LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nvidia pode adotar novo conector de 12 pinos para alimentação na série RTX 3000

14 de julho de 2020 10

A nova família de GPUs Ampere da Nvidia vem constantemente sendo alvo de vazamentos, que já apontaram para um possível lançamento em setembro com uma nova variante voltada para entusiastas. A nova geração deve trazer números impressionantes, e assim sendo também podemos esperar um consumo consideravelmente maior do que a série RTX 2000, com a nova top de linha podendo atingir 350W de TDP.

Agora, reforçando o elevado gasto energético das novas placas, o site FCPOWERUP revela que a família Ampere deve adotar o novo conector de 12 pinos para alimentar as GPUs. Para efeitos de comparação, a interface mais potente disponível no mercado atualmente conta com 8 pinos.

Ainda de acordo com a publicação, a novidade entrega 12V, e se assemelha a dois conectores tradicionais de 6 pinos unidos em uma única conexão, mas diferente deles, a nova interface entregaria uma corrente de 8,5A, contra os 6A da tecnologia tradicional.


A nova série Ampere deve ainda contar com um segundo conector de 4 pinos, mas não se sabe o motivo para isso. Há chances, porém, de se tratar de um ponto de alimentação para o "Coprocessador Transversal" dedicado a Ray Tracing também especulado anteriormente.

A documentação divulgada indica que as especificações estão relacionadas a uma GPU com placa de número PG142, cujo modelo ainda é desconhecido. Conforme aposta o site WCCFTech, e considerando as configurações, é possível que estejamos diante de uma variante high-end, provavelmente a RTX 3070, 3080 ou mesmo a 3090/3080Ti.

Possível design da ASUS para a RTX 3080Ti.

No entanto, é importante ressaltar que esses detalhes devem ser válidos apenas para a linha Founder's Edition, desenvolvida pela própria Nvidia, e modelos de parceiras, como a recém-vazada versão da ASUS, podem adotar um design completamente diferente, seja com uma interface mais econômica, ou até mesmo com consumo maior, especialmente se considerarmos o sistema de refrigeração mais robusto comumente adotado.

De toda forma, apesar das novas especificações, a grande maioria dos usuários deve possuir uma fonte suficientemente forte para alimentar a nova série RTX 3000, bastando apenas plugar dois conectores de 6 pinos na nova interface. Não falta muito para termos novas informações, com setembro se aproximando rapidamente.


10

Comentários

Nvidia pode adotar novo conector de 12 pinos para alimentação na série RTX 3000
Samsung

Mais nada a esconder! Manual de usuário do Galaxy Watch 3 confirma todos os detalhes

Tech

Coronavírus: Brasil chega a 92.475 mortes em 2.662.485 casos confirmados | Relatório diário

Android

Novo Tracker 2021: app e WiFi a bordo fazem diferença? | Análise / Review

Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta