LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Viver é a melhor conexão? Vivo sofre boicote e isolamento no mercado de banda larga fixa

15 de abril de 2016 39

A decisão de impor um limite de dados na banda larga fixa, anunciada pela Vivo e programada para começar em 2017, não caiu nada bem para os internautas. A empresa, que recentemente lançou uma nova campanha publicitária com o lema "Viver é a melhor conexão", está recebendo críticas e boicotes na rede, com campanha para descurtir o vídeo no YouTube, que teve cerca de 125 mil visualizações, 1300 'gostei' e 30 mil 'não gostei'. Enquanto isso, no mercado, a empresa sofre uma espécie de isolamento das concorrentes, que garantem não pensar em impor limite de download aos clientes - ao menos por enquanto.

Em uma reportagem realizada pelo portal UOL, apenas a Vivo confirmou a cláusula no contrato com limite de dados para os novos clientes, confirmando o inforgráfico publicado por TudoCelular com os limites de franquia de cada operadora - incluindo a Algar - de acordo com o pacote de velocidade. Oi e NET dizem que vão manter a conexão do usuário mesmo que ultrapassem algum limite estipulado, realizando apenas um corte de velocidade em alguns casos. A Tim é a única que não fala em limitação nem mesmo em contrato.

Poder limitado

A Oi até inclui franquia de dados em contrato. Mas, segundo a empresa, não há redução ou interrupção a nenhum cliente que extrapole o limite no momento. "O serviço possui um limite de consumo de dados mensal, proporcional à velocidade contratada e informado no regulamento da oferta", disse um representante ao UOL. O acesso ilimitado é apontado como promocional no contrato, e a empresa garante que avisará o consumidor com 30 dias de antecedência caso resolva passar a impor o limite.

O contrato da NET, que possui participação da Claro, também prevê limite de dados, mas há previsão apenas de corte de velocidade ao cliente que gastar toda a franquia. A empresa diz que só realiza redução em casos extremos, e que avisa ao consumidor por email que o limite está próximo de ser ultrapassado. A NET também diz não pensar em começar a cortar a internet dos assinantes e nem mesmo em ampliar o corte de velocidade no momento.

A única que diz manter a internet fixa livre de franquia de dados é a Tim. Os planos de internet fixa oferecidos pela operadora vão de 35 Mega a 1 Giga de velocidade. Segundo a empresa, não há sequer previsão de adotar planos com franquia mensal de dados, mantendo um uso ilimitado pelo consumidor.

Campanha da Vivo causa ira dos internautas

A nova campanha da Vivo usa termos cotidianos da vida conectada, como "fazer um download", "compartilhar arquivos", "solicitar amizade", entre outros. Nos comentários, entre xingamentos, palavrões, acusações de cartel, internautas fazem paródias como "Vivo é viver limitadamente", ou piadas sobre a impossibilidade de avaliar o vídeo por ter acabado o pacote de dados.

No entanto, como a internet é cheia de gente altamente criativa e inteligente, um internauta preferiu fazer uma releitura da campanha. No vídeo "Vivo - Viver é a melhor conexão... interrompida", a propaganda não dura nem 20 segundos. Uma mensagem avisa que o pacote de dados acabou e que um novo deve ser adquirido - ou deve-se aguardar até o mês que vem.

Inteligentemente, Samuel Gumarães, o autor da releitura, fez o corte exatamente na parte do vídeo que fala em download. A internet inicialmente sofre perda de velocidade, até que, por fim, a conexão é cortada.


39

Comentários

Viver é a melhor conexão? Vivo sofre boicote e isolamento no mercado de banda larga fixa
  • Quero saber até quando o consumidor brasileiro vai ficar refém dessas empresas inescrupulosas querendo impor limites de franquia na internet fixa. Coisa que mais de 95% da população repudia isso. E já teve inúmeras pesquisas que confirmavam que a poluição não aceita a franquia. Até mesmo o Governo fez. Mas até agora, o governo não se pronuncia a respeito dessa inescrupulosidade imensa dessas empresas escrotas de telecomunicações. Até quando vamos aceitar isso e os órgãos regulamentares nada fazem.

      • eu estou quase a 3 anos tendo transtornos com a empresa vivo e assim entrei com um processo de pequenas causas ja esta fazendo 9 meses que o processo esta em andamento. Recebi uma carta de defesa de uma empresa de advogacia contratada pela vivo e estes alegaram que estou inventado alegações e querem reversão da causa. E um descaso com todo brasileiro uma empresa imensa que detém o monopolio de tudo e preste serviço de má qualidade devemos nos unir para garantir nossos direitos.

          • Infelizmente, nós brasileiros, não somos unidos. E quase nunca procuramos os nossos direitos. Apesar que essa última parte é fácil de entender. A pró pros justiça brasileira é corrupta e seletista, infelizmente, para a infelicidade de todo um povo, uma nação.

            • Infelizmente muitas pessoas não BOICOTAM a VIVO por que em certos lugares só tem ela de opção, e as vezes muitos são obrigados a usar esse LIXO de serviço, ai ela acabar se aproveitando do Consumidor...

                • NÃO VAI TER VIVO!

                  • Ainda existem pessoas lezadas a usar vivo kkkkk, que pena.

                      • Assim como vamos tirar os corruPTos do poder, devemos exigir lei que garanta serviço realmente ilimitado. #BoicoteVivo

                          • uso OI VELOX não é a maravilha do mundo mas pra mim funciona bem, eu acho é graça pra usuários da GVT que quando chegou aqui quem a usava dizia ser a sétima maravilha e detonavam a OI velox agora sendo da VIVO LIMITADA essa maravilha ao meu ver exagerada com desdem da oi não tem mais nenhum fundamento.

