LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fim da novela! Cade aprova compra da FOX pela Disney no Brasil sem venda do FOX Sports

06 de maio de 2020 10

Em julgamento realizado na manhã desta quarta-feira (6), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou a compra da FOX pela Disney no Brasil, durante a revisão do Ato de Concentração nº 08700.004494/2018-53, por seis a um na votação. A decisão foi tomada sem a necessidade da venda dos canais FOX Sports.

Segundo o relator Luis Henrique Braido, a Disney deverá manter, ao menos, a emissora principal até o dia 1º de janeiro de 2022, além de se comprometer a transmitir os eventos de direitos de transmissão do FOX Sports por um período de três anos, ou até o término dos contratos de exibição atuais.

Após o prazo de permanência do canal esportivo da FOX, a marca poderá ser liberada ao mercado para que outra empresa possa utilizá-la em um novo projeto. Em contrapartida, os eventos de direitos dela continuarão mostrados por outros canais da TWC (The Walt Disney Company) – como a ESPN Brasil. Os profissionais e a estrutura também passam a ser gerenciados pela Disney.

A conclusão do tema põe fim a uma novela que se estende desde o ano passado. A decisão inicial do Cade tinha sido pela obrigatoriedade da venda da emissora de esportes. Mas, devido à falta de um negócio, o órgão decidiu revisar o Ato de Concentração em meados de novembro de 2019.

Por que o FOX Sports não foi vendido?

O conselheiro relator do caso, Luis Henrique Braido, explicou que – segundo as informações as quais apurou durante o período – o FOX Sports tem prejuízo desde 2016, quando os direitos de transmissão de eventos esportivo passaram a ter um novo modelo de venda – principalmente, os da Conmebol Libertadores.

No entanto, esse custo era minimizado pelo fato de a emissora ser negociada com as operadoras em um “pacote” com os demais canais da FOX. Caso se tornasse um “negócio desinvestido” e fosse vendido a um terceiro, o comprador deveria apresentar um plano de reestruturação da empresa, para acabar com seus déficits.

Direitos de transmissão caros, como os da Libertadores, geraram prejuízos ao FOX Sports | Imagem: Reprodução

Interessados na compra

Braido contou que, a princípio, três empresas demonstraram interesse na aquisição do FOX Sports – a qual poderia ser feita por qualquer valor ou até de graça, segundo a determinação anterior do Cade, mas sem a Disney ter de pagar por isso.

Como já foi amplamente divulgado no TudoCelular, as três empresas teriam sido DAZN, Mediapro e Simba Content (joint-venture formado por SBT, RecordTV e RedeTV!). A primeira desistiu do prosseguimento da compra, enquanto as outras duas se mostraram impossibilitadas devido à pandemia do novo coronavírus.

O relator ainda confirmou o surgimento de uma quarta interessada – a Rio Motorsports –, como também informamos em uma coluna Detetive TudoCelular, mas ela não teria dado garantias técnicas suficientes de manter financeiramente a emissora.

Plano da Disney

Dadas as situações acima, a Disney foi a única a ter um plano de reestruturação do FOX Sports para mantê-lo, sem afetar os espectadores quanto à oferta dos eventos esportivos. Mesmo assim, o Cade irá instaurar um inquérito administrativo para ver os problemas concorrenciais nas operadoras.

E aí, você concorda com a decisão do Cade quanto ao processo de fusão entre Disney e FOX? Diga para a gente!


10

Comentários

Fim da novela! Cade aprova compra da FOX pela Disney no Brasil sem venda do FOX Sports
  • O jornalista do uol ele falou na sua coluna no uol televisão o Brasil pode mais um canal de esportes no brasil está faze de estudos e está bem encaminhado e será qui vêm um novo canal foxsports no brasil.

      • O jornalista Gabriel vaquer no uol esporte ve tv ele o foxsports e a espn poderá transmitir 40 eventos juntos e será o foxsports pode lançar mais canais foxsports no brasil e lembrando o foxsports só têm 2 canais foxsports no brasil e ia ser legal mais canais foxsports no brasil.

          • O jornalista Gabriel vaquer ele falou o foxsports e espn pode sim compartilhar os eventos esportivos e qual evento esportivo o foxsports vai pedir em troca para o foxsports transmitir o mesmo que a espn transmitir.

              • Nessa história toda a Globo foi beneficiada, ficou com menos um concorrente.

                  • Eu quero saber agora o foxsports e a espn sao emissoras coirmas o foxsports pode pedir em troca um evento qui passa na espn e passar no foxsports

                      • Os planos da Disney é tirar o FoxSports do ar e transferir todos os direitos de transmissão para a ESPN.

                          • Guthen o jornalista Gabriel vaquer do uol falou o foxsports e espn pode sim compartilhar os mesmos eventos esportivos.

                              • Sim, e provavelmente vão, mas o acordo com o Cade diz que a Disney só tem obrigação de manter a FoxSport no ar por apenas 3 anos. A Disney já declarou várias vezes que pretende manter apenas uma marca, que é a ESPN.

                                  • Guthen o jornalista Gabriel vaquer no uol esporte ve tv ele falou o foxsports e a espn podem transmitir 40 eventos esportivos juntos será o foxsports pode lançar mais canais foxsports no brasil e lembrando o foxsports só têm 2 canais foxsports no brasil ia ser legal mais canais foxsports no brasil.

                              • Money for nothing!!!