LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel Xe HPG: GPUs para games podem ter modelo com 7.680 núcleos e 23 TFLOPs

15 de setembro de 2020 0

Mesmo enfrentando dificuldades e atrasos com seus processadores, a Intel já trabalha duro para a sua tão esperada estreia no mercado de GPUs. Estabelecida na arquitetura Intel Xe, os novos chips gráficos dedicados da gigante de Santa Clara já demonstraram um pouco do seu poder com o lançamento da 11ª geração Tiger Lake de processadores, e com apresentações da companhia sobre a série para computadores de alta performance Xe HP, que atingiu impressionantes 42TFLOPs de desempenho.

A linha de GPUs da Intel é dividida entre Xe LP, para notebooks e ultrabooks, a já citada Xe HP de alta performance, a Xe HPC para servidores e data centers, bem como a Xe HPG, voltada para jogos, que acaba de ter novos rumores divulgados. De acordo com o site VideoCardz, a gigante de Santa Clara estaria se preparando para lançar um modelo gamer com 960 EUs, o que resultaria em nada menos de 7.680 núcleos, capazes de gerar 23 TFLOPs de poder computacional.

A linha Intel Xe HPG deve oferecer os mesmo benefícios das outras famílias de GPUs da fabricante, trazendo ainda aceleração de Ray Tracing como suas principais rivais.

Esse modelo, que deve assumir o topo da linha, seria desenvolvido para competir em pé de igualdade com as recém-lançadas placas GeForce RTX 3000, e com a nova família Radeon RX 6000, que chega em outubro. Como comparação, a RTX 3080, um dos modelos mais parrudos da Nvidia, conta com 8704 núcleos e atinge os 29,8 TFLOPs.

As novidades implicam em pontos interessantes. Até então, a expectativa é que a linha Xe HPG se limitasse às 512 EUs, em um chip que conta com um único tile, o que resultaria em 4.096 núcleos, de acordo com os anúncios da companhia. Diante da pressão das rivais com números significativamente maiores, a Intel estaria mudando os planos para oferecer as 960 EUs, o que a obrigaria a utilizar 2 tiles em sua nova GPU.

A grandiosa top de linha de 960 EUs e 7.680 núcleos ainda estaria em testes, e pode não chegar ao mercado.

Ao contrário das GPUs Xe HP e HPC, que utilizam memórias do tipo HBM, os modelos Xe HPG devem chegar com 6GB oui 8GB de VRAM GDDR6, para que sejam oferecidas com preço mais acessível. Seu lançamento é esperado para a segunda metade de 2021, utilizando uma litografia externa, possivelmente da TSMC, mas ainda não se sabe o processo utilizando, ainda que já se tenha falado no passado em 7nm.


0

Comentários

Intel Xe HPG: GPUs para games podem ter modelo com 7.680 núcleos e 23 TFLOPs
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista