LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anatel diz que debateu limitação da banda larga fixa com a sociedade; ninguém foi contra

11 de maio de 2016 36

A Anatel diz que já abriu debate público para discutir sobre a franquia de internet. Em 2013. E, de acordo com Elisa Leonel, superintendente de relações com consumidores da agência, ninguém foi contra. Mas ela admite que é hora de reabrir o debate, chamar empresas e consumidores para expor seus argumentos novamente e, só então, decidir se será este o modelo a ser adotado no país, ou se as empresas terão que oferecer a banda larga fixa sem limite de dados.

O assunto tem dado o que falar. Começou com um anúncio da Vivo de que passaria a cortar a conexão da internet fixa de usuários que passassem a franquia. A Anatel inicialmente disse que isso seria tendência, mas recuou, especialmente depois da polêmica sobre os jogos online. Depois, suspendeu a limitação por tempo indeterminado.

A superintendente de relações com consumidores da Anatel participou do XII Congresso Brasileiro de Direito do Consumidor, onde chegou a falar brevemente sobre o limite de dados na banda larga fixa. Segundo ela, a agência realizou uma audiência pública sobre o assunto em 2013. "Na época do debate, recebemos 30 contribuições e nenhuma previa negar a franquia. O fato é que o debate foi aberto para a sociedade e foi o que a Anatel ouviu da sociedade", garantiu.

Elisa Leonel (Foto: Roberto Navarro/Alesp)

No entanto, ela admite que o momento é de voltar a ouvir a sociedade. "Ocorre que, desde 2013, muita coisa mudou no setor de telecomunicações. A banda larga tem muito mais impacto na vida dos consumidores", observou ela, em entrevista à revista Consumidor Moderno. "O conselho diretor está decidindo sobre reabrir a discussão sobre o modelo de franquias e a prestação da banda larga fixa", garantiu Leonel, que falou também nas questões técnicas que terão que ser trazidas ao debate, informações novas que não foram levadas ao debate três anos atrás.

Temos uma série de questões técnicas a avaliar. Há informações que as empresas vão ter que trazer para a mesa, que nem mesmo a Anatel tem hoje e que incluem questões econômicas e também a questão do modelo de prestação de serviço de uma maneira geral. (Tem que avaliar) O impacto da rede, principalmente quanto ao uso. Elas (empresas) estão alegando que poucos consumidores consomem muito da rede e geram uma necessidade de investimento muito grande. Elas têm que apresentar esses números, além da dimensão técnica e econômica, para, enfim, a Anatel avaliar e discutir com a sociedade.

Por fim, Leonel defende que empresas como a Netflix também sejam convidadas ao debate. E garante que, seja qual for o modelo a ser adotado no Brasil, a Anatel deve sempre proteger o consumidor. "O tempo vai dizer qual o modelo de banda larga que o setor empresarial e a regulação vão possibilitar. Mas o nosso olhar de agência reguladora sempre vai ser para proteger o consumidor, seja qual modelo sobreviva", analisou ela.

No que está mais do que certa. No entanto, só o tempo poderá nos dizer se esta é também a posição da agência, ou mesmo se este é apenas o discurso. O importante é ficar de olho na audiência pública e, se possível, tentar participar. Nós do TudoCelular certamente estaremos lá para observar e, se necessário, dar nosso testemunho como cidadãos.

E você, leitor, o que acha? A Anatel vai olhar para o consumidor primeiro ou, na hora do vamos ver, vai ceder para as empresas? Deixa o seu comentário e vamos debater.


36

Comentários

Anatel diz que debateu limitação da banda larga fixa com a sociedade; ninguém foi contra
  • A sociedade dos executivos da Vivo

      • Estão vendendo 25 mega e não são capazes de entregar essa velocidade.Por isso que dá problema. Que passem a vender 1 mega de novo. Alias não garantem nem 50% disso. Qual a solução das abominações??? Limitar a internet de quem usa 100% de sua caríssima conexão.

          • se as empresas limitarem o acesso a internet fixa com franquia de dados vão perde clientes pois se isso acontecer ter internet fixa em casa ficara inviavel e as operadoras vão quebrar por causa dessa pratica se isso realmente acontecer cancelarei todos os serviços que tenho

              • E qual foi o resultado dessa conversa com a "sociedade"?

                  • A sra. Elisa Leonel é uma comediante, né?! Desde quando 30 pessoas representam a sociedade? Será que a contribuição de 30 pessoas, que nem sabemos quem são, é mais contundente e representativa que a manifestação maioria esmagadora dos consumidores internautas nos últimos dias? Essas audiências públicas na surdina são formas de legalizar ilegalidades contra o povo. Anatel não nos representa!

                      • ...por outro lado, sabemos que o brasileiro não é lá muito fã de IR ATRÁS dessas coisas. O povo ficou puto agora porque a coisa foi propaganda pela mídia e se tornou viral. Mas se isso não tivesse acontecido, teria passado batido de novo.

                        • Não só esse tal de Ninguém, como também toda a população do brasil. Esse Ninguém está com o povo!!!

                            • Essa daí voltou de Marte hj foi????
                              Ninguém foi contra? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklkkkkkkkkkkkkokookkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                                • Anatel: Piada do Ano.

                                    • E quando isso foi divulgado? Esse debate aberto foi realizado na surdina e com muita, altas doses de propina!!!! Tanto que quando valeu houveram manifestações e muitas. Só que agora mexe até com quem não possui smartphone, que é a internet fixa. Em fim não vou ficar aqui falando o que esses energumenos já deveriam saber. sabem mas fazem igual ao AGU defendendo o indefensável.

                                      • O mais engraçado é que, o que houve de reclamações contra o cancelamento da internet móvel quando passou a valer, foi incrível. Teve até várias ações judiciais contra esse cancelamento na internet móvel. Aí vem essa mentirosa de uma figa se fazer de santa, sendo que ela come propina sim, e diz que ninguém reclamou. Conta outra, sua safada Anatel. Já passou da hora de vcs não existirem mais e se fundir com o Ministério das Comunicações. Afinal, pra que um órgão regulamentador se não regulamenta nada? E só para esclarecer: Regulamentador, pois a função principal é defender os interesses do povo e dos consumidores. Porque se não, as empresas fazem o que querem. Por isso precisa-se de órgão regulamentador. Mas essa maldita mercenaria não faz nada em prol dos consumidores. Portanto, não deve mais existir, pois só faz o que essas operadoras querem fazer e a Anatel assina embaixo. Nunca vi a Anatel se mexer para resolver alguma coisa? Nunca. A internet fixa e móvel nunca ficaram na velocidade contratada. Os preços só aumentam cada vez mais, os serviços de atendimento são porcos e a Anatel nada faz. Então, pra que ele existe? Só para pegar propina mesmo. E o consumidor que se lasque. Brasil de merda da porra. Anatel e nada é a mesma coisa.

                                          • Kkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkk corri pra ler os comentários nem vou ler a matéria

                                              • Debateram com quem com os Iluminates?

                                                • Que sociedade?

                                                  • Essa mentirosa dos infernos. Chega! A gente não pode admitir mais isso contra o consumidor brasileiro. E os preços só aumentam cada vez mais.

                                                      • Mentira que eu nem tinha 18 anos! Como que eu ia debater, seu fdp!!!

                                                          • Até quando essa bandida mercenaria vai mentir? Nunca soube que havia debate sobre essa sacanagem com o consumidor brasileiro. E até onde eu sei, todos reclamaram da franquia no móvel. Houve inclusive ações judiciais contra a franquia e o cancelamento da internet no móvel. Aí vem essa desgraçada e diz que ninguém foi contra. Sendo que não houve debate nenhum. E ainda por cima, sabendo que houve uma enxurrada de reclamações quando começou a cancelar a internet móvel nos Smarts. Maldita Anatel ou melhor, Anacartel. O governo precisa tomar a rédeas logo, antes que seja tarde demais. Abaixo a Anatel já. Eles não fazem nada para o consumidor brasileiro. Nada mesmo. Pelo contrário, o que ela puder fazer para ferrar com os brasileiros, ela fará. Nunca vi nada de bom vindo dessa maldita Anatel. Nunca mesmo.

                                                              • Ué? Alguém aqui lembra se a imprensa na época ecoou esse tal debate?

                                                                • Elisa Leonel gatinha.

                                                                  • A bandidagem parou aí.

                                                                      • "Elas (empresas) estão alegando que poucos consumidores consomem muito da rede e geram uma necessidade de investimento muito grande." ENTÃO PRA QUÊ LIMITAR A FRANQUIA DE REDE ?????????????????????????????????????????????????? ?????????????????????????????????????????????????? ????????

                                                                          • a vivo msm disse que so vai oferecer a franquia maxima de 130GB e ainda deve custar um rim tal franquia

                                                                            • É sacanagem impor limite a internet, se ainda as operadoras oferecessem planos com franquia justa, tipo uma franquia de 20GB n poderia custar mais que 50 reais, no tempo que a net diaria da vivo bugava eu compartilhava a net do meu cell para o note alguns amigos e baixava jogos e assistia uma boa quantidade de videos no cell ou no note e consumia cerca de 20GB por mês, mas para quem assiste muito netflix, joga online ou donos de canais de youtube que precisam fazer uploads direto de videos grandes essa quantidade não da pra nada

                                                                              • Bem o certo era ela olhar para o consumidor , mais infelizmente tao concentrados nas verdinhas espero que achem uma solução Boa e viável para nós consumidores.pegava essa Elisa Leonel.

                                                                                  • Não existe uma solução boa e viável para o consumidor brasileiro. O que existe aqui é: Lasque-se, pague o que eu quero, e faço o serviço que eu quero, mesmo que seja incompleto e porco. Ou então, saia e vá catar coquinho. É mesmo assim aqui. E ninguém vai fazer nada. Muito menos essa bandida dessa Anatel. Chega! A gente não pode mais aceitar essas coisas assim. Temos que mostrar para eles que podemos por limites nos desmandos deles. Juntos, venceremos.

                                                                                    Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                                                                                    TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                                                                                    TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais