LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qual será? T-Mobile usa smartphone não lançado para atingir quase 1Gbps em teste de velocidade 4G

30 de dezembro de 2016 34

Enquanto aqui no Brasil a disputa é mais concentrada em qual tem a maior área de cobertura, nos Estados Unidos, as operadoras competem entre si para ver qual é a que oferece a rede 4G mais rápida.

E uma das que promete mais para o futuro próximo parece ser a T-Mobile. A companhia publicou recentemente um teste no qual consegue atingir quase 1Gbps de velocidade em um smartphone não revelado – e ainda não lançado. E isso utilizando o 4G, mesmo, não é ainda o 5G.

De acordo com o chefe de tecnologia da T-Mobile, Nevile Ray, os testes utilizaram três agregadores, um 4x4 MIMO e um 256 QAM (modulação de amplitude em quadratura, na sigla em inglês). O teste foi filmado e a operadora publicou um vídeo no YouTube (veja abaixo).

Aqui no Brasil, a Claro divulgou, em novembro, que havia atingido a velocidade média de 652Mbps com testes do que ela chama de 4,5G. O experimento, realizado na cidade de Araras, no interior de São Paulo, teve parceria da Qualcomm e da Ericsson.

A operadora declarou que este foi o melhor resultado até então em velocidade de conexão wireless no país – chegou ao pico de 682Mbps. Nenhum outro teste foi divulgado pelas operadoras desde então, o que indica que este deve ter ser ainda o melhor em números.

De fato, não há muito o que esperar por aqui, visto que a Anatel teve que impor prazo (janeiro) para que a rede de celulares analógicos seja desligada. Ou seja, o serviço digital poderia ser bem melhor, além dos gastos das operadoras ser menor.

Mas temos como consolação o fato de que as operadoras superaram a meta da Anatel para a cobertura do 3G/4G no país este ano. Pena que também podemos pensar que a agência estipulou objetivos um pouco modestos.


34

Comentários

Qual será? T-Mobile usa smartphone não lançado para atingir quase 1Gbps em teste de velocidade 4G

Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais