LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anatel prorroga decisão sobre 5G mais uma vez e atrasa planos no Brasil para 2021

13 de dezembro de 2019 37

Nesta quinta-feira (12), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu prorrogar de novo a decisão de início do projeto para implantar o 5G no Brasil. Agora, o edital é esperado para sair somente no segundo semestre do próximo ano. Desta maneira, o funcionamento da rede móvel de quinta geração deverá ser iniciado em 2021 no país.

O impasse consiste em divergências entre conselheiros quanto a algumas características do leilão. Vicente Aquino havia proposto a divisão das faixas em lotes, a fim de promover operadoras menores. Na sequência, Emanoel Campelo fez pedido de vista, que adiou o processo para análise.

Imagem: Reprodução

Por último, nesta reunião para fechar o ano, Campelo solicitou o retorno às regras originais, enquanto Aquino pediu mais uma prorrogação. Esta foi recusada pelo presidente da Anatel. Então, Moisés Moreira optou por vistas em seu nome, o que resultou no travamento da questão.

Após uma decisão futura sobre o modelo de negócio a integrar o edital, ele deverá passar por consulta pública. Posteriormente, será a vez de vender as frequências – 700 MHz; 2,3 GHz; 3,5 GHz; e 26 GHz – às operadoras.

Todas essas etapas deverão se estender ao longo dos meses de 2020, o que dificultaria a implantação ainda no ano que vem do 5G. Vale lembrar que a tecnologia ainda poderá interferir no sinal de antenas parabólicas e terá de ser construída uma infraestrutura no país para fornecê-la a nível nacional.

Quais são as suas expectativas para a vinda da rede móvel de quinta geração ao Brasil? Comente conosco!


37

Comentários

Anatel prorroga decisão sobre 5G mais uma vez e atrasa planos no Brasil para 2021

Para aliviar a falta do WhatsApp, TIM remove custo de envio de SMS

Limite de banda larga: saiba o que NET, Tim, Vivo e Oi oferecem para clientes no Brasil

MWC 2016: toda a feira em quase 10 minutos e consideração final

São Paulo recebe ônibus com internet 4G. Testamos e o resultado foi ótimo