LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Empresa desenvolve tecnologia que pode acabar com grande número de câmeras nos smartphones

13 de agosto de 2019 4

O mercado de smartphones deu um grande salto na quantidade de câmeras nestes últimos anos. Com o início do uso de dois sensores em modelos de celulares no ano de 2015, hoje já é comum encontrar aparelhos de alto desempenho e até mesmo intermediários com quatro câmeras traseiras para oferecer a melhor qualidade fotográfica.

Mas parece que toda esta enorme quantidade de sensores pode estar se preparando para dar adeus, ou ao menos é o que indica o site Huawei Central. De acordo com o site, a fabricante taiwanesa Yaguang Electronics Co. Ltd. está trabalhando em um único módulo de câmera com lente zoom integrado ao sensor principal.

Atualmente, caso a empresa queira oferece a possibilidade do usuário fotografar em diferentes distâncias focais sem perder qualidade, é necessário que o dispositivo conte com uma lente padrão e outra lente telefoto/zoom para maior aproximação. Mas a tecnologia em desenvolvimento pela Yaguang estaria sendo projetada para que o módulo de lente zoom seja utilizado por cima do sensor principal.

Nokia é a atual recordista com o Nokia 9 Pureview de 5 câmeras principais.

Embora a técnica seja extremamente vaga e o site não revela grandes detalhes, é dito que o módulo utilizaria lente em formato periscópio para ajustar a distância das lentes esféricas e oferecer capacidade de fotografia tradicional e com zoom óptico de 6x a 8x sem perdas. Tudo isso em apenas uma lente.

Tal feito deve fazer com que as empresas deixem de adotar três câmeras traseiras para permitir fotografias grande-angular, tradicional e zoom, que atualmente é necessário uma lente de cada para cada situação. No futuro, todas as lentes seriam integradas em um mesmo módulo ajustável e de distância variável, movendo a estrutura das lentes dentro do corpo do smartphone para ajustar a distância focal.

Caso a tecnologia seja aplicada, isso faria com que as três câmeras do Galaxy S10 e do recém lançado Note 10 fossem resumidas em apenas uma câmera com todas as três possibilidades de fotografia.

Atualmente não existe informações ou detalhes sobre o possível lançamento da tecnologia, mas novidades devem surgir em breve. Também não é claro se a fabricante está desenvolvendo a tecnologia para uma empresa de smartphones em específico ou se pretende vendê-la para parceiras.


4

Comentários

Empresa desenvolve tecnologia que pode acabar com grande número de câmeras nos smartphones
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista