
Tech 06 Jun
11 de junho de 2025 14
Em março, o YouTube começou a bloquear a reprodução de vídeos para usuários do Firefox e Opera que usem bloqueadores de anúncios, uma medida que se tornou ainda mais agressiva agora.
Segundo o portal 9to5Google e relatos de usuários no Reddit, agora o YouTube bloqueia o acesso ao seu site caso você use algum sistema para impedir a exibição de propagandas.
O aviso é mostrado ao acessar a página principal do YouTube ou abrir qualquer link em um navegador com um bloqueador de anúncios ativo. Desta forma, os usuários sequer podem buscar por vídeos ou navegar no site. A mensagem diz:
Bloqueadores de anúncios violam os Termos de Serviço do YouTube
Parece que você pode estar usando um bloqueador de anúncios. A reprodução de vídeo está bloqueada até que o YouTube seja incluido na lista de permissões [para exibir anúncios] ou o bloqueador de anúncios seja desativado.
De acordo com os usuários, antes do novo aviso aparecer era possível assistir aos vídeos sem propagandas usando a extensão uBlock Origin, o que significa que o YouTube atualizou o seu algoritmo para detectá-lo.
O YouTube justifica a restrição dizendo que os anúncios permitem que ele seja utilizado por bilhões de pessoas em todo o mundo e recomenda que usuários assinem o YouTube Premium se não quiserem ver anúncios, o que também apoia criadores de conteúdo.
A restrição está sendo lançada gradualmente, mas ainda é possível acessar o YouTube com o uBlock Origin ativado na Europa e no Sudoeste Asiático. Apesar disso, o bloqueio tem despertado a fúria de usuários em todo o mundo, que criticam o excesso de anúncios na plataforma e do reajuste de preços em abril.
No Brasil, o YouTube Premium custa a partir de R$ 16,90 por mês com o plano Premium Lite, que apenas remove anúncios de vídeos longos.
Comentários