LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nvidia GeForce RTX 3070 surge no Geekbench superando RTX 2080 Ti; modelo de 16GB é cancelado

22 de outubro de 2020 5

Entre as novas GPUs da linha GeForce RTX 3000 lançadas pela Nvidia, a RTX 3070 é uma das que mais chamou atenção. Parte da série xx70, querida por oferecer o melhor custo-benefício entre as placas do time verde, a RTX 3070 foi anunciada prometendo desempenho superior à lendária RTX 2080 Ti, mas com um preço muito mais acessível, cerca de um terço do cobrado pela GPU top de linha.

Prevista originalmente para chegar ao mercado no último dia 15 de outubro, a RTX 3070 foi adiada para o próximo dia 29, um dia depois da revelação da família Radeon RX 6000 da rival AMD. Diante disso, ainda não há testes que comprovem as afirmações de performance feitas pela Nvidia.


No entanto, se levarmos em conta o mais recente vazamento proveniente do famoso Tum Apisak, parece que a nova GPU intermediária da empresa é de fato uma opção bastante poderosa. A RTX 3070 foi vista no banco de dados do Geekbench, que já conta com dois resultados de testes em OpenCL da placa, contabilizando 350.093 e 359.349 pontos.

Para medidas de comparação, uma das respostas ao tweet de Tum Apisak nota que a RTX 2080 Ti marca entre 345 e 355 mil no mesmo teste. O leaker confirmou, mas lembrou que existem muitos resultados que variam ainda mais, sendo maiores e menores do que os obtidos pela RTX 3070.

De toda forma, com o que já temos em mãos, incluindo os gráficos de desempenho divulgados pela Nvidia, é possível deduzir que a RTX 3070 deve atingir em média performance 8% superior à RTX 2080 Ti, e nada menos que 68% maior do que o apresentado pela RTX 2070, tudo isso custando uma fração do cobrado pela antiga GPU high-end.


O único aspecto em que a nova intermediária deve perder para a RTX 2080 Ti é o Ray Tracing, algo reforçado por Apisak. Isso, no entanto, não chega a ser uma surpresa, já que a contagem de RT Cores e Tensor Cores é significativamente menor. Além do mais, a RTX 3070 tem um obstáculo maior à frente: sua disponibilidade. A Nvidia já confirmou que os problemas de estoque persistirão até 2021, algo que certamente também afetará a estreante.

Paralelo a isso, fontes do site VideoCardz revelam que a variante de 16GB da RTX 3070 e o modelo de 20GB da RTX 3080, há muito especulados, foram cancelados pela Nvidia. Um motivo específico não foi citado, mas acredita-se, ao menos no caso da RTX 3080, que o baixo rendimento na produção das memórias GDDR6X possa ser o principal culpado. Outro ponto que circula na internet é a pressão que a fabricante vem sofrendo com a chegada das novas Radeon, cujo modelo mais básico já conta com 12GB de memória, segundo vazamentos.


5

Comentários

Nvidia GeForce RTX 3070 surge no Geekbench superando RTX 2080 Ti; modelo de 16GB é cancelado
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista