LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Falha de segurança permitia que Cortana fosse usada para invadir PCs com Windows 10

13 de junho de 2018 10

Todos sabemos que a Microsoft vem se esforçando para tornar a Cortana uma assistente mais proativa como forma de concorrer com o Google Assistente. Por conta disso, a gigante de Redmond procura sempre adicionar novas funções e gastar alguns milhares de dólares na aquisição de empresas com soluções prontas para serem incorporadas.

No entanto, ao que parece, a Cortana também pode ser usada para outros fins. De acordo com um relatório divulgado pela McAfee, uma vulnerabilidade presente no Windows 10 permite que a assistente seja uma boa aliada na hora de invadir PCs.

Segundo o que foi revelado, com algumas frases certas, a Cortana consegue dar acesso a PCs bloqueados, executar programas potencialmente mal-intencionados e até mesmo alterar a senha do usuário. Para piorar ainda mais a situação, a brecha pode ser explorada até sem internet.


O processo é um tanto trabalhoso e a falha de segurança só pode ser explorada com a presença física do hacker. Tudo funciona graças a duas brechas de segurança no Windows 10:

Uma é baseada em quanto o Windows indexa arquivos, até mesmo seu conteúdo. A outra é a maneira inconsistente e insegura que a Cortana pode apresentar resultados de busca e ações relacionadas a esses resultados. A Cortana pode ser instruída a executar um script mal-intencionado em uma unidade USB que alterará a senha do usuário e permitirá que outra pessoa faça login na conta.

A boa notícia é que a Microsoft já corrigiu essas brechas de segurança na última atualização cumulativa lançada para o Windows 10. Mesmo assim, há quem acredite que a empresa pode acabar desativando o uso da Cortana na tela de bloqueio do sistema. Algo que ainda não foi confirmado pela gigante de Redmond.

Cortana

Desenvolvedor: Microsoft

Preço: grátis

Tamanho: Varia de acordo com dispositivo


10

Comentários

Falha de segurança permitia que Cortana fosse usada para invadir PCs com Windows 10
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular