LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Adeus, Dual-SIM! Brasileiros seguem abandonando o uso de múltiplos chips no celular

12 de dezembro de 2016 47

A tecnologia de múltiplos chips chegou como uma excelente saída para aqueles que dependem de vários aparelhos para finalidades distintas. Existe uma gama de aparelhos que trazem este conceito, contudo, de acordo com os dados liberados esta semana pela Anatel, este paradigma parece estar seguindo para o lado oposto desta vez.

Cada vez mais os brasileiros perdem predileção pelo uso de vários chips no celular, e o que antes era algo quase onipresente, atualmente é raridade em nosso país. A Anatel salienta que o motivo para essa mudança de hábito repentina, é devido à diminuição de preços para chamadas entre operadoras distintas, que evita que o consumidor alterne entre linhas em seu respectivo dispositivo.

Rafael Zanatta, pesquisador em telecomunicações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, também explicou que este detalhe reduziu significativamente o uso de vários chips pelos consumidores.

Levando em consideração os preços relativamente menores nas ligações para operadoras diferentes, os clientes perceberam que poderiam perfeitamente ter um chip apenas.

Perdendo espaço no mercado?

Os últimos números são condizentes com as publicações prévias, que apontam que quase 10% dos chips foram desligados neste ano, chegado ao mês de outubro com 247,4 milhões de celulares em serviço.

Vale ressaltar que as linhas pré-pagas foram as que sofreram a maior queda, perdendo uma considerável fatia para os planos pós-pagos, que com base em notas dos especialistas, o serviço continuará ganhando predileção em nosso país. Além disso, outro fato que sem dúvida também compactuou com esta queda, foi o crescimento de aplicativos mensageiros, visto que as pessoas preferem apenas uma linha com um pacote de dados ideal.

As pessoas estão escrevendo mais do que falando, preferem aplicações como o WhatsApp e Telegram, pois são ferramentas práticas e permitem uma comunicação mais fluida e dinâmica.

Conclui Zanatta.

Em um último fator, mas não menos importante, o crescimento dos impostos sobre o setor de telecomunicação em alguns estados brasileiros também levaram muitos consumidores a abrir mão de linhas distintas, em prol de evitar gastos excessivos.


47

Comentários

Adeus, Dual-SIM! Brasileiros seguem abandonando o uso de múltiplos chips no celular

Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais