LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Conversor de TV Digital poderá ser usado como desconto na compra de novo televisor; entenda

21 de setembro de 2016 4

A novela envolvendo a implantação da TV Digital no país parece não ter fim o mais novo capítulo desta história envolve o governo brasileiro, as fabricantes de televisores e, claro, os consumidores. De acordo com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, o Ginga, software brasileiro que permite interatividade, será usado como crédito na compra de aparelho de televisão novo:

Se a indústria quiser, o conversor poderá ser utilizado como entrada na compra de um aparelho novo. Vale como moeda de troca e o governo recompra”.

Para você que não está muito por dentro da polêmica, o Ginga era uma grande promessa na expansão do sinal digital pelo país, porém, na prática, acabou não vingando e teve seu fim decretado. Para que a interatividade aconteça, é necessário que o usuário tenha conexão com a internet, ou então apenas se torna um mero receptor de informações. Em virtude disso, muitas famílias de baixa-renda, principalmente as beneficiárias do bolsa-família, acabavam não podendo usufruir dessa tecnologia.

Para contornar a situação, o governo brasileiro adquiriu cerca de 14 milhões de conversores, mas com a chegada da SmartTVs, por exemplo, o aparelho acabou se tornando obsoleto e travando uma batalha com as fabricantes, já que para se beneficiarem dos incentivos fiscais da Lei da Informática as mesmas são obrigadas a incluir o middleware de interatividade em 90% dos aparelhos de TV produzidos nacionalmente. Pensando em uma solução, o governo apresentou essa contraproposta e ainda afirmou que isso não trará mais custos adicionais:

É uma solução de custo zero para os envolvidos. São 12 milhões de beneficiários [do conversor]. Compramos 6 milhões de conversores, que recolhidos podem ser redistribuídos. O preço será aquele pago pela EAD”, revelou o ministro.

E você, leitor, o que acha de toda essa história? Aproveite e comente se conhece ou já viu alguém utilizando o Ginga.


4

Comentários

Conversor de TV Digital poderá ser usado como desconto na compra de novo televisor; entenda

Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais