LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel Rocket Lake: chip vaza em overclock de 7GHz com RAM DDR4 a 6666MHz e placa Z590

08 de janeiro de 2021 24

Estamos cada vez mais próximos do lançamento da 11ª geração de processadores Intel Rocket Lake e os vazamentos não param. Baseados nos novos núcleos Cypress Cove, que misturam aspectos das famílias Ice Lake e Tiger Lake, a próxima linha de CPUs para desktop promete oferecer um salto respeitável de performance, podendo até mesmo se igualar aos rivais Ryzen 5000 da AMD.

O mais novo vazamento é protagonizado por um chip desconhecido, possivelmente o Core i7 11700K ou i9 11900K, devido à sua configuração de 8 núcleos, e chega através do usuário do Twitter VWorld. O leaker foi capaz de atingir um overclock de 6,92GHz, utilizando uma placa-mãe Z590 da Gigabyte, pertencente à nova família que estreará junto à 11ª geração da empresa.

As especificações impressionantes não param por aí, já que a memória DDR4 de 8GB instalada na máquina foi levada a 6666MHz, número altíssimo que exige uma placa-mãe bastante robusta. Como era de se esperar, foi utilizado nitrogênio líquido para manter as temperaturas controladas.

Os vídeos divulgados por VWorld revelam ainda alguns detalhes interessantes, e acabam confirmando o uso de um chip Rocket Lake, apesar de não haver indicação clara disso. Conforme notou o site VideoCardz, há por aqui presença das instruções AVX512F e SHA, além de 16MB de cache L3 e 4MB de cache L2, características únicas da nova família da Intel.


O vazamento pode se tratar de um teste interno da Gigabyte, como especula o WCCFTech. As fabricantes de placas-mãe costumam realizar sessões de overclock para mostrar as capacidades de seus componentes, o que parece ser o caso. De toda forma, não falta muito agora para conhecermos oficialmente a família Rocket Lake, que deve ser oficializada junto às placas da série 500 na CES 2021.


24

Comentários

Intel Rocket Lake: chip vaza em overclock de 7GHz com RAM DDR4 a 6666MHz e placa Z590
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista