LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Integração entre Messenger, Instagram e WhatsApp chega em breve, sugerem vazamentos

07 de julho de 2020 0

Já sabíamos que o Facebook estava pensando em unificar a comunicação entre as plataformas da empresa, o Messenger, Instagram e o WhatsApp, vendo que os planos foram revelados ano passado durante o F8, evento voltado a desenvolvedores.

Isso acabaria tornando possível a comunicação entre eles de forma mais simples, porém, até então não havíamos tido muitas informações sobre todos os detalhes.

Por exemplo, seria interessante saber se o bloqueio desse recurso (se é que podemos chamar assim) chegará como uma opção ou entender como a empresa fará para lidar com a segurança e garantir a privacidade dos dados dos usuários.

Apesar das informações em questão ainda não terem sido reveladas de forma oficial, um vazamento recente chega através do desenvolvedor Alessando Paluzzi no Twitter:

Como podemos ver na publicação acima, há no aplicativo Instagram uma opção ainda não liberada para todos, que traduzida significa algo como “ter o Messenger no Instagram”.

E o mesmo desenvolvedor também compartilhou detalhes sobre a integração vindoura entre o Messenger e o WhatsApp, que inclui a possibilidade, por exemplo, de se comunicar com um usuário que não possui um perfil no Facebook.

Importantes referências foram compartilhadas reforçando a integração entre os serviços, que levam a crer que o Facebook está criando algumas tabelas em uma base de dados local para gerenciar mensagens e serviços do WhatsApp.


Pelo que podemos entender da imagem acima, será possível entender se um contato no WhatsApp está bloqueado, gerenciar os sons das notificações push, detalhes de um chat (que incluem informações como número, contador de mensagens, se o chat está arquivado e mais), membros de um grupo específico e até mesmo quais são as imagens de perfil usadas pelo contato.

Em relação à privacidade, tudo indica que o Facebook não coletará dados do WhatsApp, pois tudo parece acontecer em uma base de dados locais que vai receber no futuro o conteúdo dessas mensagens.

Devido à natureza da encriptação de ponta-a-ponta do WhatsApp, o Facebook poderá adotar o protocolo do Signal para encriptar e desencriptar as mensagens.

Ainda não há informações suficientes sobre, por exemplo, a possibilidade dos dados ficarem no servidor do Facebook para que possam ser acessados por outros dispositivos ou tampouco sabemos se será possível desativar esse tipo de informação.

O ideal seria que o usuário desse consentimento para haver tal fusão das plataformas, mas vamos ter que esperar um pouco mais para saber ao certo como isso será gerenciado.

Reforçamos que, de momento, tudo está ocorrendo através de testes internos e todas as referências encontradas até então podem mudar – há até mesmo uma chance de todo esse projeto de integração ser abandonado, caso o Facebook mude de ideia.

WhatsApp ganha quatro novos pacotes de adesivos animados

Uma semana após liberar o suporte a adesivos animados para o WhatsApp, o Facebook lançou o primeiro pacote de adesivos com essa característica, que chega ao mensageiro na versão 2.20.194.17 no Android e 2.20.70.26 no iOS (ambas em fase de teste).

O usuário necessita ter essas versões instaladas para poder visualizar e baixar os adesivos animados, que também são compatíveis com o WhatsApp Business.

O primeiro pacote com as figurinhas animadas a aterrisar no app foi o Playful Piyomaru, e hoje, quatro novos pacotes foram adicionados: Chummy Chum Chums, Rico’s Sweet Life, Bright Days e Moodly Foodies:


Os stickers podem ser baixados diretamente na WhatsApp Store a partir de hoje, e se eles ainda não aparecem para você, paciência, pois o recurso está sendo liberado aos poucos para todos os usuários.


0

Comentários

Integração entre Messenger, Instagram e WhatsApp chega em breve, sugerem vazamentos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista