LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Procon Fortaleza multará operadoras que aplicarem limite de conexão em internet fixa

15 de abril de 2016 12

A polêmica envolvendo o corte da internet fixa após franquia mensal é o assunto que vem tomando a internet nos últimos dias. A primeira a iniciar o limite de consumo em redes domésticas foi a Vivo anunciando seus novos planos em fevereiro. A mudança começou a alimentar uma certa revolta nos consumidores que criaram até um abaixo-assinado para evitar a prática de franquias na internet fixa.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não se manifestou contra esta medida e até informou que previa que uma prática de limite de consumo fosse adotada também na internet fixa desde 2014. Mas a briga não está perdida, o Proteste deixou claro que está do lado do consumidor e que lutará para que os direitos dos brasileiros de terem uma internet livre continue. Agora é a vez do Procon também tomar partido e bater de frente contra esta mudança e exigir que Anatel também faça sua parte.

Após controlarem internet móvel, operadoras querem fazer o mesmo com internet fixa

O Procon de Fortaleza enviou nesta sexta-feira (15) recomendações às operadoras que atuam na capital cearense impedindo que a prática de corte na conexão seja praticada. O órgão compreende que esse tipo de mudança na forma de cobrança fere diretamente o Código de Defesa do Consumidor (CDC), e o Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014). Caso descumpram a recomendação do Procon Fortaleza, as empresas poderão sofrer penalidades administrativas, que vão desde multas de até R$ 11 milhões à suspensão dos serviços.

Voltamos ao mesmo problema ocorrido quando as operadoras decidiram iniciar o controle de acesso a dados no celular. “As empresas de telecomunicações estão seguindo na contramão do Marco Civil da Internet, que trouxe benefícios aos consumidores. Essa mudança representa uma alteração de contrato de forma unilateral, ou seja, sem consulta e nem aprovação por parte do consumidor, o que é proibido de acordo com o CDC”, comentou Cláudia Santos, diretora do Procon Fortaleza.

O comunicado também foi enviado à Anatel no sentido de informação a agência, que inclusive recebeu um ultimato do Ministério das Comunicações, para que fique do lado do consumidor nessa queda de braço contra as operadoras.

Reclame por seus direitos

O Procon de Fortaleza defende que os usuários que se sentirem prejudicados pela redução da velocidade de internet devem registrar uma reclamação no site do órgão. Deficientes visuais também pode abrir uma reclamação ou denunciar pela nova ferramenta "Procon Acessibilidade". Mais informações pela Central de Atendimento ao Consumidor, 151. Internautas de outros estados devem tomar a mesma atitude com seus respectivos órgãos locais, relatando qualquer reclamação ao perceberem mudanças indevidas em seu plano de acesso à internet.


12

Comentários

Procon Fortaleza multará operadoras que aplicarem limite de conexão em internet fixa
  • Governo brasileiro é mesmo burro, assim como as grandes empresas que usam conexão....

      • As Operadoras fazem de tudo para complicar a vida dos clientes porque aqui nesse nosso Brasil da Propinagem Geral está instalada a cultura de que os brasileiros aceitam tudo quietinhos sem reclamar, por educação ou por pura burrice mesmo. Mas parece que os "burros" estão ficando cansados de tantas asneiras dessas empresas multinacionais que encontraram aqui terreno farto para achacarem o consumidor. Aguardemos os próximos episódios dessa novela infame.

          • .................................................. ...............

              • Você não prestou a devida atenção no ponto em questão: nossos problemas com a ANATEL e suas Operadoras de Telefonia Fixa e Móvel não diz respeito à honestidade em si, mas sim, é a falta de respeito com o consumidor brasileiro, seja ele honesto ou não, que paga pelo serviço prometido e que na maioria das vezes não condiz com o custo arcado pelo consumidor local. Exigir honestidade de todos é uma verdadeira utopia, mas um tratamento justo no pós venda (de qualquer produto ou serviço) angaria simpatia do consumidor e felicidade geral para todos, afinal de contas o que está envolvido é o suado dinheirinho do cliente e não apenas uma questão de pura honestidade que por sinal ajuda e muito numa saudável relação comercial.

            • AMÉM FORTALEZA TE AMO!

                • Que todos os Procon's e orgãos de defesa do consumidor façam o mesmo!

                    • Das que uns dias o jeito vai ser plantar batatas.

                        • Que o procon do Rio Grande do Sul faça o mesmo!

                            • Procons do Brasil, vamos seguir o de Fortaleza.. precisamos nos unir para que não haja corte nem diminuição da velocidade

                                • Que pisão nessas desgraçadasssssss

                                    Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                                    TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                                    TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais