LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

4G em 700 MHz ainda não alcança metade dos mercados na América Latina

18 de dezembro de 2018 0

A 5G Americas divulgou um relatório relativo à alocação de espectro radioelétrico na América Latina neste ano de 2018. De acordo com o estudo, as administrações têm reorganizado as faixas de 700 MHz e 2,5 GHz para liberar os serviços de 4G, 4G+ e 4,5G – cujas diferenças foram explicadas em uma coluna Detetive TudoCelular – às operadoras.

O levantamento indicou que a frequência de 700 MHz somente conta com 25 redes LTE, localizadas em 9 dos 19 mercados da região, no fechamento do terceiro trimestre de 2018. Vale lembrar que o Brasil está incluso entre os países com acesso à faixa, conforme o sinal analógico de TV é desligado.

Imagem: Reprodução

O relatório ainda sinalizou para a disponibilidade da banda de 600 MHz na região. Licenciada nos Estados Unidos, a faixa pode ser licitada até 2020 na Colômbia e no México. O seu avanço pode significar o uso do 5G em território latino-americano.

Enquanto as frequências menores têm sido bem vistas pelos analistas, a de 2,5 GHz – por outro lado – já é considerada uma tecnologia com usos variados e que passa por processos de reorganização em países como Brasil, Argentina e México.

A conclusão do estudo é que a utilização das três bandas pode significar uma oportunidade para levar o acesso à banda larga móvel a localidades onde ela ainda não está acessível. Desta maneira, contribuiria para combater a exclusão digital.

O que você acha da utilização das bandas para fornecimento do 4G no Brasil e na América Latina? Compartilhe conosco a sua opinião!


0

Comentários

4G em 700 MHz ainda não alcança metade dos mercados na América Latina

Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais