LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AMD Radeon RX 6000: suposta imagem da "Big Navi" com 16GB de VRAM GDDR6 é vazada

11 de setembro de 2020 8

Confirmando antigas informações, a AMD anunciou nesta semana a data de lançamento de suas aguardadas linhas de CPUs Ryzen 4000, baseados na arquitetura Zen 3, e GPUs Radeon RX 6000, desenvolvidos com a RDNA 2, também presente nos consoles de nova geração. Agora, semanas antes dos eventos, a primeira imagem do que supostamente seria a lendária Big Navi pode ter vazado, entregando alguns detalhes da nova top de linha da fabricante.

Na foto, uma placa ainda em estágio de testes, contando com uma solução temporária de resfriamento, pode ser vista em funcionamento. Não é possível dizer com precisão qual modelo está sendo analisado, mas a etiqueta de identificação meciona o sufixo "XT", indicando se tratar de uma variante gamer, considerando que a sigla é utilizada pela AMD em sua linha voltada para games.

Outro detalhe entregue pelas etiquetas é a presença de módulos de memória de 16 Gb da Samsung, com as marcações na placa indicando o tipo GDDR6, contrariando rumores que apontavam para o uso de chips do tipo HBM2. A quantidade total seria de 16GB, operando em uma interface de 256-bit, com velocidade esperada de 16 Gbps, o que resultaria em uma largura de banda de respeitáveis 512GB/s. A velocidade de operação, no entanto, assim como a quantidade de memória podem ser modificadas na versão final da GPU, portanto tome esses aspectos como um rumor.

Ainda em estágio de testes, a suposta AMD Radeon RX 6000 Big Navi conta com 16GB de VRAM GDDR6 em uma suposta velocidade de 16 Gbps, com largura de banda de 512GB/s.

Por fim, também é possível perceber a presença de memória em ambos os lados da placa, o que pode indicar que uma variante profissional dessa GPU teria a capacidade de oferecer até 32GB de RAM. Nenhum outro detalhe sobre performance, ou especificações do chip em si foram divulgados.

Ainda assim, é possível ter uma ideia do que podemos esperar, seguindo informações da própria AMD, além de detalhes revelados em decorrência da presença da arquitetura RDNA 2 nos consoles. Os grandes destaques das novas GPUs são sua eficiência significativamente superior à primeira geração RDNA, oferecendo 50% a mais de performance por Watt.

A nova arquitetura RDNA 2 deve fornecer saltos de até 50% de performance por Watt quando comparada à RDNA de primeira geração.

Além disso, tecnologias como Variable Rate Shading (VRS), que varia o nível de detalhes de acordo com a distâncioa de objetos da câmera, e o tão aguardado Ray Tracing já estão confirmados. Não falta muito para que a série RX 6000 seja anunciada, e será interessante ver como as novas placas concorrerão com a linha GeForce RTX 3000 da Nvidia.


8

Comentários

AMD Radeon RX 6000: suposta imagem da "Big Navi" com 16GB de VRAM GDDR6 é vazada
  • 16gb de VRAM Porra vai pra escola aprender a a como se escrever

      • Falta só melhorar as temperaturas as anteriores esquentam....

        • Renan...
          Dê olhada nesse link, em ambos links são de site gringos muito respeitado pelas informações que fornecem ao mercado:

          https://www.techpowerup.com/gpu-specs/radeon-rx-6900-xt.c3481
          e
          https://www.techpowerup.com/271988/alleged-amd-radeon-big-navi-prototype-pictured

          Inclusive fiz uma breve comparação em um cometário recentemente, a qual não faz meia hora atrás acerca do assunto

            • a minha duvida não é muito como elas vão concorrer e se elas vão concorrer, porque ao que parece a AMD demorou demais e como sempre vai acabar tendo que esmagar suas margens de lucro pra poder concorrer.

                • Vamos lá...

                  Informações baseado do link da minha postagem:

                  A Radeon RX 6900 XT será uma placa de vídeo da AMD, com lançamento previsto para 2020. Construída no processo de 7 nm e baseada no processador gráfico Navi 21, a placa suporta DirectX 12 Ultimate. Isso garante que todos os jogos modernos serão executados no Radeon RX 6900 XT. Além disso, a capacidade DirectX 12 Ultimate garante suporte para rastreamento de raio de hardware, sombreamento de taxa variável e mais, nos próximos videogames. O processador gráfico Navi 21 é um grande chip com uma área de matriz de 505 mm² e 23.000 milhões de transistores. Possui 5120 unidades de sombreamento, 320 unidades de mapeamento de textura e 96 ROPs. A AMD emparelhou a memória GDDR6 de 12 GB com o Radeon RX 6900 XT, que são conectados usando uma interface de memória de 384 bits. A GPU está operando a uma frequência de 1500 MHz, que pode ser aumentada para até 1735 MHz, a memória está funcionando a 1750 MHz.Por ser uma placa de dois slots, a AMD Radeon RX 6900 XT extrai energia de 2 conectores de 8 pinos, com consumo de energia de 300 W no máximo. As saídas de vídeo incluem: 1x HDMI, 3x DisplayPort. O Radeon RX 6900 XT é conectado ao resto do sistema usando uma interface PCI-Express 4.0 x16.

                    • Como demorou demais?

                        • Mas a final qual é sua dúvida?

                          Android

                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                          Android

                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                          Windows

                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                          Economia e mercado

                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista