LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anatel libera operação em rede 4G LTE privada para a Neoenergia

06 de dezembro de 2019 0

Além de querer tornar a internet satelital mais popular, nesta semana, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a Neoenergia – por meio da distribuidora Elektro – a utilizar a frequência de 3,5 GHz para utilizar a tecnologia 4G LTE de forma privada, no setor de eletricidade.

A faixa será aplicada no projeto Energia do Futuro, o qual consiste na construção de um novo modelo de energia elétrica inteligente na região de Atibaia, no interior de São Paulo. Ela será a pioneira como rede privada de banda larga LTE no Brasil e também para redes elétricas inteligentes na América Latina.

Imagem: Reprodução

Com implantação em parceria com a Nokia, a tecnologia 4G LTE permitirá que todos os dispositivos inteligentes se comuniquem em cidades como Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista. Ao todo, 75 mil clientes da Elektro serão beneficiados.

“O projeto Energia do Futuro é um marco no desenvolvimento das redes inteligentes no Brasil. O uso da rede celular para a operação da rede inteligente mostra o pioneirismo e comprometimento do nosso grupo em entregar mais qualidade para nossos clientes.”


Frederico Candian

Diretor de Processos e Tecnologia da Neoenergia

Iniciado em 2018, o projeto pretende oferecer um consumo energético mais consciente e eficiente, por uma nova experiência ao cliente. Também é esperado haja melhorias na qualidade do fornecimento, com redução de perdas e integração entre os recursos distribuídos – tais quais geração solar, veículos elétricos e baterias.

“O LTE privado do projeto da Elektro foi dimensionado para manter a comunicação estável, resiliente e segura com os dispositivos na rede de distribuição da Elektro.”


Aguinaldo Luiz Sousa

Gerente de contas da Nokia

A previsão atual é que a rede 4G LTE privada esteja 100% operativa até o final de janeiro de 2020. No total, foram investidos aproximadamente R$ 10 milhões.

Você aprova a liberação de redes privadas para a aplicação em projetos como o Energia do Futuro? Participe conosco!


0

Comentários

Anatel libera operação em rede 4G LTE privada para a Neoenergia

Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais