LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vivo registra patentes de câmera sob tela, pop-up com lentes frontais e traseiras e mais

04 de outubro de 2021 10

Atualização (04/10/21) - HA

Uma das novas tendências do mercado são as câmeras sob a tela, que já figuram em aparelhos como o Galaxy Z Fold 3 e o Mi Mix 4, mas que ainda sofrem por não conseguirem ficar totalmente invisíveis, nem por conseguirem qualidades de imagem semelhantes à das soluções perfurantes comuns.

Agora, é a vez da Vivo de mostrar um pouco do que está desenvolvendo, ainda que seja em forma de patente. Na documentação, aparece um smartphone da marca com a câmera no canto superior direito, sob a tela, que será escondido por um novo display — onde apareceria a bateria, por exemplo — para cobrir o componente quando não estiver em uso.

(Imagem: LetsGoDigital/Reprodução)

Essa segunda área de exibição inclui uma pluralidade de pixels e de partes transmissoras de luz, com brilho ajustável, e que poderia ajudar bastante entre um modo e outro, permitindo fotos com melhor qualidade e a devida camuflagem à câmera.

A Vivo já demonstrou um protótipo de telefone com uma câmera sob o display no smartphone conceitual Vivo APEX 2020, equipado com uma câmera sob o display de 16 MP.

(Imagem: LetsGoDigital/Reprodução)

Ainda não se sabe quando e se será lançado um smartphone Vivo com tecnologia de câmera sob a tela, ainda mais com esse segundo display relatado na patente, mas série Vivo NEX parece ser a linha adequada para aplicar esta tecnologia pela primeira vez.

E você, gostou da ideia da Vivo? Deixe seu comentário!

Atualização (23/09/2021) - FM

Nos últimos meses, vários registros de patentes solicitados indicam que a vivo busca implementar tecnologias de câmeras inovadoras em seus celulares, apesar de não haver nenhuma confirmação de que a fabricante chinesa utilizará os recursos no futuro.

Após declarar seus direitos sobre um mecanismo de câmeras pop-up e destacáveis para smartphones, além do versátil módulo com display, a empresa detalhou uma nova tecnologia de um dispositivo que também possui câmeras em um sistema pop-up destacável, mas com a peculiar característica de abrigar sensores na frente e atrás.


A fabricante registrou a patente na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), onde foi descoberta pelo LetsGoDigital. O documento descreve um celular — sem qualquer furo ou entalhe no display que prejudiquem seu aproveitamento de área — que conta com uma câmera pop-up destacável instalada no canto superior direito.

O mecanismo possui um sensor na frontal e dois sensores na traseira que atuam como as câmeras principais — ao todo, são três câmeras e dois flashes. De acordo com o texto, o módulo pode funcionar de maneira independente, ou seja, pode ser separado do celular e tirar fotos sem estar conectado ao celular pelos seus ímãs.

Para isso, há uma bateria interna que é carregada automaticamente quando o equipamento está inserido no celular, além de utilizar Wi-Fi para se comunicar com o dispositivo.


Vale lembrar que a vivo flerta com esse tipo de mecanismo há muito tempo — o vivo NEX S, lançado em 2018, foi o primeiro celular a utilizar câmeras pop-up. Atualmente, em parceria com a ZEISS, a chinesa vem mostrando boa vantagem em termos de fotografia, portanto é imaginável que seus futuros smartphones sejam destaque no quesito.

Atualização (06/09/2021) - HA

Após câmeras pop-up, vivo registra nova patente de câmera destacável com display para celular

Nos últimos meses, algumas patentes de câmeras da vivo estão surpreendendo pelos mecanismos diversos e pela originalidade — ainda que não haja nenhuma confirmação de que serão usadas mesmo em dispositivos no futuro. A patente que vemos hoje, depositada pela vivo na WIPO em 24 de fevereiro e aprovada em 2 de setembro, também tem essas caracterísicas.

O documento descreve um dispositivo com uma peça removível onde ficaria a câmera. Este módulo em particular possui um lado com dois sensores e um LED, enquanto na face há um display.

São mostradas três opções para uso. Na primeira, a câmera é posicionada na parte traseira, enquanto o display desse módulo fica continuidade com o restante da tela — mostrando alguma informação. No segundo cenário, entretanto, a câmera é posicionada frontalmente, para que você possa tirar selfies.

Como última opção, seria possível usar a pequena câmera de forma independente, separando-a do corpo do smartphone e usando o display para tirar fotos diretamente com esse módulo.


Como as outras ideias apresentadas, não há nenhuma indicação de que será usada em algum celular específico.

Mas e você, o que acharia de ter um smartphone com essa funcionalidade?

Matéria original (26/08/2021) - EB

A vivo já registrou patentes de câmeras pop-up com superzoom para celular no início de agosto e hoje temos novas informações de mais uma patente que mostra um sistema modular de sensores, que pode ser destacado do smartphone. O módulo foi registrado no Organização Mundial da Propriedade Intelectual, OMPI.

As imagens da patente mostram um celular com um módulo de câmera no canto superior esquerdo que pode ser destacado e utilizado para capturar fotos no lugar de uma câmera selfie, eliminando a necessidade de um furo ou entalhe na tela do dispositivo.

Outros benefícios deste design incluem maior facilidade de reparo em caso de dados e a possibilidade de adquirir módulos alternativos com outras funções como telefoto ou ultra-wide, por exemplo.

Imagem: MySmartPrice

Outra possibilidade é utilizar o celular para capturar a foto e visualizar como ela ficará antes mesmo dela ser capturada, o que é muito útil ao fotografar com muitas pessoas de uma só vez, onde é impossível enquadrar todos de perto segurando o smartphone.

O processamento da imagem seria feito ao colocar o módulo de volta no celular. Infelizmente a patente não detalha como o módulo se comunicaria com o smartphone e quais sensores ele poderia ter.

Uma coisa é certa: o módulo ainda precisaria de uma bateria para funcionar destacado do celular, o que pode complicar um pouco as coisas. Outro problema seria a possibilidade de perder o módulo, então um sistema de segurança seria essencial para evitar que ele se desencaixasse do smartphone acidentalmente.

Além do módulo destacável, a patente ainda mostra um formato onde o módulo apenas gira se exibir fora do corpo do aparelho, de forma similar a câmeras pop-up já vistas em outros celulares.

Matéria original (02/08/2021) - EB

Superzoom: vivo registra patente de celular com câmera pop-up e sistema telefoto inovador

Enquanto a Samsung segue investindo em patentes de dobráveis a chinesa vivo está apostando em inovações para as câmeras. Isto é indicado pelo registro de uma nova solução para lentes superzoom por meio de um módulo pop-up em um sistema totalmente inovador. Veja agora como ele deve funcionar.


A patente em questão foi solicitada pela Vivo Mobile Communication ao World Intellectual Property Office no início de 2021, mas a documentação somente foi publicada em 29 de julho. Nela são mostrados sistemas inovadores de câmera pop-up com foco em ampliar as capacidades de zoom em smartphones.

Imagem: LetsGoDigital

É interessante lembrar que a vivo já tem celulares com poder de zoom avançado, chegando até 5x apenas em capacidade óptica, como é o caso do vivo X30 Pro. Como a patente diz que os celulares atuais têm capacidades muito limitadas, é esperado que esta solução eleve ainda mais essas capacidades em smartphones da chinesa.

Imagens: LetsGoDigital

As renderizações que você pode ver foram criadas pelo designer Technizo Concept, que as criou com base no material fornecido pela patente. Entretanto, é interessante dizer que a câmera pop-up é voltada para traseira do celular, que neste caso não tem nenhum sensor adicional.

O sensor da câmera é fixado no módulo inferior, enquanto as lentes estão distribuídas em todas as 4 peças móveis da câmera, que podem se estender ou permanecer num formato compacto quando o usuário decidir utilizar o zoom em sua capacidade máxima.


Infelizmente a documentação não diz qual deve ser o alcance máximo suportado pelo mecanismo, então apenas podemos esperar por mais informações e que a vivo encontre uma forma de aproveitar a ideia da melhor forma possível, visto que um mecanismo pop-up pode preocupar muitos usuários, afinal partes móveis tendem a sofrer maior desgaste e serem mais propensas a danos.

O que você achou dessa ideia da vivo? Conte nos comentários!


10

Comentários

Vivo registra patentes de câmera sob tela, pop-up com lentes frontais e traseiras e mais
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista