LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cade aprova venda da GVT após Telefónica renunciar direitos políticos na Telecom Italia

26 de março de 2015 2

Alguns meses atrás, a Anatel autorizou a venda da GVT para a Telefónica, porém, exigiu que a última deixasse seus direitos políticos na Telecom Italia, e havia um prazo de 18 meses para isso.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) tinha receiros de que a Telefónica mantivesse participação na Vivo e TIM, o que resultaria em prejuízo na competição e na oferta aos consumidores. A agência exigiu que a Telefónica não pudesse ter participações nas reuniões ou votações da Telecom.

Nesta quarta-feira, porém, o órgão antitruste aprovou a compra, após o comunicado enviado pela Telefónica à Telecom Italia, no qual renunciou os direitos políticos na companhia.

Segundo o Cade, a Vivendi, detentora da GVT, se compromete também a reduzir gradativamente o capital da Telefónica, porém os pormenores desse acordo são confidenciais.

Possuindo ações da Telco, a Telefónica passou a ter participações na TIM, o que custou uma multa de R$ 15 milhões, em 2013. A Telecom ainda é dona da TIM, o que preocupou o Cade, que buscou a separação de participações para que a concorrência no setor fosse mantida.

A oferta da Telefónica pela GVT foi de 7,45 bilhões de euros, e como parte do pagamento, a Vivendi pôde escolher ficar com parte das ações da Telecom Italia, mas não poderá mantê-las, sendo obrigada a vendê-as e ficar apenas com o dinheiro.

O conselheiro do Cade, Márcio de Oliveira Junior, que foi o relator do processo, disse também que a Vivendi se comprometeu a reduzir a sua influência na Telefónica do Brasil, e não poderá compartilhar informações do grupo Telefónica ou do grupo Telecom.


2

Comentários

Cade aprova venda da GVT após Telefónica renunciar direitos políticos na Telecom Italia

Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais