LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

De novo! Anatel prorroga mais uma vez consulta pública sobre edital do 5G

08 de novembro de 2019 5

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu prorrogar em mais 60 dias a abertura da consulta pública para o edital do leilão do 5G no Brasil. A previsão já havia sofrido atrasos desde o final de outubro.

A renovação do período, definida nesta quinta-feira (7), aconteceu após a proposta do conselheiro Vicente Aquino ser apresentada no mês passado com algumas alterações. No entendimento do órgão, o projeto deverá precisar de mais tempo para o processo de vista.

Imagem: Reprodução

O leilão da rede 5G incluirá quatro faixas: 700 MHz; 2,3 GHz; 3,5 GHz; e 26 GHz (ondas milimétricas). No entanto, a proposta entende que o país deverá ser dividido em 14 áreas de cobertura, com uma reserva voltada a Prestadores de Pequeno Porte. Além disso, a venda seria em três fases.

A primeira seria voltada à frequência dos 700 MHz. Na sequência, as pequenas operadoras poderiam participar de forma exclusiva em lotes regionais dos 3,5 GHz. Os outros dois espectros entrariam na última etapa, junto com o que não foi vendido das duas etapas iniciais.

Com os atrasos, a expectativa é que a licitação do 5G somente aconteça no segundo semestre de 2020. Já a disponibilidade do serviço ao público, ao menos das capitais, deverá ficar apenas para 2021.

O que você espera da futura chegada da rede móvel de quinta geração ao Brasil? Deixe sua opinião para a gente nos comentários abaixo.


5

Comentários

De novo! Anatel prorroga mais uma vez consulta pública sobre edital do 5G

Para aliviar a falta do WhatsApp, TIM remove custo de envio de SMS

Limite de banda larga: saiba o que NET, Tim, Vivo e Oi oferecem para clientes no Brasil

MWC 2016: toda a feira em quase 10 minutos e consideração final

São Paulo recebe ônibus com internet 4G. Testamos e o resultado foi ótimo