LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel Alder Lake de 16 núcleos e nova arquitetura da GPU Iris Xe tem benchmarks vazados

25 de junho de 2021 2

Os processadores de 12ª geração da Intel, sob codinome Alder Lake, já representam uma das maiores expectativas para o público mainstream, profissional e gamer este ano. O anúncio do Windows 11, dado na última quinta-feira (24), reforça a chegada do hardware em breve.

Há pouco, testes de benchmarks de dois modelos de chips da 12ª geração emergiram na internet com uma nova unidade de processamento gráfico dedicada. Os componentes consistem em um modelo para desktop de 16 núcleos e um modelo para dispositivos móveis de 14 núcleos.


Ambos os processadores são baseados na nova geração da arquitetura de gráficos Xe-LP e Xe-HPG, e tiveram resultados em benchmarks produzidos pelo OpenCL. Vale lembrar que o modelo de 16 núcleos pode ser de nível equivalente ao processador testado no último mês de fevereiro com a mesma quantidade de núcleos.

Alder Lake 16+24

A CPU para desktop integra 16 núcleos e 24 threads, sendo 8 níucleos de alto desempenho (Golden Cove) e 8 núcleos de baixo consumo (Gracemont), possui capacidade de 30 MB em cache L3. O clock básico se mantém na frequência modesta de 1,8 GHz, enquanto as velocidades máximas ainda são desconhecidas devido a resultados errôneos do Geekbench 5.


Para seu desempenho gráfico otimizado, esse hardware embarca a arquitetura Xe-LP com um total de 32 unidades de execução (256 núcleos) com frequência de 1.500 MHz. Conforme observado na captura de tela, a pontuação de 8.647 define um salto de desempenho considerável em relação à iGPU UHD 750 integrada na atual geração de processadores.

A nível de comparação, essa GPU integrada pontuava em 7.974, configurando em um ganho de 8,5% de performance em gráficos. Aqui, é importante frisar que o processador testado não conta com os mesmos drivers refinados suportados pela 11ª geração, portanto, o real desempenho do novo hardware pode ser até 10% superior.

Alder Lake 14+20

O processador móvel da família — isto é, pelo menos um dos modelos — passou pela testagem com 6 núcleos de alto desempenho (Golden Cove) e 8 núcleos de baixo consumo (Gracemont) para um total de 14 núcleos e 20 threads. A CPU apresenta clock básico de 800 MHz que pode atingir até 4,0 GHz, embora ainda possa haver alterações no lançamento.

Com armazenamento de 24 MB em cache L3 e GPU UHD Xe-LP com 96 unidades de execução (768 núcleos), os testes sugerem que esse hardware contará com 1,5 GB de memória de vídeo, embora ainda não seja claro se este é um chip integrado ou uma nova GPU discreta da Intel, mas a listagem mostra a velocidade máxima de clock em 1.200 MHz.


A plataforma pontuou em 6.516 no OpenCL, um número considerado baixo, mas provavelmente devido à mesma falta de um driver otimizado para as plataformas móveis.

A assertividade dos testes também é falha ao observar testes com uma SKU construída sobre a arquitetura Xe-HPG, mais avançada, integrando 256 unidades de execução (2.048 núcleos) com memória total de 6 GB, que foi medido em 1.400 MHz, mas pontou em 18.482, o que é cerca de duas vezes o desempenho da parte desktop.

As listagens estão em concordância com a implementação do soquete LGA1700 para as plataformas desktop ao passo que chips de dispositivos móveis serão conectados com o soquete FCBGA1744. Ainda sem uma data de lançamento confirmada ou qualquer informação oficial fornecida pela Intel, podemos esperar novos vazamentos em breve.


2

Comentários

Intel Alder Lake de 16 núcleos e nova arquitetura da GPU Iris Xe tem benchmarks vazados
  • Esse alder Lake de 16 núcleos provavelmente será a primeira APU mobile da Intel, terá uma GPU integrada potente o suficiente para competir com uma placa GTX 1650 super.

    Esses 8.000 pontos feitos pela GPU deve ser revisado pois 96 EU já é o suficiente para conseguir esse ponto.

      • Boas novidades intel, mas isso tudo é por causa da Apple?

          Segurança

          CES 2022: evento será presencial e exigirá comprovante de vacinação para participantes

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular