LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anatel quer acabar com o corte de internet móvel em até duas semanas

15 de abril de 2015 40

Desde o começo deste ano as operadoras colocaram em prática sua nova política de acesso à internet móvel. Anteriormente, quando usávamos todo o pacote de dados do nosso plano de acesso, a conexão era limitada para 128Kb/s ou menos, onde ainda era possível continuar navegando e usando aplicativos de troca de mensagens como WhatsApp. Após tal mudança, a conexão passa a ser cortada completamente, tornando o seu smartphone menos “funcional”. Essa alteração gerou uma grande revolta entre os brasileiros e a Anatel vem prometendo que analisaria o caso.

Durante audiência da Comissão de Defesa do Consumidor da Cãmera dos Deputados, Marcelo Bechara, vice-presidente da Anatel, comentou que no máximo em duas semanas o problema relacionado ao corte indevido da internet móvel será solucionado. De acordo com ele, as operadoras passaram por um mal entendimento sobre o que abrange os direitos dos consumidores, tomando uma atitude errada ao simplesmente negar serviço sem oferecer soluções mais viáveis para os seus clientes. A medida de fazer o aviso por SMS foi totalmente ineficiente e só gerou mais confusão e revolta entre os consumidores.


“O foco era adotar um modelo de negócio similar ao que é oferecido em países de primeiro mundo, mas a forma como foi feita acabou saindo totalmente errada. Tanto o Ministério da Justiça quanto a Anatel estão envolvidos com as empresas para encontrar a melhor solução possível. Acreditamos quem em uma ou duas semanas já tenhamos entrado em um consenso que envolva novos planos e medidas que tragam benefícios para os brasileiros. O Procon também será envolvido em um debate de forma aberta para que sejam ouvidos ambos os lados na busca pela melhor solução.” – informou Bechara.

Os parlamentares da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados querem revogar a resolução da Anatel, caso o problema não seja solucionado logo.

“Essa mudança feita pelas operadoras tem como finalidade reverter os custos na perda de clientes de voz que estão usando aplicativos de mensagens para ligações. Voltar para a antiga modalidade de cobrança irá gerar prejuízo para as empresas. O que propomos é que, se as operadoras não revirem este posicionamento, nós derrubemos esta resolução da Anatel em Plenário.” explicou o deputado Marcos Rotta (PMDB-AM), um dos autores para a realização do encontro.

De acordo com Gisela Souza, presidente da Associação Brasileira dos Procons, a primeira posição no ranking de reclamações no site do Procon está relacionada ao corte na internet móvel. Isso mostra a grande insatisfação dos brasileiros com o serviço prestado. O Procon quer que a mudança na cobrança da internet móvel só possa ser aplicada nos contratos firmados após a instauração da ação. Essa sugestão faz total sentido, pois clientes antigos não podem ser obrigados a serem empurrados para um novo contrato de acesso à internet móvel.

Enquanto isso as operadoras Oi, Tim, Claro e Vivo defendem o direito de que empresas de telefonia podem sim interromper um serviço prestado, ainda mais quando tal possibilidade era informada no regulamento dos planos oferecidos. Por mais que nunca tenha sido usada em prática, a medida não vai contra os direitos dos consumidores. Isso só mostra que essa guerra ainda vai render alguns capítulos, mas vamos esperar o prazo dado pela Anatel para vermos se alguma mudança será feita.


40

Comentários

Anatel quer acabar com o corte de internet móvel em até duas semanas
  • a multa de 50 mil por dia é um presente para as operadoras que faturam 5
    milhões ao dia com pacotes avulsos... será que os juizes e advogados
    não sabem fazer contas? ou trabalham para as operadoras?

      • a multa de 50 mil por dia é um presente para as operadoras que faturam 5
        milhões ao dia com pacotes avulsos... será que os juizes e advogados
        não sabem fazer contas? ou trabalham para as operadoras?

          • Grande coisa a tim continua bloqueando a internet

              • Grande coisa a tim continua bloqueando

                  • Uso o vivo diaria de 0.99 ao dia e todos os dias eles vem com a mensagem dizendo diminuar a franquia para 32kbps sendo que não fica a essa velocidade a vivo corta a internet de dados e ficam so entre 4kbps as vezes 6kbps alem da vivo roubar os creditos eu mesmo ja reclamei diversas vezes sobre isso e a vivo sempre com mentiras que é o sistema que minha linha precisa atualizar e sempre problemas de redes e corte de internet alem de ser lenta pior do que lesma ainda não cumpre o contrato que diz que seria reduzia a vivo esta bloqueando para quem nao sabe isso é um erro espero que possam resolverem isso pois é um roubo voce so usar o whatsapp e pesquisa e bloquear a sua internet alem da vivo mentir sobre redes e sinal de internet 32kbps e te dar apenas 4kbps é uma vergonha a vivo minha denuncia esta ai espero que alguem veja isso e falem com a vivo o responsavel pela operadora.

                      • No meu TIM e Oi, não dá nem para acessar duas páginas na internet e a franquia já era. Um saco isso. Essas malditas operadoras brasileiras.

                          • Essas operdoras estão muito sem vergonha. Tomara que o Zap e o Skype melhorem seus serviços de telefonia e de preferência oferençam internet também, para acabar com essas operadoras filhas de uma pu*&¨%ta. Só tem é ppreço. Porque serviço que é bom, nada.

                              • outro problema é o preço do mb no brasil, 2,99 pra usar 50mb da vivo é muito caro, eu gasto isso só navegando sem baixar nem ver videos em umas 2 horas, se fosse mais mb ai tudo bem, a quantidade teria que ser justa com o preço cobrado, o que não acontece, mas entra outra questão que um empresário me falou em relação a outro assunto, mas que acho que cai como uma luva aqui, se essas empresas funcionavam e tinham lucro antes, no modelo antigo porque que vai mudar agora ? como elas duraram tanto tempo no modelo antigo de cobrança e não faliram ? nós brasileiros estamos todos fudidos com essas empresas, se não aparecerem leis justas pra nos proteger, estaremos todos lascados.

                                  • é um absurdo isso, além de cortar a internet, algumas operadoras tem a cara de pau de oferecer um pacote extra de internet para usar por uma semana ! Um pacote de 50 mb para usar uma semana, quer dizer, eles querem controlar o quanto você usa de internet, onde fica o slogan de internet "ilimitada" ! no caso ilimitada até que acabe seu pacote de dados !

                                      • é um absurdo isso, além de cortar a internet, algumas operadoras tem a cara de pau de oferecer um pacote extra de internet para usar por uma semana ! Um pacote de 50 mb para usar uma semana, quer dizer, eles querem controlar o quanto você usa de internet, onde fica o slogan de internet "ilimitada" ! no caso ilimitada até que acabe seu pacote de dados !

                                          • Erro de grafia heinnCãmera dos Deputados, não seria Camara ??

                                            • Se a qualidade da conexão tivesse efetivamente melhorado, até vá... mas a desculpa das operadoras para cortar o sinal não se provou verdadeira.
                                              Isso deixa claro que a rede não estava lenta e falhando por causa dos "pré-pagos de franquia estourada", e sim porque é ruim mesmo.

                                                • Para os planos Pré-Pagos até concordo, mas no meu caso que uso o controle é uma sacanagem. Pago caro no plano, e do nada até a rede 4G é cortada ficando apenas o H+ que é horrível e fica sem sinal direto. É muita ganacia, pelo menos com a redução eu podia usar o Whatsapp o mes todo sem problemas.

                                                    • Na cidade onde moro o 4G da Claro so funciona no centro da cidade, tem hora que aparece o (H+ ou H) mas não consegue navegar... primeiro ofereçam internet de qualidade, de primeiro mundo para depois querer cobrar igual.

                                                        • Eu penso que o bloqueio da internet não é algo ruim, mas mal feito. A ideia de desafogar a rede de clientes que teoricamente não estao pagando por ela (apos o termino da franquia, ja que o que voce paga é apenas a franquia contratada), e deixar apenas aqueles que estao de fato pagando (os clientes que estao dentro da franquia mas com pessimo serviço por conta da sobrecarga da rede) é algo justo. Não estou defendendo as operadoras, longe disso. O problema sao os preços abusivos somados a franquias ridiculamente baixas e que acabam antes da utilizaçao total dela (acontece muito isso) e de quebra uma rede precaria que mesmo com a diminuição no numero de acessos devido ao corte não consegue entregar um serviço de qualidade para os clientes que estao pagando por aquilo (leia-se, dentro da franquia).

                                                            • Não sei ao certo mas acredito que eles oferecem tal serviço da maneira do máximo (pode chegar até) e não do mínimo (pelo menos). Elas deixam você consultar a cobertura de cada e onde terá ou não certo tipo de sinal. Já falei para várias pessoas que o problema está no pré pago, se todos mudassem para o pós já estaríamos em outro patamar. Com o contrato do pós (e multa) a operadora já sabe quanto vai receber no mínimo do cliente pelos próximos meses (geralmente metade do tempo restante do contrato) e pode investir aquele valor pois terá retorno. Já no pré, nem com a grana do pacote de dados do dia seguinte ela pode contar. Tinha um plano pós da Oi que te garantia 2 GB mensais e outras regalias por apenas 60 reais mensais (não sei se ainda está vigente).

                                                              • espero que a anatel acabe com esse bloqueio de Internet de forma unilateral por parte das operadoras.

                                                                  • Bem feito essas operadoras de m/e/r/d/a cobram caro por um serviço péssimo kkkkkk se fuderam

                                                                      • Bem feito essas operadoras de m/e/r/d/a tem que se f...... mesmo cobbram caro por um péssimo (de)serviço!!

                                                                          • Eu to tranquilo meu tim beta tem 100 mb por 50 centavos, mas eu já baixei cerca de 300 mb para chegar a mensagem de redução, mas na verdade abaixa bem pouco a velocidade, ela não corta a net, se eu quiser ter a velocidade máxima eu compro outro pacote de 100mb mas não compro não a velocidade reduzida é excelente navego muito bem

                                                                            • Só uma pergunta: se eu não usar todos os dados do meu pacote contratado, eu vou poder ter de volta os valores referentes aos mesmos?! Acho justo a empresa corta assim que o plano atingir os dados contratados, assim como acho injusto as empresas não devolverem em valores os dados não utilizados!! Eu dificilmente utilizou os meus 1giga durante o mês, pois tenho wi-hi em casa e no trabalho, então vou requerer a devolução dos dados não utilizados em valores!

                                                                                • Na verdade é mais facil esses dados não utilizados serem acumulados para o mes seguinte do que ser devolvido em valores, se fosse para ter essa devolução eles cobrariam por cada MB gasto e não pelo pacote.

                                                                                  • Essa alteração gerou uma grande revolta entre os brasileiros e a Anatel vem prometendo que analisaria o caso.Como sempre digo essa Anatel é uma grande piada , e pior é apenas um fantoche escroto que não serve pra nada.

                                                                                      • Aqui onde moro n reclamo muito da qualidade do sinal o q reclamo é dos preços cobrados no Brasil por quantidades ínfimas de MB, vc paga 15 reais por 250MB que acabam em 1dia não vale a pena e se for p economizar p uma semana vc praticamente n vai usar. Eu uso uma média de 7GB por mês se fosse p pagar em pacotes q acabam super rápido daria uma pequena fortuna, minha salvação esta sendo o pacote diário da vivo de 0,99 que como ja falei no comentário anterior esta prestes a acabar!! Triste pela situação do Brasil.

                                                                                          • Se oferecessem uma estrutura boa e uma franquia a partir e 1GB por preços decentes ninguém iria reclamar

                                                                                              • Vou mudar p nextel então ja ta pegando o sinal aqui na minha região, to usando o pacote de 0,99 por dia da vivo, mas ja recebi a msg da vivo que a partir do dia 19/04 o acesso tbm será cortado p esse plano após atingir o limite de míseros 15MB, to desesperado ja kkk n vejo outra solução melhor q esse pacote diario e to sem querer por WiFi

                                                                                                  • Põe via rádio se tiver na sua região

                                                                                                      • Vou comprar um TIM beta pq não tem mais condições... Eu sei que não é legal, mas menos legal ainda é o que as operadoras tão fazendo conosco. Cortar a conexão sem trazer um pacote de dados decente é ridículo. Vou já requisitar aqui num grupo de Facebook. 50 reais.

                                                                                                          • Apesar de o fim beta não ser como antes ele ainda bate tranquilamente nos planos pre pago, e é apenas 50 centavos por dia demora acabar os 100 mb e quando acaba diminui muito pouco a velocidade, mesmo diminuído é mais rápido que a net da claro aqui em goiania

                                                                                                              • Tim beta tem franquia de 100mb? Tenho um beta e ele corta sempre aos 10mb. Esses 100mb são ao dia ou ao mes? De qualquer forma mesmo o meu cortando com 10mb eu não vou ligar para reclamar pois minha linha esta bugada, e não gasta crédito pra ligar pra tim e acessar internet euheauheauehueahuehauhaeuhe. Toda vez meu credito expira com cerca de 20 reais de saldo (de 3 em 3 meses coloco 28 reais so pra não cortar a net kkkkk).

                                                                                                                  • Sim 100 mb dia mas na real é bem mais e quando reduz ainda é excelente nem preciso pagar mais 50 centavos, antes mostrava a mensagem de 10 mb mas era bem mais de 100mb 62 81554446 se quiser te mostro os prints, vc pode usar para reclamar na tim

                                                                                                                      • Vou dar uma olhada no contador de dados do celular, e ver com quantos MB realmente eles estao cortando. Uma coisa que percebi é que eu posso baixar 1000 midias (fotos, videos e audios) pelo whatsapp e a velocidade nao reduz assim como visualizaçao de videos e fotos no face, mas basta assistir 2 ou 3 videos no youtube que chega essa msg maldita haha. Como falei, não foi reclamar pois minha linha nao gasta credito, entao teoricamente minha internet é de gratis!!! kkk Se for 10mb mesmo, são 10mb sem pagar 1 centavo. Fora as ligaçoes de tim pra tim que nao pago tb.

                                                                                                                          • Verdade dessa forma que está vc não pode reclamar, já aconteceu com um amigo meu eu avia vendido o meu g3 para ele e o chip dele da claro tava ilimitado o 4g dava constantemente acima de 40 mb ficou assim por quase um mês kk era louco demais baixava gigas em minutos.O g3 eu pequei de volta o amigo não deu conta de paga.fuiii boa noite

                                                                                                                • O maior problema não é o corte em si, é a qualidade, a Anatel deveria levar em consideração que o serviço, a qualidade é uma porcaria. Pois quando vou acessar o 3G da Claro, o sinal que é ruim na minha cidade por exemplo, acabo tendo uma conexão ruim, e o pior, cobra pelo serviço assim que ativa por exemplo, mas acabamos desistindo, pois esta ultra lenta.

                                                                                                                    • A Nextel não corta a internet e tem um bom 3G#PartiuNextel

                                                                                                                      Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                                                                                                                      TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                                                                                                                      TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais