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Steam Deck: Valve anuncia adiamento no lançamento do console

10 de novembro de 2021 41

Atualização (10/11/2021) - GS

Desde que foi anunciado, o Steam Deck tem sido aguardado com muito entusiasmo pelos fãs do mundo todo, com potencial para superar até mesmo a popularidade do Nintendo Switch, seu principal concorrente.

Quando a Valve anunciou o produto, a empresa confirmou que ele seria lançado em dezembro deste ano para Estados Unidos, Canadá, União Europeia e Reino Unido, mas esta semana, a empresa trouxe a triste notícia de que o lançamento terá que ser adiado.

A nova previsão de lançamento é fevereiro de 2022.

O lançamento do Steam Deck será adiado em dois meses. Lamentamos por isso - fizemos o nosso melhor para contornar os problemas do abastecimento de estoque global, mas devido à escassez de materiais, os componentes não estão chegando às nossas instalações de fabricação a tempo de cumprirmos nossas datas de lançamento iniciais.

Os usuários que fizeram a pré-reserva do console não terão que se preocupar, mas aqueles que aguardavam na fila por uma chance de adquirir o console, terão de esperar mais um tempo.

A crise dos componentes eletrônicos continua afetando gravemente diversos setores da indústria e o Steam Deck é mais um dos consoles que não consegue atender as demandas por conta da falta de componentes de fabricação. Embora a Microsoft e a Sony tenham conseguido abastecer os estoques de Xbox Series e PS5 lentamente, a Nintendo também já confirmou que não conseguirá atender a demanda de Switch para o ano que vem.

Será que teremos o lançamento do Steam Deck no Brasil em algum momento do ano que vem?

Atualização (13/08/2021) - HA

Ainda há muita curiosidade para saber quais as potencialidades na prática do Steam Deck e de seu sistema operacional. Uma novidade talvez indique que a Valve está investindo em um experimento mais arriscado para trazer mais customizações ao sistema. Isso porque, em vez de rodar o SteamOS com base no Debian (sistema mais estável e fechado), a empresa está optando pelo Arch Linux — mais enxuto e personalizável.

Com essa base, a empresa poderá trazer mudanças mais interessantes para o seu PC portátil que, com joysticks no lugar de mouse e teclado, é uma máquina longe da convencional.


Ao optar pelo Linux, a Valve também evitar a concorrência com a Microsoft Store, além de reduzir drasticamente os custos de produção e personalização do sistema, visto que o sistema do pinguim é de código aberto. O dilema fica em relação à compatibilidade dos jogos, já que o Windows é tecnicamente melhor para esse recurso.

Quanto a isso, porém, a Valve tem prometido que seu acervo estará disponível para rodar no mínimo a 30 fps. Enquanto isso, levantamento do portal Ars Technica destaca que apenas cerca de 25% dos games tem versões nativas para Linux, incluindo games AAA.

Outros 26% são jogáveis por meio do Proton, que torna jogos do Windows compatíveis no Linux. Faz sentido, então, que a opção pelo Arch Linux para SteamOS mire nessas funcionalidades também.

E você, está ansioso pelo console da Valve? Deixe suas impressões!

Atualização (26/07/2021) - GS

Desde que a Valve anunciou o Steam Deck, seu novo console portátil, os fãs estão eufóricos para por as mãos no novo console, contudo, como era de se esperar, muitos ainda estão em dúvida sobre a performance do dispositivo, fazendo com que a própria fabricante altere algumas especificações técnicas para esclarecer as dúvidas.

Na semana passada, o desenvolvedor Pierre-Loup Griffais forneceu uma análise mais profunda sobre o hardware do Steam Deck e explicou que a tendência da indústria em lançar jogos com resoluções mais nítidas e taxas de frames maiores é um bom presságio para o aparelho, por conta de sua tela de baixa resolução e meta de 30 fps.

A declaração deu a entender que a Valve está buscando por 30 fps nos jogos do Steam Deck, o que não faz muito sentido, dado que os componentes do dispositivo possuem especificações impressionantes, então o desenvolvedor teve de esclarecer sua declaração.

Segundo Griffais, 30fps nesse caso “se refere ao mínimo que consideramos jogável em nossos testes de performance".

Os jogos que testamos e mostramos atingiram e excederam bastante essa marca, até o momento.

Além disso, ele também confirmou que o console virá com um limitador de FPS, que foi desenvolvido para aprimorar a performance e gerenciar a duração da bateria, o que é algo extremamente importante em um dispositivo portátil.

Você está ansioso pelo Steam Deck?

Atualização (21/07/2021) - GS

Poucos dias depois do anúncio oficial do Steam Deck, a Valve parece ainda estar fazendo ajustes técnicos no dispositivo, a fim de deixá-lo ainda mais interessante para os fissurados em games.

Além de garantir que o console portátil não deve passar pelos problemas de drift nos direcionais analógicos, algo muito comum no Nintendo Switch, a empresa também alterou a descrição técnica da memória RAM do dispositivo, como uma forma de mitigar todas as dúvidas sobre o componente.

Inicialmente, a ficha técnica do Steam Deck indicava uma memória LPDDR5 de dois canais, o que poderia resultar em um gargalo para o potencial do dispositivo, ainda mais quando usada em conjunto com o chip Zen 2, que é capaz de lidar com um fluxo de dados muito maior.

Esta semana, a ficha técnica do aparelho foi alterada, revelando que o Steam Deck será equipado com RAM de quatro canais, o que aumenta a largura de banda para 88 GB/s, evitando um possível gargalo.


Em comparação, o Nintendo Switch é capaz de processar com 25,6 GB/s, os APUs Ryzen com Vega 11 vão até 48 GB/s, enquanto muitos laptops têm cerca de 68 GB/s. Sendo assim, o Steam Deck é uma ótima opção econômica para quem procura um dispositivo dedicado aos jogos capaz de garantir uma boa potência.

Independente do que aconteça, o console já é um sucesso, com pré-vendas iniciais esgotadas e uma ampla fila de espera. Enquanto isso, resta aos brasileiros aguardar pela chegada do dispositivo por aqui.

Você pretende adquirir um Steam Deck?

Atualização (15/07/2021) - HA

A Valve acaba de anunciar o Steam Deck, um console portátil para jogos de PC que, confirmando antigos rumores, tem uma aparência similar ao Nintendo Switch — ainda que sem os controles destacáveis. O videogame será lançado em dezembro, e será vendido em diferentes modelos, custando a partir de US$ 399.

O dispositivo tem um APU AMD com um CPU Zen 2 quad-core de oito núcleos e oito unidades de computação de gráficos AMD RDNA 2, junto com 16 GB de RAM LPDDR5. Os preços dos modelos variam de acordo com o armazenamento. O com eMMC de 64 GB sair por US$ 399, enquanto os de SSD NVMe de 256 GB e de 512 GB saem, respectivamente, por US$ 529 e US$ 649. Será possível expandir o armazenamento também com um slot para cartões MicroSD.

Especificações do console da Valve.

Em termos de console, o Steam Deck vai trazer muitos botões e opções. Na imagem abaixo, podemos ver todas as suas características, como dois analógicos, setas, botões, gatilhos, dois trackpads e botões de acesso rápido aos menus da Steam, além de quatro botões traseiros adicionais.


Quanto à bateria, a Valve trabalhou com analogias para explicar a capacidade do console. Para quem só navega na internet, e joga games 2D que não exigem tanto da máquina, a bateria pode durar entre 7 e 8 horas. Mas para quem optar por jogar algo mais recente, como Portal 2 (exemplo da casa) é possível rodar por 4 horas seguidas no máximo, ou, se limitado a 30fps, pode atingir 5 ou 6 horas.

Será possível conectar o videogame a TVs e ele deve vir com portas USB-C com conectividade para HDMI, Ethernet e USB, bem como Bluetooth nativo — este último recurso, aliás, não está presente no Switch.

No quesito de software, o Deck vai trabalhar com uma nova versão do SteamOS otimizada para o portátil. O sistema real é baseado em Linux e utilizará o Proton para permitir a compatibilidade com jogos baseados em Windows sem exigir ports específicos para o videogame.

Ele deve rodar a interface da Steam com todos os recursos, mas usuários mais avançados devem conseguir revertê-lo e usar a versão desktop do Linux.

As reservas para as três versões do console começam na tarde de sexta-feira, com uma taxa de US$ 5 para fazer essa separação — que ainda não se caracteriza como uma pré-venda. A princípio, essa reserva será exclusiva a conta da Steam que já realizaram compras anteriormente, na tentativa de evitar bots revendedores.

O console ficará restrito, por ora, à distribuição nos Estados Unidos, Canadá, União Europeia e Reino Unido.

E aí, o que achou do portátil da Valve? Tá valendo mais que comprar um Switch? Deixe seu comentário!

Matéria original (26/05/2021)

A Valve parece estar se preparando para a sua próxima grande investida em um produto de hardware, e desta vez, não estamos falando de um simples acessório.

Em uma versão beta recém-liberada do Steam, sua plataforma online de games, foram encontradas referências que mencionavam um produto chamado SteamPal e menus de sistema que sugeriam uma experiência de uso destinada a um dispositivo portátil.

Após isso, alguns vazamentos emergiram na web mencionando múltiplas fontes que revelaram que tal aparelho seria, de fato, um "projeto secreto" da Valve, que aponta para um PC Gamer no estilo Nintendo Switch.


Nele os usuários poderiam ter acesso à sua biblioteca de jogos independente de onde estivessem, e o sistema operacional SteamPal seria baseado no Linux (apesar de o Windows também ser considerado como um potencial S.O.).

Tudo indica que, no presente momento, o aparelho está em fase de testes e já possui protótipos com chips AMD e Intel – ou seja, aparentemente a NVIDIA nem sequer está sendo considerada.

Um dos protótipos teria uma tela mais esticada para as laterais do que o Switch, incluindo além de um painel sensível ao toque alguns controles e gatilhos bem como dois joysticks e um touchpad.

O console também poderia ser posicionado em um dock onde conectaria através de uma porta USB-C à TVs, para uma jogatina na telona.

Ainda não sabemos quando esse aparelho será oficializado tampouco os pormenores de precificação, mas a publicação sugere que sua chegada ao mercado deve ocorrer antes do final desse ano.


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