11 Julho 2017
O Bluetooth foi uma das tecnologias mais importantes no passado. Na época, sua principal função era permitir que uma pessoa enviasse qualquer documento ou música para outra. O tempo passou, e o Bluetooth recebeu diversas melhorias e passou a ter como principal recurso a conexão entre um smartphone e um smartwatch ou fone de ouvido sem fio, por exemplo. Agora, a famosa tecnologia recebe mais uma atualização e dessa vez o foco está na Internet das Coisas.
O nome responsável pela tecnologia, o Bluetooth Special Group (SIG), anunciou que essa nova versão será chamada de Bluetooth 5 e começará a ser disponibilizada a partir do final de 2016. As principais melhorias ficam por conta do aumento do alcance, velocidade e realizar transmissão de mensagens. Dessa forma, é possível garantir melhor desempenho na Internet das Coisas e sua utilização em casas conectadas, por exemplo.
Em termos técnicos, o Bluetooth 5 vai quadruplicar o alcance e dobrar a velocidade em conexões de baixa energia, resultando no aumento de 800% de capacidade de transmissões de dados. Dessa forma, as conexões em grande distância e que possuam obstáculos como paredes serão melhoradas.
Abaixo a fala de Mark Powell, diretor executivo do Bluetooth SIG sobre o Bluetooth 5.
O Bluetooth 5 vai transformar o jeito que pessoas utilizam a Internet das Coisas, fazendo com que aconteça de forma mais simples e sem problemas ao redor delas
Com a previsão de disponibilidade a partir apenas do final de 2016, é possível que só veremos algum aparelho utilizando o Bluetooth 5 durante a CES 2017, que acontecerá a partir do dia 5 de janeiro, em Las Vegas.
Comentários