                              • Anos atras eu usava velox de 300k, por um preço absurdo, fora que ela cobrava provedor. Era isso ou radio, fora a discada. A Velox detinha um monopolio dsl, fazia o que desse na telha para sugar o consumidor. Quando a GVT chegou aqui, faz tempo, oferecendo 10mb pelo mesmo preço que a oi cobrava pelo os seus 300k, e sem provedor. A GVT arrasou a velox muito rapidamente a medida que ela ia se expandindo. É uma putaria o que a vivo pretende fazer, e não só ela, e voce sabe,a Oi nem infraestruturada tem para oferecer mais de 15mb na minha cidade. A Oi continua a mesma merda de sempre.

                              • Bem feito, tomara que alem do deslike parem de assinar essa desgraça

                                  • Eu acho é pouco, por mim ia a falência, bando de canalhas mercenários!

                                      • Quero mais que a Vivo se exploda. A Tim que sempre foi mal vista hoje é a única que (ainda) está do lado do usuário contra o limite de banda larga fixa. E a coisa ainda vai piorar porque boa parte dos clientes que eram da GVT jamais vão aceitar ficar sendo atendidos pela Vivo. Como diz um amigo do trabalho: "Quero mais é ver o circo pegar fogo e o palhaço morrer queimado!" kkkkkkkkkkkkk

                                          • Nunca gostei da VIVO,ai ela me vem com essa ? Ai não da né :/

                                              • Propaganda idiota da Vivo, coloca limite e ai cria uma propaganda, sabendo ela que vídeos consome muitos dados... Coitada, mas isso é ótimo, pelo menos mostra que o povo esta acordando, não é mexxmo.

                                                  • A saúde, educação e segurança pode estar uma m... Mas se mexer na Internet a mobilização é forte kkkkkkkkkkkkk

                                                      • Concordo em termos, mas as pessoas hoje estão melhor informadas, e até marcando passeatas graças a internet.

                                                          • Acho que passeatas estão se tornando obsoletas. Muito melhor tentar reunir pessoas pelas midias sociais e promover algum tipo de boicote conjunto como um tal boicote que estão querendo fazer em 01/01/2017. Um grupo do face quer promover um "cancelaço" a partir dessa data. Se nós brasileiros descobrirmos que boicotar produtos ou serviços dá mais efeito que passeatas, as empresas que praticarem abusos estarão em sérios riscos. A internet trouxe uma maior coscientização mesmo.

                                                              • Concordo, a Internet tem um incrível potencial para sua plena utilização na democracia. Existe espaço até para uma maior participação do povo utilizando ferramentas na Internet para democracia líquida (quem não conhece pesquise, é muito legal o conceito e pode funcionar, problema são os atuais políticos deixarem).

                                                                A internet pode e deve ser usada pra maior participação da população nas decisões do país, de uma maneira ainda muito básica isso já acontece, mas deveria ser muito mais e vou mais longe, deveríamos poder usar a Internet inclusive pra votar projetos e destinos do país no lugar dos descartáveis deputados e vereadores.

                                                                  • "Descartáveis" seria um termo correto certo se vivêssemos uma real democracia, onde "Todo Poder emana do Povo..." como nos diz a Constituição Federal em seu Artigo Primeiro, parágrafo único. Mas, já que vivemos em algo chamado "Ditadura Disfarçada", eles são o poder.

                                                                      • Algo legal que a internet permite fazer s?o os sites/servi?os de peti??o online como o avaaz. Isso ? um bom exemplo de exerc?cio da democracia. Estamos engatinhando nesse sentido e acho que muito pode ser extraido dessa nova forma de participa??o popular. Conforme voc? disse, o problema s?o os pol?ticos corruptos descobrirem que isso faz muito mal a eles.

                                                                • Se a oi limitar a velocidade da velox vai parar de vez porque já é uma verdadeira carroça aqui onde eu moro. Se pudesse mudava pra Live Tim mas aqui do tem oi.

                                                                  • Da LIKE gente geral lá, e da DesLike no Video Offical deles....

                                                                      • Na região onde eu moro a Vivo é um fracasso, ninguém usa e ninguém quer, aqui o boicote é automático

                                                                          • EMPRESA LIXOSA

                                                                              • Nunca usei e nunca vou usar essa merda da VIVO

                                                                                • Na hora que eu vi esse comercial ela explicou tudo o que NÃO vamos mais poder fazer... Vivo filha da.....

                                                                                    • A Vivo é uma merda em tudo. Duas vezes aconteceu comigo de usar a internet de R$1/dia e quando fui usar, além de não carregar a internet, apareceu no mesmo momento uma mensagem dizendo que eu havia gastado toda a franquia do dia, ou seja, que eu gastei 30mb em 1 minuto e que eu não tinha mais acesso.

                                                                                      • Bem criado, é desse jeito que vamos ficar com essa "ideia" da VIVO, se acabar o plano, não poderá mais trabalhar, não poderá mais se divertir, ler noticias, ver videos, conversar com video...

                                                                                          • Eu não uso Vivo mesmo. Uso uma tal de PopNet que distribui internet usando links da GVT...
                                                                                            Oh, nãooooo! A GVT é da vivo agora..

                                                                                              • Mesmo que use links da GVT, por serem dedicados, a "sub-operadora" é quem determina se vai ou não existir franquia. A vivo não pode limitar uso de dados em conexões dedicadas.

                                                                                                • É isso aí vamos boicotar essas operadoras vampirescas

                                                                                                    Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                                                                                                    TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                                                                                                    TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais