LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Chinesas unidas! ArkOS da Huawei também pode estar sendo testado pela Xiaomi e Oppo

11 de junho de 2019 129

Trump talvez não saiba, mas sua decisão de banir a Huawei dos Estados Unidos e impedi-la de negociar com as empresas locais pode ter um efeito colateral que mudará o mercado... para melhor.

A Huawei não escondia que já trabalhava em um sistema operacional próprio temendo que a crise com os EUA fosse se acirrar. O ArkOS - na China chamado de HongMengOS - está em desenvolvimento há sete anos e será compatível com Android. A fabricante tem força de mercado para arriscar um SO proprietário, mas bem, ela pode contar com grandes aliados para emplacarem a terceira a alimentar os dispositivos móveis.

Xiaomi, OPPO e outras chinesas também estariam de posse do sistema, de acordo com um veículo. Essas outras fabricantes podem ser marcas da BBK como a Vivo e a OnePlus. Se essas cinco de fato estiverem em um movimento de adotarem o ArkOS no futuro, o SO já nasceria gigante, e com longe de ter o problema do Windows Phone, que era a baixa compatibilidade de apps.


Hoje o mercado mobile é disputado apenas por Google e Apple, que juntas detém 99,9% das instalações em smartphones. Todas as outras alternativas juntas possuem apenas 0,1%. Como Huawei e Xiaomi são grandes players do mercado, o ArkOS poderia atingir uma fatia significativa em curto prazo, diversificando um pouco mais o mercado.

A Huawei preferiu não comentar a informação divulgada. Claro, para a companhia o melhor caminho parece ser a reversão das sanções estadunidenses. Um nome da Casa Branca chegou a pedir o adiamento do banimento, comentando como ele, nesse momento, era prejudicial para o próprio mercado norte-americano.

Vale lembrar, a Huawei fechou 2018 como a terceira maior fabricante de smartphones do mundo, e sonhava se tornar a primeira em breve. Agora, a companhia já admite que essa meta deverá ficar para depois, dados os inúmeros problemas com a administração Trump.

E você, está ansioso pelo lançamento do ArkOS? Acredita que ele chegará mesmo a acontecer, ou antes disso os EUA voltarão atrás sobre as sanções aplicadas? Conte para a gente nos comentários!


129

Comentários

Chinesas unidas! ArkOS da Huawei também pode estar sendo testado pela Xiaomi e Oppo
  • Esse bicho aí do comentário às vezes dá uma viajada, não é que ele analise os smartphones, é que ele tem um ódio intenso da Huawei e fala como se já tivesse usado.

      • Boa tarde tomara que aconteça o mas rápido possível do momento que os aparelhos atuais com o Android possam ser dotados desse sistema operacional. Será uma boa lição para a Google que está se deixando se fazer de boneco na mão do neurótico Trumph, ao invés de agir com gratidão aos fabricantes e usuários depois de tantos anos ganhando uma fortuna imensa!

        • Tomara que eles consigam desenvolver esse SO. Seria ainda mais interessante adotar uma política open source nele, talvez dessa forma eles consigam criar um verdadeiro problema aos americanos.

            • O sistema vai se chamar comunismOS

              • Acho engraçado esses fanboys da Huawei achando que essa gambiarra vai salvar eles. Alguém acha que vai rodar Facebook, Instagram, Waze, Maps, WhatsApp, entre outros apps que são de empresas americanas? Vão ter que se virar com o Baidu e o Wechat, que só tem valor na terra deles. Alguém tem coragem de usar uma nuvem chinesa? Colocar suas informações num servidor em algum canto de um país onde a tecnologia está sob a mão forte de um governo socialista? Esqueçam... Sem a Google a Huawei só vai vender em terras chinesas e vira uma coadjuvante a nível mundial.

                E não precisa ser nem um pouco inteligente, pra saber que essa história das outras estarem testando, é pura manipulação do governo chinês, pra fazer pressão na Google. Nunca que uma Xiaomi ou uma Oneplus largaria a oportunidade de engolir a Huawei. Simples assim.

                O resto é historinha pra fanboy dormir...

                  • kkkkkkkkkkkkkkk
                    chacota

                      • Ai, ai, ai. Mas um que não conhece a tecnologia microG...

                        • Na loja da Huawei já tem esses apps que você está citando ai, no caso, voc6e está dizendo que a Huawei vai remover os apps da própria loja? você está falando besteira ao substimar nada menos que a segunda maior fabricante de Smartphones do planeta, co mcerteza nunca teve a experiencia de 1 unico smartphone da Huawei pra falar assim.

                            • Todos os apps de empresas americanas, correm o risco de terem problemas de atualização nos atuais telefones Huawei e não serão compatíveis com o Ark OS de maneira oficial.

                              Ah... E não tive e nem pretendo.

                                • Pois é, imaginei que não tinha pra falar sobre a loja da Huawei, mas... sobre esses apps, procurado pela equipe do Techtudo, o criador do facebook não se posicionou sobre o caso, e você está dizendo que vão retirar da loja, imagino que saiba mais que ele. Entretanto vi que não leu as trocentas paginas na internet, telefones atuais não sofreram nada, não mudaram nada, inclusive por conscidencia sabado recebi atualização de segurança pela Android, só os lançados após o dia 16/10. Enquanto as empresas cortaram relação com a Huawei Facebook continua funcionando perfeitamente. Ah, acho que você não entendeu compatibilidade com apps do Android.

                                  • Todos utilizando apis de empresas americanas

                                      • Mas a proposta da Huawei é a compatibilidade com os apps do Android, não? Ou tem algo impedindo isso?

                                          • Hoje esses apps estão na loja, mas assim que for oficializado o boicote, todos os apps de empresas americanas saem da loja deles e não serão compatíveis oficialmente nesse tal de Ark OS. Sistema natimorto

                                              • Não viaja cara, para de comentar besteira. Compatibilidade está aí pra isso, os apps não virão instalados mas poderão ser utilizados normalmente, só fazer a instalação externa.

                                        • Ark os, KKK pelo nome vemos q n vai prestar, e n adianta fã boy velho querer defender a chinesa

                                            • Acredito que o SO será lançado sim.Ainda torço que seja mesmo se o governo dos EUA voltar atrás em relação às sanções..Se Xiaomi, Oppo e outras marcas adotarem o SO da Huawei aí o cenário ficará muito interessante.

                                                • Pra usar Aptoid da vida passo longe

                                                    • Basicamente, serviços da Google não fazem tanta falta quanto parece e até prejudica o desempenho dos aparelhos. Removi a Play Services do aparelho (não vem nativo no aparelho) e ganhei alguns GB livres e a autonomia do aparelho aumentou.Tbm instalei Aptoide há alguns dias e ele está atualizando os apps mais rápido que o Google. Se tiver root, a instalação e atualização por ele é ainda mais fácil e rápida.

                                                        • O problema é que não dá pra analisar essa situação de forma básica.
                                                          Há muitos apps que não vão funcionar corretamente sem o Google Play Services, e muitos sequer são da Google.
                                                          E não são todos os serviços dela que possuem formas alternativas de serem acessadas, e mesmo quando existem, podem não ser substitutos a altura dos apps e meios oficiais de acessá-los.

                                                          O que dá pra afirmar basicamente é que o que pode funcionar bem pra você pode não funcionar bem para outras pessoas.

                                                        • Eu compraria um Xiaomi com Ark os tranquilamente..

                                                          • Se as chinesas se unirem para desenvolverem todo um sistema novo, desde o processador até o SO, com certeza vai afetar todos os fornecedores, ate porque ninguém quer perder o mercado chinês

                                                            • ArkOS vs. Fucsia? Hum ...

                                                              • Se o ArkOS for de uso aberto, o Trump pode ter prejudicado as empresas americanas, um verdadeiro tiro no pé.

                                                                  • (Insira aqui uma imagem de um senhor em um propaganda dizendo: Se fodeu!)

                                                                      • s

                                                                          • O sistema da Xiaomi é muito superior ao da Huawei. Não tem sentido ela largar o S Operacional dela pra insistir em outra....

                                                                            • Estou esperando para que faça sucesso, a Huawei de burra não tem nada, já tinham um plano B mesmo antes do acontecido.
                                                                              Existe uma grande diferença entre esse Oak OS / Ark OS e o Windows Phone. A compatibilidade de apps, como diz na notícia. Não tem como dizer que ambos são iguais. O Oak OS / Ark OS nada mais é que um fork do Android sem Google. Seria muito interessante se eles aprimorassem a tecnologia microG ou criassem alternativas superiores ao Google fazendo o Google torna-se irrelevante, assim acabando pouco a pouco com o monopólio do mesmo e aumentando a concorrência.

                                                                                • Aiiii o google termina o tal de fucsia ou sei la como escreve e reecreve o mercado ou então a propia tecnologia evolui ainda mais e o Windows volta aparecer nos mobile que a essa altura estarão mais parecidos com notebooks do que celulares com todas as funções do smarthphone mais a de um computador de mesa!
                                                                                  no final das contas o mercado chines e até de outros paises da asia é sim o suficiente para sustentar um novo SO sem que o ocidente adote ele vide a propia china que não usa os serviços do google....... etc etc discução sem fim ....... bla bla bla
                                                                                  BRASIL ACIMA DE TODOS DEUS ACIMA DE TUDO!!!!!

                                                                                  • Meu Mate 20 pro está aguardando ansioso essa novidade.... Vem Tranquilo ArkOS.

                                                                                    • Se o Trump voltar para traz a huawei vai conquistar o mercado de aplicativos como o facebook, twitter , Watsapp e outros aplicativos que a maioria da população gosta, e assim o google fica sem mercado e ai fica a disputa entre IOS e o arkOS

                                                                                        • Mesmo que o Trump volte atrás, o estrago já foi feito, as chinesas vão procurar independência em todos os ramos da tecnologia, elas já têm o know how para substituir tudo o que foi bloqueado pelo Trump, e com a mão de obra barata da China, os EUA vão perder grandes fatias do mercado mundial no futuro. O Trump deu um tremendo de um tiro no pé.

                                                                                          • Eu só consigo ler uma notícia dessa e rir kkkkkk
                                                                                            Os EUA estão fudidos kkkkkkkkkk

                                                                                            • Concertessa eu usaria

                                                                                                • Os haters da Huawei não estão passando bem

                                                                                                    • A própria Google alertou o governo de que isso poderia acontecer, um sistema de híbrido com o Android pode ser perigoso para o governo americano!

                                                                                                        • E sabe o que é mais interessante é que não tem só a Huawei criando "híbridos"... Purism e /e/ são outros exemplos disso (sem google, "Android" alternativo), só que essas outras empresas não tem tanta fama e popularidade, além de força como a Huawei. Mas a jogada da Huawei pode servir como exemplo para outras empresas menores seguirem o exemplo e se afastarem cada vez mais da Google.

                                                                                                            • A Google está mais preocupada com a perda de mercado gigantesco que ela terá.
                                                                                                              Só na China serão mais de 400 milhões de aparelhos. Um terço do mercado mundail.
                                                                                                              Depois, irá se expandir como rastilho de pólvora.

                                                                                                              • Mas tem minios que morre acreditando no TRUMP e que os estados unios não vao dar para tras .

                                                                                                                • Mkk

                                                                                                                    • Cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça.

                                                                                                                        • Pensem comigo: Se a Huawei criar um sistema operacional e for proibida totalmente de usar o Android e Windows, ela não vai vender mais fora da China. Esquece que nego vai comprar essa marca. Tem pelo menos uma dúzia de outras fabricantes tao boa ou melhor que a Huawei. Mas digamos que ela consiga ser unanimidade na China. Este srá o mercado dela. Ponto final. Ela será limitada pela China. Mas eu duvido que consiga, senao ela ja teria dominado a China. Evemos que a Xiaomi, OnnePlus, e muitas outras marcas Chinesas despultam com ela. Nçao é porque ela é grande na China que ela é a melhor ou que ela vai dominar.Pessoal, vamos pensar um pouco. Eu sempre zuei nessa briga entre EUA e China, mas a parada é séria. É uma guerra comercial... veremos queal dos giantes vai ganhar, isso se as duas não perderem né...

                                                                                                                            • KKKKKKKK ...... OnePlus em vendas está ali no páreo é com Google e Htc.

                                                                                                                              Oppo e Vivo que vendem muito

                                                                                                                              • Não existe isso de proibir de usar Android. O AOSP (Android Open Source Project) como diz o nome, é open source. É por isso que existem roms alternativas, é por isso que existe o microG em alternativa aos serviços Google, é por isso que existem customização e até modificação e troca de kernel. Qualquer um pode criar híbridos do Android. É por isso que você não vê roms de iOS porque o código é fechado e outros quinhentos. Android nunca vai morrer se depender dos usuários.

                                                                                                                                  • Irmão, vc não leu a parte de "integração" com Android né....

                                                                                                                                      • Você só se esqueceu que a Huawei é a segunda maior fabricante de smartphone do mundo. Atrás apenas da Samsung. Então não faz sentido esse argumento de se limitar na China. Ela só veio para o Brasil porque viu que muitos brasileiros importaram smartphone Huawei de lá, fora a Europa que detém 20% de seu faturamento.

                                                                                                                                          • Verdade. Mas porque utiliza Android e produtos Google. Sem ggogle, ninguém compra Huawei.Acorda amigão...

                                                                                                                                              • Acho que você não leu que o S.O. vai rodar app do android. e se pensar assim, ninguem iria pegar o Iphone, pois tem o IOS ou windowsphone porque tem windows. É normal qualquer sistema operacional chegar ao mercado, e se for tão bom quanto dizem, não tem dúvidas que vai ser sucesso. Tive um smartphone da Huawei e me arrependi de ter trocado por Iphone, voltarei o mais breve porque o EMUI é seguro e estável. Mas tô implorando pra que o Mate 30 que vão lançar não seja liberado pelo tio Trump, porque ai os preço baixam e eu vou poder adquirir ele sem suar muito.

                                                                                                                                                  • IOS tem todos os G Apps.
                                                                                                                                                    Windows flopou por causa da falta de apps. Nào tinha os mais populares na Google Play.

                                                                                                                                                    Não adianta só ser compatível. Se não tiver na lojinha povo não compra. Maioria nem sabe o que é apk e o que se faz com isto.

                                                                                                                                                    Google pode barrar o uso dos apps dela se quiser.

                                                                                                                                                      • É justamente por isso que a Huawei que anunciou mês passado seu S.O. está convidando os programadores a colocar os apps na loja dela. Alias, você já viu a loja da Huawei?

                                                                                                                                                          • Apps que são feitos na China por empresas chinesas.

                                                                                                                                                            Wechat, weibo da vida para substituir serviços proibidos.

                                                                                                                                                              • Pelo visto o amigo não tem o smartphone da Huawei. Na loja da Huawei existe Facebook, Whatsapp, Instagram e demais app, e como eu disse a Huawei está convidando mais programadores a aderirem a sua loja, só é acompanhar as noticias dessa mesma página.

                                                                                                                                                                  • Fique tranquilo que a Huawei está comprando uma empresa que dá acesso a qualquer aplicativo.
                                                                                                                                                                    Inclusive vários jogos desbloqueados.
                                                                                                                                                                    Depois, é só desenvolver com mais calma o seu próprio.

                                                                                                                                                                      • Ele fala sem saber, provavelmente nunca pegou um smartphone da Huawei, avisa a ele que a loja da Huawei, existe whatsapp, facebook e os demais app, a questão é que estão crescendo pouco a pouco, e convidando mais desenvolvedores de app.

                                                                                                                                                            • Antigamente so existia um SO e o mesmo vem lutando com outros, é mas um para a briga e ela não estara limitada so a china. A china sera onde ela vendera mas de fato, mas com o passar do tempo e a aceitação do novo SO ele podera vir a crescer e sair da china para brigar com os demas , mas so o tempo dira se vai dar certo ou não.

                                                                                                                                                              • INTERESSANTE!
                                                                                                                                                                De certo será sucesso... é capaz até a Rússia adotar esse OS!

                                                                                                                                                                • Hehe Trump e google se lascando %uD83E%uDD23

                                                                                                                                                                    Android

                                                                                                                                                                    Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Junho 2019

                                                                                                                                                                    Especiais

                                                                                                                                                                    Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                                                                                                                                    Android

                                                                                                                                                                    TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                                                                                                                                                                    Android

                                                                                                                                                                    TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular