LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel Alder Lake-S: vazamentos confirmam chegada do socket LGA 1700 com 12ª geração de CPUs

29 de junho de 2020 2

Com o lançamento da 10ª geração Comet Lake-S de processadores, a Intel revelou seu socket LGA 1200, sob a promessa de entregar melhor performance e novos recursos com os pinos extras em seus chips. A próxima geração Rocket Lake-S deve seguir com a mesma tecnologia, mas a 12ª geração Alder Lake-S deve novamente ver uma mudança com a chegada do LGA 1700, algo confirmado pela própria fabricante em seu site.

O famoso leaker @momomo_us divulgou nesta semana uma imagem de documentos da empresa sobre a família Alder Lake-S, com referência ao novo socket. Dessa forma, o vazamento confirma rumores anteriores sobre a arquitetura das novas CPUs e os diversos novos recursos que a Intel está preparando.

Esperado para ser lançando entre o fim de 2021 e começo de 2022, o LGA 1700 receberá 500 novos pinos, trazendo suporte à memórias DDR5, com velocidades que podem atingir os 8.400MHz, além de conexões PCI-e 4.0. Outro ponto, reforçado pelo site Techspot, é que a solução deve adotar formato retangular, fugindo do clássico quadrado dos antecessores.

Os processadores Alder Lake-S também deve inovar ao trazer um design similar ao visto pelos chips ARM, com litografia de 10nm++ e a arquitetura big.LITTLE. Basicamente, os novos chips da gigante de Santa Clara serão compostos por dois conjuntos de núcleos, sendo um dedicado para alta performance, e outro dedicado para baixo consumo. Fechando o pacote, uma GPU Intel Xe deve oferecer elevado nível de performance gráfica, já demonstrado em apresentações da linha Tiger Lake.

A família Intel Alder Lake-S de 12ª geração deve chegar entre 2021 e 2022 trazendo design semelhante ao visto em chips ARM.

A documentação vazada ainda entrega a existência das CPUs Alder Lake-P, mas não há detalhes sobre elas. Considerando que famílias terminadas em S são voltadas aos desktops, podemos estar diante de uma série para computadores compactos de baixo consumo, ou até mesmo para notebooks, ainda que normalmente estes recebam a letra H no fim de seu nome.


2

Comentários

Intel Alder Lake-S: vazamentos confirmam chegada do socket LGA 1700 com 12ª geração de CPUs
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista