
25 Janeiro 2017
19 de janeiro de 2017 24
A Anatel acaba de divulgar, nesta quinta-feira (19), os dados mais recentes referentes ao setor de telefonia móvel no Brasil. Partindo ao que interessa, cerca de 13,74 milhões de chips foram desativados até o final de 2016, totalizando 244 milhões de usuários ativos. Em comparação com o ano de 2015, isso representa uma retração de 5,33%.
Com preços menores das ligações de uma empresa para a outra, os consumidores cancelaram os chips de diferentes prestadores. A desaceleração econômica também contribuiu para encolhimento da base de acessos móveis”, explica a agência em nota.
Entre outros fatores estão as políticas mais agressivas de limpeza de base por parte das operadoras nos números pré-pagos.
Em 2016 a disputa entre as operadoras foi bastante acirrada, principalmente entre TIM e Claro, revezando a segunda posição no ranking de market share. A Vivo e Oi se mantiveram nas mesmas posições de sempre, primeiro e quarto lugar, respectivamente.
No relatório da Anatel podemos ver com mais detalhes o número total de clientes com que cada teleoperadora fechou o ano, incluindo grupos "menores" como a Nextel e Porto Seguro, por exemplo. Confira abaixo o ranking completo:
A pesquisa revela o que várias outras publicadas anteriormente apontavam: mesmo em crise econômica os brasileiros estão adotando cada vez mais o esquema pós-pagos, sejam os famosos planos de "conta" ou o controle.
O destaque do ano passado sem dúvida, até por conta dos inúmeros investimentos feitos em infraestrutura, principalmente pela TIM, o LTE (4G) foi a tecnologia de internet móvel que mais cresceu, muito por conta de cada vez mais dispositivos comercializados com suporte. Contudo, o 3G ainda é imbatível, mesmo fechando 2016 em queda. Veja:
Comentários