LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Propaganda da Claro de WhatsApp, Facebook e Twitter grátis é suspensa pelo Conar

26 de junho de 2015 16


Na última semana a Claro anunciou uma promoção que estava voltando aos seus consumidores, eles poderão usar novamente o WhatsApp, Facebook e Twitter sem diminuir a franquia de dados. Porém, a companhia não está se expressando corretamente com a novidade, pelo menos isso é o que alguns consumidores, e a TIM, acreditam. Por isso o caso foi parar nos tribunais, e agora a operadora deve remover toda publicidade errada.

WhatsApp, Facebook e Twitter grátis dentro da franquia”, é isso que é a Claro está oferecendo na nova campanha. Só que a TIM a denunciou ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, o Conar, por oferecer algo grátis, que na realidade não é nada gratuito. Justamente por isso que o serviço da operadora acabou sendo suspendido na última segunda-feira, dia 22 de junho. De acordo com as acusações da operadora italiana, o maior problema dessa campanha é que a Claro está vendendo esta possibilidade como grátis, sendo que na realidade é necessário pagar para o consumidor ter acesso. A franquia de dados apenas não diminui ao utilizar o WhatsApp, Facebook e Twitter, mas o usuário precisa pagar o plano de dados (seja qual for, de qualquer tamanho ou custo) para começar a usar.

Normalmente os apelos ao Conar são realizados pelos próprios consumidores, porém, os concorrentes também podem fazer, apenas caso sejam filiados ao conselho. De acordo com O Globo, a única manifestação da Claro foi afirmando que ainda está analisando o processo, e que em breve irá esclarecer o necessário. Segundo a decisão do Conar, toda publicidade com o "grátis" deve ser removida do ar e dos locais onde estão.

Talvez a TIM tenha denunciado a Claro justamente por já ter passado por algo semelhante, a companhia oferecia o uso do WhatsApp “gratuitamente”. Ambas acabaram violando as leis de neutralidade da rede que foram decididas no Marco Civil.


16

Comentários

Propaganda da Claro de WhatsApp, Facebook e Twitter grátis é suspensa pelo Conar
  • Na segunda parte, ele quis dizer que a franquia de dados não é afetada com a utilização do WhatsApp, FB e Twitter, por isso que disse "a franquia de dados apenas não diminui ao utilizar..."; se alterar como você disse, o sentido muda completamente e entende-se que além de a franquia diminui com a utilização dos apps, o usuário ainda precisa parar para começar a usar.

      • Concordo com a decisão do Conar. Propaganda enganosa tem que ser retirada.

          • O conar devia olhar todas as empresas. Porq tem muita empresa q diz q e ilimitada e sai cortando a internet sem aviso.

              • Mas isso já estava nas letras miúdas, não? O consumidor deve ler o contrato e suas condições antes de contratar o serviço, não? Conar já foi sério, proibir propaganda de bebida alcoólica em horário que a faixa etária não pode consumir o produto que é bom, não faz nada.

                  • Defender a operadora de celular?? E propaganda enganosa é crime, independente das letras miúdas.

                      • Hipoteticamente. Não precisei pagar pela mensalidade do colégio particular, logo o serviço era cedido para mim gratuitamente, mas isso não me deixava livre de pagar a taxa de matrícula. É o mesmo caso, não é propaganda enganosa já que estava tudo explicado no contrato.

                        • "Letras miúdas" sempre foram um artifício imoral porém hoje também ilegal, existe lei proibindo as tais letras miúdas em contratos.

                            • Contrato no caso papel físico, no anúncio de televisão é permitido. "Mas é muito rápido, não dá para ler...", minha TV é da década passada e tem a função de congelar a imagem. Se a TV não tem tal função, o jeito é procurar um vendedor autorizado ou achar no site oficial para ler antes de contratar o serviço. Acredito que até ligando na operadora se obtém as informações. É deveras burrice da pessoa contratar um serviço sem saber das cláusulas do contrato.

                              • Mas nos comerciais de TV, é impossível ler as letras miúdas, tendo em vista o pouco tempo do anúncio. Essas propagandas deveriam ser mais claras para que o consumidor saiba o que realmente está contratando.

                                  • Como se todo mundo pudesse colocar uma propaganda de pelo menos 3 minutos para explicar tudo, o canal de TV achasse isso viável e o consumidor tivesse paciência para assistir ele por inteiro antes de mudar de canal.

                                  • De graça só injeção na testa.

                                      • Quantos erros de português...

                                        Erro 1

                                        Na frase: "Justamente por isso que o serviço da operadora acabou sendo suspendido na última segunda-feira, dia 22 de junho."

                                        O correto seria: Justamente por isso que o serviço da operadora acabou sendo suspenso na última segunda-feira, dia 22 de junho.

                                        Erro 2

                                        Na frase: A franquia de dados apenas não diminui ao utilizar o WhatsApp,Facebook e Twitter, mas o usuário precisa pagar para começar a usar.

                                        O correto seria: A franquia de dados não apenas diminui ao utilizar o WhatsApp,Facebook e Twitter, mas o usuário precisa pagar para começar a usar.

                                          • Na segunda parte, ele quis dizer que a franquia de dados não é afetada com a utilização do WhatsApp, FB e Twitter, por isso que disse "a franquia de dados apenas (sentido de "simplesmente") não diminui ao utilizar..."; se alterarmos como você disse, o sentido muda completamente e entende-se que além de a franquia diminuir com a utilização dos apps, o usuário ainda precisa pagar para começar a usar.

                                              • Vai a merda cara chato se ta vendo erro comunique alquem do site por mensagem,quer dar aula de português vai para algum site de educação cara chato

                                              Para aliviar a falta do WhatsApp, TIM remove custo de envio de SMS

                                              Limite de banda larga: saiba o que NET, Tim, Vivo e Oi oferecem para clientes no Brasil

                                              MWC 2016: toda a feira em quase 10 minutos e consideração final

                                              São Paulo recebe ônibus com internet 4G. Testamos e o resultado foi ótimo