LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

E ainda querem limitar! Banda larga fixa é único serviço telecom que cresceu em 2016

26 de janeiro de 2017 5

A banda larga fixa foi o único serviço de telecomunicações que apresentou crescimento durante o ano de 2016 no Brasil, revelou a Anatel nesta quinta-feira, 26. De acordo com os números da agência, o número de novos contratos da internet fixa no país foi de 1,1 milhão, registrando acréscimo de 4,33% no setor.

A agência destacou ainda o crescimento nos estados do Amapá, Maranhão e Rondônia, que tiveram aumento de 10% no número de assinantes. No entanto, entre novembro e dezembro, o serviço teve queda de 0,58% no país, o que pode indicar nova tendência de diminuição no número de contratos.

A queda pode se acentuar caso o ministro Gilberto Kassab leve a cabo seu projeto de permitir a limitação dos dados na banda larga fixa ainda em 2017. A Anatel já informou que pretende manter a liminar que impede as operadoras de suspenderem o serviço após o consumo da franquia, e Kassab também acabou voltando atrás.

O crescimento foi liderado pela TIM, que teve acréscimo de 29,04% na base de clientes durante o ano passado. A Sky ficou em segundo, com 17,46%, seguida pela prestadora Cabo, com 14,38%. Grupos com menos de 50 mil contratos apresentaram aumetno de 18,05% de assinantes.

Nas tecnologias, a DLS ainda é a mais utilizada pelos brasileiros, com 13,38 milhões de usuários, seguida pelo cabo com 8,58 milhões e a fibra ótica com 1,73 milhão. Esta última foi a que mais cresceu proporcionalmente em 2016, com adição de 33,61% na base.

Telefonia Móvel

A telefonia móvel foi o serviço de telecom que mais sofreu em 2016, com perda de mais de 13,7 milhões de acessos, ou 5,33% da base. As regiões Norte e Nordeste foram as que apresentaram maior queda, diz a Anatel.

O TudoCelular já publicou uma reportagem mais detalhada sobre o setor de telefonia móvel há alguns dias, e você pode ler o texto completo.

Telefonia Fixa

As linhas fixas mantiveram a tendência de queda registrada em outros anos. As autorizadas tiveram redução de 6,30%, 1,1 milhão de linhas a menos. Já as concessionárias perderam 2,74% da base, ou 696,6 mil contratos encerrados.

A Tim apresentou a maior diminuição da base junto às autorizadas da telefonia fixa, enquanto a Oi foi a mais afetada junto às concessionárias em 2016.

Televisão por assinatura

A TV paga também diminuiu no ano de 2016, com queda de 1,63% na base de assinantes, ou 311,3 mil contratos a menos. No último mês do ano, o serviço registrou a perda de 82.819 clientes, menos 0,44%.

Ainda assim, houve regiões em que o setor cresceu. Os estados do Piauí, Sergipe e Pará foram os que registraram os maiores aumentos na base, enquanto Pernambuco, Amapá e Rondônia tiveram o maior decréscimo.

A fibra ótica apresentou o principal crescimento dentre as tecnologias para envio do sinal da televisão por assinatura em 2016, com aumento de 29,47% da base, mais 50.323 assinantes. Já a Oi foi a prestadora com maior aumento na base de clientes, com 135,6 mil novos contratos, crescimento de 11,61%.


5

Comentários

E ainda querem limitar! Banda larga fixa é único serviço telecom que cresceu em 2016

Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais