LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anatel discute mudar frequências de radioenlace para preparar espaço ao 5G

09 de abril de 2019 3

Na última semana, o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu consulta pública para avaliar a mudança das faixas destinadas a serviços fixos terrestres e radioenlaces, em favor da chegada do 5G.

Atualmente, esses setores operam na frequência de 26 GHz, a mesma a qual a Anatel pretende licitar para a rede móvel de quinta geração em ondas milimétricas. Com a nova regulamentação proposta pela entidade, seriam acrescentadas subfaixas entre 30 GHz e 175 GHz – em um espaço de cerca de 66 GHz – para a realocação dos radioenlaces.

Imagem: Reprodução

De acordo com o conselheiro da Anatel e relator da proposta, Emmanoel Campelo, o espectro total que será voltado ao serviço em questão se tornaria mais de três vezes maior, caso seja aprovado o projeto.

“O que se pretende é consolidar 24 atos normativos, bem como disposições pontuais de outros dois, em uma única resolução. Também haverá padronização das condições de uso de várias subfaixas de radiofrequências. Hoje são utilizados cerca de 26 GHz; com o acréscimo das novas faixas, o total destinado aos radioenlaces será aproximadamente 3,5 vezes maior do que o atual.”


Emmanoel Campelo

Conselheiro da Anatel e relator da proposta

Vale lembrar que a Anatel pretende licitar as frequências para o 5G até o mês de março de 2020. A intenção é colocar em leilão as seguintes faixas: 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. Os preços ainda não foram decididos pelo órgão público.

Você acredita ser positiva a mudança de radioenlaces para outros espectros, a fim de facilitar a chegada do 5G? Diga para a gente!


3

Comentários

Anatel discute mudar frequências de radioenlace para preparar espaço ao 5G
  • Acho importante sim abertura para 5g pois mais pessoas terão acesso ao 4g, mas é importante que as operadoras para tem o 4G com mais qualidade porque hoje existem muitas áreas fantasmas do 4G dentro da própria cidade operadoras como a Claro a TIM e a Oi não tem tratado bem os seus clientes com relação a isso

    • Brasil ainda não tem infraestrutura para isso. Mal conseguimos um 4G de qualidade dependendo da região e da Operadora. Fato.

        Para aliviar a falta do WhatsApp, TIM remove custo de envio de SMS

        Limite de banda larga: saiba o que NET, Tim, Vivo e Oi oferecem para clientes no Brasil

        MWC 2016: toda a feira em quase 10 minutos e consideração final

        São Paulo recebe ônibus com internet 4G. Testamos e o resultado foi ótimo