Lançamentos 20 Abr
Enquanto o Surface Go 2 já conta com diversos rumores a respeito de melhorias no hardware, já podemos dizer que uma entrada Thunderbolt não deve estar nos planos da Microsoft. Isso porque um vídeo vazado hoje mostra que desenvolvedora do Windows não acha a conexão segura o suficiente para estar equipada em seu hardware. Entenda como a empresa chegou a essa conclusão.
O vídeo foi compartilhado no Twitter mostra um funcionário desconhecido explicando porque a conexão é insegura. Para que entendamos melhor, todos os aparelhos da linha Surface têm pelo menos uma porta USB-C, que usa o mesmo padrão, mas eles não suportam a conexão Thunderbolt. O usuário explica que esse tipo de conexão, embora seja mais rápida, abre uma vulnerabilidade no dispositivo.
Surfaces don't have Thunderbolt because its insecure 🙃 pic.twitter.com/lb7YYOOQ4Y
— WalkingCat (@h0x0d) April 25, 2020
Segundo o apresentador, a Thunderbolt tem acesso direto à memória do computador, que poderia ser explorada por hackers e o Windows 10 não seria capaz de parar tal ataque devido à essa característica. No vídeo ele diz:
"Então não acreditamos, neste momento, que o Thunderbolt possa entregar a segurança que é realmente necessária nestes dispositivos. É por isso que optamos por integrar USB-C e USB 3 em neles, mas não integramos o Thunderbolt."
Além disso, o vídeo explica que o Surface 3 não conta com memória RAM removível porque ela poderia ser congelada com nitrogênio líquido e realocada em outro leitor do tipo, permitindo acesso a dados que deveriam ser mantidos em segurança.
Entretanto, o site MSPowerUser aponta que a atualização 1803 para Windows 10 trouxe suporte para o kernel Direct Memory Access (KDP) para o Thunderbolt 3, o que teoricamente garantiria segurança contra os ataques citados no vídeo.
Vale lembrar que muitas fabricantes utilizam Windows em seus computadores e elas mesmo assim continuam colocando o suporte ao Thunderbolt em seus dispositivos, o que gera um questionamento sobre a segurança deles. Além disso, computadores da Apple que têm MacOS contam com Thunderbolt, mas eles têm o chip T2, que os protege de ataques por essa conexão.
Comentários