LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mais recursos! DualShock 5 deverá usar sensor háptico de forma criativa

06 de março de 2020 10

Atualização em 06/03/2020 - por EM

Os gamers terão grandes novidades em 2020 com o lançamento do PlayStation 5 e Xbox Series X, porém ambas companhias ainda não entregaram informações preciosas sobre esses lançamentos. Por exemplo, como serão os controles da próxima geração?

Uma patente da Sony já havia revelado planos no sentido do Dual Shock 5 embutir sensores de batimentos cardíacos que poderiam trazer maior interatividade aos jogos da plataforma. Através do chamado recurso de biofeedback, só a própria japonesa e as desenvolvedoras parceiras sabem os limites que esse tipo de inovação poderia trazer em termos de imersão no gameplay.

Agora, outra informação que chega por patentes aponta para a maior personalização do futuro joystick por parte do usuário: sabemos que FPS nunca sai de moda, e títulos como Call of Duty e Battelfield estão consolidados no mercado. Esse gênero é muito popular, e nada melhor que um controle capaz de tornar a jogatina deles ainda melhor.


O Dual Shock 5 poderá trazer gatilhos adaptáveis com variação de pressão, melhorando o conforto nas apertadas, de acordo com o que o usuário achar melhor. Esse sensação de pressão possivelmente irá variar a partir dos controles de feedback hápticos do joystick, que simulam artificialmente um retorno táctil. A implementação tecnológica mais popular desse recurso é o 3D Touch da Apple.

Esse recurso seria ainda personalizável jogo a jogo, ou seja, o console manteria os perfis de configuração específicos para cada título que o jogador executasse no PS5.

Resta saber se todas essas novidades chegarão de uma vez com o Dual Shock 5 a ser apresentado com o PlayStation 5 no final do ano, ou quem sabe, essa seja uma carta na manga que será revelada mais à frente, ao longo da vida da nova geração.

Confira a seguir outras informações sobre o Dual Shock 5:

Artigo original de 24/02/2020

Haja coração! Patente da Sony revela que controle do PS5 pode ter sensor de batimentos cardíacos

Em vias de apresentar oficialmente a sua mais nova geração de consoles que será chamado de PlayStation 5, a Sony pode ter guardado na cartola algumas novidades que prometem chamar a atenção do público consumidor e de entusiastas.

Com venda projetada de 6 milhões até o primeiro trimestre do ano que vem, o PlayStation 5 pode trazer oficialmente ao mercado também um novo controle que, segundo patentes localizadas pelo Respawn First, contará com uma tecnologia chamada biofeedback.

A ideia por trás do biofeedback é, em suma, identificar os batimentos cardíacos, pressão sanguínea e atividade cerebral, realizando uma leitura detalhada de seus usuários, podendo assim elevar a experiência de jogo durante as partidas.

Como pode ser visto na imagem abaixo, os sensores devem ser posicionados nas "asas" do controle em áeras onde costumeiramente o usuário mantém mais contato com o equipamento, o que pode proporcionar maior fidelidade na leitura de dados biométricos.

Partes marcadas podem trazer leitor biométrico para coleta de informações e ajuste na experiência de jogo

Esse sistema de coleta de dados biométricos não chega a ser uma novidade, já sendo utilizado no mercado médico há algum tempo e promete, acima de tudo, "fazer ajustes na experiência de jogo do usuário", não havendo ainda informações sobre como isso será feito e se realmente essa novidade será vista no suposto DualShock 5.

E aí, você acharia interessante ter leitores biométricos no controle de seu console? Conta pra gente nos comentários!


10

Comentários

Mais recursos! DualShock 5 deverá usar sensor háptico de forma criativa
Economia e mercado

Coronavírus: como diferenciar doenças como resfriados, rinite e mais da COVID-19

Android

Top 10! Melhor aplicativo ou canal de saúde para se exercitar em casa | Guia do TudoCelular

Android

Coronavírus: saiba como se comunicar com familiares e amigos durante a quarentena

Curiosidade

Saiba higienizar o celular para reduzir chances de contaminação por coronavírus