LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Falha de segurança permitia que Cortana fosse usada para invadir PCs com Windows 10

13 de junho de 2018 10

Todos sabemos que a Microsoft vem se esforçando para tornar a Cortana uma assistente mais proativa como forma de concorrer com o Google Assistente. Por conta disso, a gigante de Redmond procura sempre adicionar novas funções e gastar alguns milhares de dólares na aquisição de empresas com soluções prontas para serem incorporadas.

No entanto, ao que parece, a Cortana também pode ser usada para outros fins. De acordo com um relatório divulgado pela McAfee, uma vulnerabilidade presente no Windows 10 permite que a assistente seja uma boa aliada na hora de invadir PCs.

Segundo o que foi revelado, com algumas frases certas, a Cortana consegue dar acesso a PCs bloqueados, executar programas potencialmente mal-intencionados e até mesmo alterar a senha do usuário. Para piorar ainda mais a situação, a brecha pode ser explorada até sem internet.


O processo é um tanto trabalhoso e a falha de segurança só pode ser explorada com a presença física do hacker. Tudo funciona graças a duas brechas de segurança no Windows 10:

Uma é baseada em quanto o Windows indexa arquivos, até mesmo seu conteúdo. A outra é a maneira inconsistente e insegura que a Cortana pode apresentar resultados de busca e ações relacionadas a esses resultados. A Cortana pode ser instruída a executar um script mal-intencionado em uma unidade USB que alterará a senha do usuário e permitirá que outra pessoa faça login na conta.

A boa notícia é que a Microsoft já corrigiu essas brechas de segurança na última atualização cumulativa lançada para o Windows 10. Mesmo assim, há quem acredite que a empresa pode acabar desativando o uso da Cortana na tela de bloqueio do sistema. Algo que ainda não foi confirmado pela gigante de Redmond.

Cortana

Desenvolvedor: Microsoft

Preço: grátis

Tamanho: Varia de acordo com dispositivo


10

Comentários

Falha de segurança permitia que Cortana fosse usada para invadir PCs com Windows 10
Android

Melhores smartphones: TOP 10 do TudoCelular para você | Março 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular