LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mudou de ideia? Microsoft ainda cogita o fim do Xbox Live Gold, mesmo depois de desmentir rumores

09 de julho de 2021 12

Atualização (09/07/2021) - GS

Há algum tempo, surgiram rumores de que a Microsoft estava cogitando o fim da Xbox Live Gold, serviço por assinaturas que garante jogos gratuitos e acesso ao modo online de diversos jogos, contudo, não demorou muito para que a própria Microsoft desmentisse as informações e afirmasse que o serviço "veio pra ficar".

De acordo com o jornalista Jeff Grubb, famoso por revelar algumas informações certeiras dos bastidores da indústria dos videogames, a Live Gold não tem um futuro tão sólido quanto a Microsoft indicou no passado.

O argumento inicial de Grubb é baseado no fato de que o multiplayer de Halo Infinity será gratuito, o que só faria sentido se a Xbox Live Gold fosse removida. No entanto, a Microsoft anunciou que a Live Gold não era mais necessária para jogar multiplayer em jogos gratuitos, fazendo com que o Serviço seria mantido para os outros jogos.

Segundo o jornalista, parece que os planos de acabar com a Gold ainda estão em pauta.

Eu só quero reiterar, a Xbox Live Gold ainda está na mesa de alguém com a etiqueta 'isso vai ser descartado em algum momento'. Não sei se eles estão falando muito sobre isso agora, mas eles ainda possuem um planejamento que diz 'Xbox Live Gold será descartada em algum momento do futuro.

Grubb diz que isso só não aconteceu ainda porque a Xbox está esperando o número de inscritos no Game Pass aumentar.

De acordo com o jornalista, antes da E3, algumas pessoas da Microsoft estavam ansiosas com o serviço, já que o número de novos inscritos não estava acelerando muito, mas o futuro promissor do catálogo e a apresentação bem-sucedida aceleraram o ritmo de crescimento, mantendo os executivos sob controle.

Grubb afirma que o plano de descartar a Live Gold deve ser executado quando o Game Pass atingir cerca de 50 milhões de assinantes, no entanto, o jornalista afirma que a plataforma tem cerca de 23 milhões de inscritos atualmente, o que significa que ainda deve levar um tempo para que as mudanças aconteçam.

Considerando que o Game Pass tem grandes chances de crescimento nos próximos anos, graças aos lançamentos grandiosos prometidos para chegar ao catálogo do serviço no mesmo dia de lançamento nas lojas, a informação acima certamente parece plausível, mas ainda teremos de esperar para ter certeza.

Você acha que a Microsoft irá realmente se livrar da Live Gold?

Atualização em 06/08/2020 - por EM

A próxima geração de consoles está chegando, e a Microsoft já reforçou como o Game Pass será importante para o Series X, o que parece dar a ela uma certa vantagem, já que lançamentos first-party poderão ser jogados com o serviço sem que o consumidor precise pagar por jogos avulsos.

Um rumor que acabou empolgando o público também diz respeito ao Xbox Live Gold. Depois que a assinatura anual do serviço foi descontinuada, começou-se a comentar sobre a possibilidade da gigante de Redmond deixar de cobrar pelo acesso ao multiplayer online dos seus jogos. Isso ganhou mais força quando foi comentado que Halo: Infinite poderia oferecer acesso online gratuito.

Porém, infelizmente não é por aí: em nota ao The Verge, o porta-voz da companhia informou que o Xbox Live Gold não será descontinuado com a chegada da próxima geração, e pelo contrário, desempenhará um papel igualmente importante.


Mudanças, porém, não estão descartadas. O nome do serviço poderá mudar, já que o porta-voz se referiu a todo momento ao Live Gold apenas como "serviços online do Xbox". Fato é que, assim como a Sony, tudo indica que a Microsoft seguirá cobrando para permitir o multiplayer online nos jogos de sua plataforma.

Vale lembrar que os supostos preços dos consoles next-gen podem já ter sido vazados pelo Carrefour lá fora. Tanto o Series X quanto o PlayStation 5 deverão estar disponíveis em mercados-chave, como os Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, até o final desse ano.

Enquanto a Microsoft aposta no Game Pass para sair na frente, a Sony pode estar guardando um segredo matador para o PlayStation 5, envolvendo a retrocompatibilidade do seu dispositivo de jogos.

E você, o que acha da continuidade do Xbox Live Gold? Vê vantagem em assinar apenas esse serviço, ou opta / optaria pelo Game Pass Ultimate? Conte para a gente nos comentários!

Artigo original de 31/07/2020

A Microsoft empolgou com a possibilidade de oferecer o multiplayer online de Halo Infinite gratuitamente em suas plataformas. E pode ser isso signifique o início de uma mudança muito importante na indústria.

Segundo o insider Jeff Grubb, que por diversas vezes se mostrou fonte confiável para a indústria dos games, o Xbox Live Gold poderá ser descontinuado com a próxima geração de consoles da gigante de Redmond. Um sinal recente de que o serviço deixaria de ser uma prioridade para a empresa, inclusive, foi o fim das assinaturas anuais para o serviço.

Assim, os jogadores só precisariam se preocupar em adquirir seus jogos preferidos, com partidas online liberadas sem que fosse necessária a aquisição de nenhum serviço adicional, nem mesmo o Game Pass Ultimate.


Mesmo sendo de fonte confiável, a informação de Jeff deve ser encarada com cautela: por trazer um dado extremamente otimista para a indústria, é bom não nos empolgarmos tanto até ouvirmos da boca da própria Microsoft. Além do mais, pode ser que apenas jogos gratuitos, first-party, ou alguns selecionados tenham seu multiplayer liberado sem necessidade de aquisição de serviços adicionais.

Se a Microsoft for mesmo pelo caminho do "liberou geral", a Sony poderá ter uma nova dor de cabeça: tudo indica que o Series X chegará a um preço mais em conta que o PlayStation 5, até em virtude do possível lançamento de um Xbox Series S. Além disso, o Game Pass já se posiciona como uma segunda vantagem, ao ter tido jogos confirmados para a próxima geração já no dia de lançamento dos dispositivos.

Ofertar multiplayer online gratuito pode ser mais um diferencial a favor da Microsoft, aumentando as diferenças entre os consoles, por mais que a Sony realmente tenha exclusivos louváveis.

Vale lembrar, mesmo a Nintendo começou a cobrar pelo multiplayer online com a chegada do Nintendo Switch. A japonesa resistiu bravamente até o Wii U, mas com a sua nova geração de produtos embarcou nessa que, em 2017, ainda era uma tendência da indústria.

E você, o que acha da possibilidade de jogar online gratuitamente no Xbox Series X? Conte para a gente nos comentários!


12

Comentários

Mudou de ideia? Microsoft ainda cogita o fim do Xbox Live Gold, mesmo depois de desmentir rumores
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista