessa semana, artistas enviaram cartas aos congressistas se posicionando contra o fim da neutralidade de rede no país. Ainda nesta quinta-feira, 14, Ajit Pai, presidente da FCC, divulgou um vídeo na internet no qual tira sarro dos críticos de seu projeto - escolhido por Trump, partiu dele a iniciativa de pôr fim à neutralidade da internet.

Pai defende que o fim da neutralidade significa maior liberdade na internet, e não o contrário. Os críticos da medida argumentam o inverso, uma vez que as operadoras serão livres, por exemplo, para limitar a velocidade de tráfego de serviços como a Netflix ou YouTube, que consomem muitos dados. A discussão é, no mínimo, polêmica.

Operadoras x fornecedores de conteúdo

Para resumir, as operadoras eram favoráveis à medida, enquanto fornecedores de conteúdo eram contrários. Com a neutralidade da rede, um email enviado por um usuário deve ter a mesma prioridade que a requisição de outro usuário a um vídeo no YouTube. Sem a neutralidade, operadoras podem limitar a troca de dados do usuário com serviços determinados.

Em teoria, as operadoras podem reduzir a velocidade de acesso a Netflix, YouTube e Spotify. Mas quem defende o fim da neutralidade afirma que a medida pode ampliar a capacidade de investimento em infraestrutura das operadoras.

A votação

Para dar uma ideia de como até mesmo os membros da FCC estão divididos, a votação na Comissão foi encerrada com 3 votos a favor e 2 contra o fim da neutralidade de rede.

Jessica Rosenworcel, uma das conselheiras que votou contra a mudança argumentou que as operadoras “terão o direito de discriminar e favorecer o tráfego de internet daquelas companhias com as quais fecharam acordo de pagamento e direcionar todos os outros para uma rota lenta e atribulada”. E seguiu:

Nossos provedores de banda larga dirão a você que nunca farão esse tipo de coisa, mas eles têm a habilidade técnica e o incentivo financeiro para discriminar e manipular nosso tráfego de internet. E agora essa agência dá a eles a luz verde para ir em frente.

Isso não é bom para consumidores, negócios nem para qualquer um que se conecta e cria online. Nem para as forças democráticas que depende de abertura para operar.

Já Pai, o último a votar, defendeu que, sem a neutralidade de rede, as empresas terão maior liberdade.

O investimento em redes de alta velocidade diminuiu em bilhões de dólares. Notavelmente, essa foi a primeira vez que esse tipo de investimento recuou na era da internet e fora de uma época de recessão.

Isso significa que menos redes da próxima geração são construídas, menos acesso e menos competição, menos empregos para americanos que constroem redes e que mais americanos estão encalhados do lado errado do fosso digital.

Com a votação pelo fim da neutralidade de rede, que foi imposta em 2015, a banda larga fixa nos EUA volta a ser considerada um “serviço de informação”, enquanto a internet móvel é um “serviço de interconexão”. Dessa forma, elas podem ser vendidas pelas empresas conforme o interesse do mercado.

Ou, como argumentou Rosenworcel, operadoras e provedores de conteúdo poderão negociar a prioridade no tráfego de dados. Porém, como mostramos na matéria, a discussão vai muito além disso. E aí jogamos para você, leitor: sua posição é favorável ou contra o fim da neutralidade de rede? Conta pra gente aí nos comentários.


104

Comentários

Vitória das operadoras: EUA põem fim à neutralidade de rede
  • %uD83D%uDE35

      • O único problema aqui no Brasil em relação a isso, é que vamos acabar pagando mais caro por um serviço sem qualidade, afinal de contas o brasileiro tem a cultura de pagar mais caro e achar que está tudo bem! E outra coisa, independente de realizarem alterações, sejam elas em limitar a velocidade de conexão em alguns sites ou limitar a quantidade de dados vendidos, os serviços não vão melhorar.... Infelizmente!!!

          • O povo aqui acha que essas empresas são super honestas e que só querem o bem para o consumidor, nem parece que vivem nessa selva capitalista chamada Brasil, se eles tiverem liberdade jurídica para botarem no rabo do povo em troca de dinheiro será feito e muito bem feito, vide franquia de banda larga, que por lei só necessitam entregar uma porcentagem muito inferior ao contratado e fazem isso a risca... Pode anotar, se isso acontecer aqui, pode esquecer as grandes redes sociais, como FB, YT e Whatszap. Só uns sonhadores aí acham que realmente elas iriam baixas o preço... Será que ninguém presta atenção em como as empresas tratam o consumidor no dia da Black Fraude, será que não aprendem?

            Cada vez mais vejo que brasileiro tem mais é que se fwder mesmo, nunca vi tanto idiota por metro quadrado...

              • Fim da Neutralidade= As operadoras poderão cobrar não só pela velocidade, mas pelo conteúdo, proibir o acesso a determinados conteúdos, basicamente tira todo o poder do consumidor e entrega para as operadoras, idéia imbecil de um presidente imbecil.

                  • Na verdade a mudanca visa mais as empresas e servicos. Porque nivelar tudo por baixo e fazer todo mundo pagar a mesma coisa?
                    Isso nao impediria diretamente a evolucao das coisas?
                    Tem gente preocupada porque nao vai mais pode piratear HDTV e downloads de animes 40GB por dia.
                    Eu sou a favor para diminuir o valor e pagar por demanda, igual pagamos hoje por internet movel de qualidade, antes era ilimitado e todo mundo vivia nivelado por baixo 45kbps com promessas de 128kbps.
                    É uma mudanca, e tudo deve mudar e evoluir, e so saberemos experimentando.
                    Se por acaso no futuro ficar tao ruim, com certeza todos buscarao os seus diretos.
                    Mas eu prefiro a internet mobile hoje no Brasil do que antes que nao carregava mensagens, por exemplo. Abraco.

                      • Esses Países tem Neutralidade da Rede, eu lhe pergunto, estão nivelados por baixo?
                        http://nomadesdigitais.com/os-10-lugares-com-internet-mais-rapida-no-mundo/

                          • O Fim da neutralidade não ajuda em nada o investimento em infraestrutura na Rede, a prova mais cabal disso que na Europa onde há neutralidade da rede tem a melhor internet do mundo e mesmo no Brasil tem empresas melhores e piores. Só isso ja basta para saber que a idéia é ruim.

                              • Mas é a internet mais cara tambem amigo.

                                  • Na realidade não é não é até mais barata que no Brasil, para vc ter idéia o japão da 2mb de velocidade de graça o motivo é simples, produzir internet é muito barato além das vantagem de produtividade. o plano de 2GBPS (gigabytes por segundo) custa apenas 100 reais convertendo. Internet hoje é uma necesidade quase basica.
                                    https://www.tecmundo.com.br/internet/38580-a-mais-rapida-do-mundo-japao-lanca-internet-de-2-gbps-por-r-100.htm

                                      • Exemplo a Europa. Mas continuem dividindo internet como todos, que nada mude. Se pra voce isso é bom, encerro aqui.

                                          • Se pagar mais por algo com baixa qualidade é algo bom para vc eu encerro, pois isso é completamente irracional e as provas que apresentei são irrefutaveis.

                                              • Voce nao entendeu meu ponto de vista, deixa ver se consigo me expressar melhor. Eu acredito que deva mudar para melhorar esse pagamento, por demanda, e assim aumente a qualidade, talvez as coisas nem mudem tanto para nos usuarios domesticos.
                                                Mas so saberemos se as coisas mudarem, pois acho inviavel pagar por servico de qualidade inferior o mesmo que outros que consomem mais e as vezes pagam apenas uma taxa para ocupar toda a banda.
                                                Voce deu exemplos de paises desenvolvidos e que investiram bem em tecnologia e educao, estao acima de nos em todos os sentidos, e nao acho que seja prova de nada.

                                    • To pouco me importando, enquanto eu tiver usando planos móveis gatiado nem esquento a mente.

                                        • E falando assim. Dão a entender que a internet é limitada, tentando limitar o acesso dos clientes... Mais rentável pra um lado , que não precisa investir em infraestrutura.

                                            • Eles querem limitar o acesso aos Bitcoin. Kkkk

                                                • Medo do povo = diminuir a pirataria.
                                                  Mas querem governo sem corrupcao e que os servicos sejam de graca. Nao querem barganhar com servicos orignais e validos.
                                                  Mas o que espera de uma populacao acostumada com a divisao de renda.
                                                  Mesmo povo do SUS, do imposto, da pirataria e dos servicos de graça do governo.

                                                    • Divisão de renda num dos países mais desiguais do planeta é piada,né?

                                                        • É isso que tentam com tanto governo incluindo em tudo, e programas sociais, cotas e internet igual para todos.

                                                            • Tentativa é uma coisa. Realidade é outra. Tu provavelmente já sabe, mas o problema não são os programas sociais. Qualquer gasto com educação, saúde e segurança deve ser tratado como investimento, não como despesa. Acho que esse "governo socialista" que tu pensa que exista tá bem longe de existir. Enfim, minha opinião.

                                                                • Realidade é diferente mesmo, porque nao existe investimentos, vai pegar 3% dos impostos e outros 97% desviado.
                                                                  Bela realidade.

                                                                    • Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa rs. Se tu tá falando da falta de fiscalização séria, ai a história é outra. É outro dos milhares dos problemas desse país.

                                                                        • Pois e, um pais que arrecada trilhoes de reais em impostos. Tu acha mesmo que se existisse esses investimentos milhares de pessoas morreriam por falta de atendimento no SUS, que existiria 3 milhoes de pessoas esperando uma cirurgia.
                                                                          Se esse dinheiro fosse investido, nos estariamos ricos de qualidade de vida, mesmo com salario minimo de 980 reais.
                                                                          É muita inocencia acreditar que trilhoes de reais estao sendo investidos.

                                                                            • Oxi. Qual a solução, então? Parar de investir nos três pilares de qualquer pais sério? Ou deixar que o mercado por si só vai começar a dar consulta de graça pra baixa renda?

                                                                          • Não existe desvio de dinheiro tão grande assim, mesmo a quadrilha do PT não roubou tanto, se estima em cerca de 5 bilhões, o que não atrapalharia a economia brasileira em nada (não que não seja crime e eles não tenham que pagar) o que quebrou o pais foram escolhas econômicas erradas e não corrupção, uma canetada da Dilma custou 70 bilhões em relação ao preço da gasolina.

                                                                    • Tu és estrangeiro? Colocou no Google tradutor ? Falou tudo e disse nada .

                                                                    • Primeiro, ela não acabou ainda. Foi decisão de um homem só (Trump), e de um assunto que não consegue maioria sequer dentro do próprio partido dele. Já se previa uma intensa batalha jurídica (primeiro tinha que acontecer...), com grandes chances de se reverter. Há ainda a possibilidade do assunto ir ao congresso, onde a maioria do partido Democrata e mais da metade do Republicano são contra o fim da neutralidade.
                                                                      Ou seja, apesar de que em se tratando de políticos tudo é possível, esse assunto não deverá ser comemorado pelo Trump por muito tempo. Ele vive de factóides, de coisas que ele cria na mente perturbada dele. Como não tem nada substancial para oferecer, canta que ganhou a guerra quando só ganhou uma batalha menor.
                                                                      Se por acaso isso se mantiver, deve ser como o acordo de Paris: Saem os EUA e fica o resto do mundo.

                                                                        • 1o. que não foi ideia do Trump e sim do presidente da FCC
                                                                          2o. Saem os EUA de onde? Isso é assunto para o mercado americano, tá apitando um brazuca que não tem a mínima noção do serviço prestado por lá.

                                                                          3o. Espera o resultado, para ver se houve ou não prejuízos, se houve, pode apostar que em pouco tempo eles reverterão a ideia.

                                                                          4o. Tá com medinho de não poder mais baixar sua pirataria?

                                                                            • Justamente.
                                                                              E as pessoas nao entendem, que pagamos mais por conta de alguns, e alem do mais, empresas aumentam a carga e pagam menos, exemplo Youtube. Dai investimentos param e a evolucao de conexoes tambem, janque todo mundo paga o mesmo.
                                                                              Durante anos o setor dos EUA nunca recuou tanto quanto agora, uma epoca que nem esta em recessao.
                                                                              Povo gosta de dividir tudo, exemplo esta o Brasil, com nossa renda divida, e quem esta aproveitando dela? Politicos, pensionistas, detentos e programistas que nao trabalham.

                                                                            • Se isso chegar no Brasil, vai aumentar a pirataria. Eu mesmo vou voltar a baixar filmes, usar VPN, TOR, etc.

                                                                                • Cara, eu peguei uma HTV, negocio é show, além dos canais, tem os filmes lançamentos, mas é tudo pela internet. Assinei um plano de 60 Mb de velocidade da Net e uso ele e tb o ChomeCast ao mesmo tempo em outra Tv e n da problema.

                                                                                  • Isso é bom, ao contrário do que a matéria diz (as empresas diminuiriam os dados na Netflix, YouTube etc...) elas poderiam aumentar os dados nesses sites e diminuir em outros, por exemplo, se gasta muito mais internet jogando e menos vendo um video com isso elas poderiam regular, assim deixando mais internet para aquilo que consome mais internet como os jogos, e menos para o que consome menos internet. Porem o que ganha o consumidor? A internet ficaria melhor como a noite a internet melhora, isso por que tem muito menos pessoas utilizando como a maioria das pessoas só assistem séries, mandam mensagens, mexem no facebook o uso de dados diminuiria melhorando para os que usam mais, e para que não usa tanto seria indiferente já que é bem óbvio que as empresas não deixariam travar a internet nas coisas simples.

                                                                                      • só na sua teoria isso, cara. esses provedores de conteúdo vão ter que PAGAR pra receber prioridade na troca de dados. e isso significa aumento nas assinaturas.

                                                                                        vou ignorar o resto do que você falou porque o pessoal aqui já falou sobre isso...

                                                                                          • Cara, da onde vc tirou q jogos online gastam muita banda? Me explica isso aí.

                                                                                              • Assistir vídeos em streaming consome muito mais do que jogar.
                                                                                                O que consome muito em game é quando tem que baixar 60 GB de dados para instalar no HD, mas depois para jogar online consome bem menos em relação a streaming. Se for streaming em FullHD é muito dado sendo baixado a todo tempo. Se for 4K, em 10 minutos são uns 6 GB mais ou menos.
                                                                                                Streaming é o mais comilão de todos se a pessoa assiste muitos vídeos em alta resolução.

                                                                                                • Jogar gasta muuuuito menos do que download ou streaming de vídeos...

                                                                                                  • E viva a direita neoliberal e reacionária pelo mundo...

                                                                                                      • Disse a menininha que nem o próprio absorvente consegue comprar. Depois corre para a mamãe pedir o iphone do ano para tentar lacrar na internet.

                                                                                                        Vê se arranja tempo para procurar seu pai que sumiu no mundo.

                                                                                                          • Cara a Democracia se baseia em justamente as pessoas poderem ter opiniões distintas, ela é de esquerda? idai, vc é de direita (e eu tmb) idai. a partir do momento em que vc quer sobressair a sua opinião sobre os outros fora de um debate, como o caso aqui, vc esta sendo tão ditador quanto um Fidel castro ou Kin Jong un da vida.

                                                                                                              • %uD83D%uDE02

                                                                                                                • Cuba e Coréia do Norte são ótimas alternativas. rs

                                                                                                                  • Se esse projeto passa no Brasil, estamos ferrados, pelo simples fato de não termos concorrência. A maioria das regiões do Brasil incluindo as grandes capitais em muitas vezes num determinado endereço só tem uma empresa de cabo . Por exemplo onde eu moro que um é bairro de classe média no Rio, em toda parte do meu bairro só tem a NET . Então já prevejo, que a NET se quiser colocar um preço exorbitante para que eu possa ver Netflix entre outros estremings, serei obrigado a pagar, sem esse negócio do livre comércio, já que só tenho a opção da NET. Por favor não confundam o mercado americano que é extremamente concorrido e maduro com o mercado brasileiro que engatinha em cabeamento e com uma baixíssima concorrência.

                                                                                                                      • No Brasil é complicado porque aqui o mercado é muito regulado e com pouca concorrência. Lá tem operadoras demais, se uma estiver ruim é só mudar para outra que ofereça mais vantagens, basta ver o que acontece com as operadoras móveis onde algumas operadoras menores chegam a oferecer internet e ligações ilimitadas.

                                                                                                                        • Espero que não passe no Brasil, utilizo muito dados para video conferência, Netflix, HTV, jogos.. consumo média de 300 GB por mês e se começarem a limitar podem deixar o Netfix ou os canais de Tv sem funcionar. Sendo que pago para utilizar esse consumo.

                                                                                                                            • Pirata tem mais é que se foder mesmo.

                                                                                                                              • Mas esses 300 MB é seu consumo ou sua velocidade? Se for velocidade, ta o bichão hem,kkkk se for consumo, é quase nada kkkk meu consumo mensal é de 30 GB por mês, ou seja, tenho consumo de 1GB por dia kkkk

                                                                                                                                  • Escrevi errado... esse é meu consumo, 300 gb, e não MB! Eu tenho a HDTV, Chomecast e assistimos muito Netflix em vez dos canais convencionais (que não tem mais nada de bom hj!) então nossa consumo por ter varias Tv's ligadas, tablet e celular é alta

                                                                                                                                      • Então se essa parada chegar no Brasil, provavelmente vc será afetado, talvez ate EU msmo serei msmo consumindo 1/10 do q vc gasta...

                                                                                                                                          • Consumo bastante por casa da HDTV (TV pela internet) e tambem videos conferencia. Alem da minha sobrina que adora desenhos e coloco no ChromeCast via Youtube. Esse era meu grande medo, ja que tudo que faço e pela internet, nada da Tv a cabo mais.

                                                                                                                                      • Simplesmente, o lobby das operadoras venceu. Esses congressistas vão receber gordas doações. O streaming em 4K está ameaçado. Nunca diminuirão o preço para quem usa menos internet. Só terão novos argumentos para extorquir o consumidor que usa mais a internet. Já lucram bilhões, mas querem sugar tudo o que for possível. Vampiros do retrocesso. O Brasil não imita os EUA em centenas de coisas que eles fazem correto, por favor, não queira imitá-los justamente nas cagadas que cometem.

                                                                                                                                        • Esse é só mais um passo para manter o usuário nas rédeas. Empresas já lucram rios, por exemplo, com a questão publicitária. A privacidade. Vejam o caso do Big Data que coleta informações, para qual intuito?... Para redução de custos e maior eficiência operacional. Tudo isso pra dizer que: o consumidor não vai ser beneficiado, somente as empresas e governo.

                                                                                                                                            • Trump anda fazendo tanta cagada que acredito que não irá se reeleger, o cara aceita o estado de Isreal em Jerusalém, queira ou não queira ele é o culpado pelas mortes depois que ele aceitou e etc.

                                                                                                                                                • Os últimos três presidentes americanos já falaram isso. Inclusive Obama.
                                                                                                                                                  É que a mídia americana gosta de pegar no pé de tudo que o Trump faz.

                                                                                                                                                    • Pare de se informar apenas por G1 e midias de esquerda. Jerusalém é a capital de Israel desde sempre, sempre foi uma cidade importante para os judeus. Sem contar que o reconhecimento foi devido a uma lei aprovada em 1995 pelo congresso, confirmada pela suprema corte dos EUA e aprovada pelo senado americano no ano passado. Todos os presidentes, desde Bill Clinton, falavam que iriam reconhecer Jerusalém como capital de Israel... só o Trump cumpriu a promessa.

                                                                                                                                                        • Israel é um Estado deste 1945, acho a decisão dele correta, mas não a tomaria agora pela tensão que já incorre na região não me parece muito inteligente. porém, como disse Israel é um Estado como qualquer outro de completa irrelevância ja que não produz nada de útil poderia ser até destruido sem ploblemas globais.

                                                                                                                                                            • Tel Aviv é a capital. Nunca foi Jerusalem.

                                                                                                                                                                • agora né.. Mas desde tempos remotos era e sempre foi Jerusalém. Para os Palestinos Jerusalém não tem nenhum valor histórico em comparação a nação Israelita

                                                                                                                                                                • Tava mais do que na hora de alguém fazer isso. Jerusalém sempre foi um símbolo do povo judeu, nada mais justo do que a cidade ficar sobre controle deles.

                                                                                                                                                                  • Mensalidades X Consumo ao mês.
                                                                                                                                                                    Velocidade perderá prioridade.
                                                                                                                                                                    Só terão quem pode.

                                                                                                                                                                      • Teoricamente, lá a grande maioria pode, e diferente do Brasil, eles não irão cobrar 1000 reais em um pacote avançado para usuário doméstico e padrão para empresa. Eles tem o canada como exemplo, usam uma moeda parecida, se espelhar, ate daria certo.
                                                                                                                                                                        Não achei legal também, mas isso significa que esta discussão estará de volta no nosso país em breve, com essas operadoras prestando um péssimo serviço querendo cobrar os olhos da cara pelo serviço que deveria ser padrão ou gratuito.

                                                                                                                                                                        • Parece a anatel querendo por fim na internet ilimitada e querendo enfiar goela abaixo que é algo natural e pro bem do povo. Como alguém pode defender piora de serviços? Aff

                                                                                                                                                                            • Povo quer internet socialista, mas gosta do capitalismo. Cada um que pague por um servico premium.

                                                                                                                                                                                • internet que você paga tem velocidade completa pra tudo. opa, quer usar youtube? desculpa, vai ter que pagar o plano de internet que dá acesso a youtube.Sabe TV a cabo? você acha que paga tv a cabo e deveria ver HBO, mas tem que pagar separado. Exatamente o que vai acontecer com a internet. Só que com sites.

                                                                                                                                                                                    • Nao seria melhor o preco cai para determinado publico que nao vai baixar animes 40GB todo dia? Porque as pessoas tem medo de pagar por demanda? É melhor do que todo mundo pagar mais caro para usar um servico superfaturado para cobrir a demanda dos hard users. Defendo a igualdade de direitos, e nao a divisao da grana para o bem comum.

                                                                                                                                                                                        • Vc tá falando de quantidade e não de qualidade. E mesmo que fosse quantidade ela seria limitada a uma quantidade X de GB. Vc concorda? Aliás quem definiria o que o pacote seria o usuário? Não, seriam as empresas. Vc já parou pra pensar que a internet que usamos hoje no caso do Brasil não tem qualidade. "Ah, mais aí é uma questão de mercado e tals" não é isso. As empresas vão definir o que convém pra elas e pronto. "Ah mais o serviço é oferecido, as empresas precisam lucrar, paga o que pode quem puder" sim, mas elas já lucram e muito.

                                                                                                                                                                                            • Elas lucram muito e tu paga pelo servico caro para cobrir quem baixa 40GB por dia, a exemplo. Agora se voce esta tao preocupado com a mudanca assim, pode ser um desses que baixa 40GB/dia. Nesse caso é bom manter todo mundo pagando a mesma coisa.

                                                                                                                                                                                              • Problema é que não vai baratear pra quem usa pouco e sim explorar quem usa muito!!! Aqui é Brasil....igual a história da cobrança extra de bagagem para passagens aéreas.... só mais uma forma de continuar nos fazendo de palhaços!!

                                                                                                                                                                                                  • Exato, exatamente...

                                                                                                                                                                                                    Aquela senhora de 70 anos que não usa um giga por mês paga Igual os chupa-cabra Netflix mais 300 downloads por Dia...
                                                                                                                                                                                                    É, tem lógica este processo

                                                                                                                                                                                                • Quando isso chegar no brasil, quero ver você querer pagar netflix + serviço de provedor que libera toda a velocidade da internet pra netflix.

                                                                                                                                                                                                  • No Brasil isso vai ferrar lindamente os serviços q não tem exclusividade com nenhuma operadora...

                                                                                                                                                                                                      Para aliviar a falta do WhatsApp, TIM remove custo de envio de SMS

                                                                                                                                                                                                      Limite de banda larga: saiba o que NET, Tim, Vivo e Oi oferecem para clientes no Brasil

                                                                                                                                                                                                      MWC 2016: toda a feira em quase 10 minutos e consideração final

                                                                                                                                                                                                      São Paulo recebe ônibus com internet 4G. Testamos e o resultado foi ótimo