LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vivo registra patentes de câmera sob tela, pop-up com lentes frontais e traseiras e mais

04 de outubro de 2021 10

Atualização (04/10/21) - HA

Uma das novas tendências do mercado são as câmeras sob a tela, que já figuram em aparelhos como o Galaxy Z Fold 3 e o Mi Mix 4, mas que ainda sofrem por não conseguirem ficar totalmente invisíveis, nem por conseguirem qualidades de imagem semelhantes à das soluções perfurantes comuns.

Agora, é a vez da Vivo de mostrar um pouco do que está desenvolvendo, ainda que seja em forma de patente. Na documentação, aparece um smartphone da marca com a câmera no canto superior direito, sob a tela, que será escondido por um novo display — onde apareceria a bateria, por exemplo — para cobrir o componente quando não estiver em uso.

(Imagem: LetsGoDigital/Reprodução)

Essa segunda área de exibição inclui uma pluralidade de pixels e de partes transmissoras de luz, com brilho ajustável, e que poderia ajudar bastante entre um modo e outro, permitindo fotos com melhor qualidade e a devida camuflagem à câmera.

A Vivo já demonstrou um protótipo de telefone com uma câmera sob o display no smartphone conceitual Vivo APEX 2020, equipado com uma câmera sob o display de 16 MP.

(Imagem: LetsGoDigital/Reprodução)

Ainda não se sabe quando e se será lançado um smartphone Vivo com tecnologia de câmera sob a tela, ainda mais com esse segundo display relatado na patente, mas série Vivo NEX parece ser a linha adequada para aplicar esta tecnologia pela primeira vez.

E você, gostou da ideia da Vivo? Deixe seu comentário!

Atualização (23/09/2021) - FM

Nos últimos meses, vários registros de patentes solicitados indicam que a vivo busca implementar tecnologias de câmeras inovadoras em seus celulares, apesar de não haver nenhuma confirmação de que a fabricante chinesa utilizará os recursos no futuro.

Após declarar seus direitos sobre um mecanismo de câmeras pop-up e destacáveis para smartphones, além do versátil módulo com display, a empresa detalhou uma nova tecnologia de um dispositivo que também possui câmeras em um sistema pop-up destacável, mas com a peculiar característica de abrigar sensores na frente e atrás.


A fabricante registrou a patente na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), onde foi descoberta pelo LetsGoDigital. O documento descreve um celular — sem qualquer furo ou entalhe no display que prejudiquem seu aproveitamento de área — que conta com uma câmera pop-up destacável instalada no canto superior direito.

O mecanismo possui um sensor na frontal e dois sensores na traseira que atuam como as câmeras principais — ao todo, são três câmeras e dois flashes. De acordo com o texto, o módulo pode funcionar de maneira independente, ou seja, pode ser separado do celular e tirar fotos sem estar conectado ao celular pelos seus ímãs.

Para isso, há uma bateria interna que é carregada automaticamente quando o equipamento está inserido no celular, além de utilizar Wi-Fi para se comunicar com o dispositivo.


Vale lembrar que a vivo flerta com esse tipo de mecanismo há muito tempo — o vivo NEX S, lançado em 2018, foi o primeiro celular a utilizar câmeras pop-up. Atualmente, em parceria com a ZEISS, a chinesa vem mostrando boa vantagem em termos de fotografia, portanto é imaginável que seus futuros smartphones sejam destaque no quesito.

Atualização (06/09/2021) - HA

Após câmeras pop-up, vivo registra nova patente de câmera destacável com display para celular

Nos últimos meses, algumas patentes de câmeras da vivo estão surpreendendo pelos mecanismos diversos e pela originalidade — ainda que não haja nenhuma confirmação de que serão usadas mesmo em dispositivos no futuro. A patente que vemos hoje, depositada pela vivo na WIPO em 24 de fevereiro e aprovada em 2 de setembro, também tem essas caracterísicas.

O documento descreve um dispositivo com uma peça removível onde ficaria a câmera. Este módulo em particular possui um lado com dois sensores e um LED, enquanto na face há um display.

São mostradas três opções para uso. Na primeira, a câmera é posicionada na parte traseira, enquanto o display desse módulo fica continuidade com o restante da tela — mostrando alguma informação. No segundo cenário, entretanto, a câmera é posicionada frontalmente, para que você possa tirar selfies.

Como última opção, seria possível usar a pequena câmera de forma independente, separando-a do corpo do smartphone e usando o display para tirar fotos diretamente com esse módulo.


Como as outras ideias apresentadas, não há nenhuma indicação de que será usada em algum celular específico.

Mas e você, o que acharia de ter um smartphone com essa funcionalidade?

Matéria original (26/08/2021) - EB

A vivo já registrou patentes de câmeras pop-up com superzoom para celular no início de agosto e hoje temos novas informações de mais uma patente que mostra um sistema modular de sensores, que pode ser destacado do smartphone. O módulo foi registrado no Organização Mundial da Propriedade Intelectual, OMPI.

As imagens da patente mostram um celular com um módulo de câmera no canto superior esquerdo que pode ser destacado e utilizado para capturar fotos no lugar de uma câmera selfie, eliminando a necessidade de um furo ou entalhe na tela do dispositivo.

Outros benefícios deste design incluem maior facilidade de reparo em caso de dados e a possibilidade de adquirir módulos alternativos com outras funções como telefoto ou ultra-wide, por exemplo.

Imagem: MySmartPrice

Outra possibilidade é utilizar o celular para capturar a foto e visualizar como ela ficará antes mesmo dela ser capturada, o que é muito útil ao fotografar com muitas pessoas de uma só vez, onde é impossível enquadrar todos de perto segurando o smartphone.

O processamento da imagem seria feito ao colocar o módulo de volta no celular. Infelizmente a patente não detalha como o módulo se comunicaria com o smartphone e quais sensores ele poderia ter.

Uma coisa é certa: o módulo ainda precisaria de uma bateria para funcionar destacado do celular, o que pode complicar um pouco as coisas. Outro problema seria a possibilidade de perder o módulo, então um sistema de segurança seria essencial para evitar que ele se desencaixasse do smartphone acidentalmente.

Além do módulo destacável, a patente ainda mostra um formato onde o módulo apenas gira se exibir fora do corpo do aparelho, de forma similar a câmeras pop-up já vistas em outros celulares.

Matéria original (02/08/2021) - EB

Superzoom: vivo registra patente de celular com câmera pop-up e sistema telefoto inovador

Enquanto a Samsung segue investindo em patentes de dobráveis a chinesa vivo está apostando em inovações para as câmeras. Isto é indicado pelo registro de uma nova solução para lentes superzoom por meio de um módulo pop-up em um sistema totalmente inovador. Veja agora como ele deve funcionar.


A patente em questão foi solicitada pela Vivo Mobile Communication ao World Intellectual Property Office no início de 2021, mas a documentação somente foi publicada em 29 de julho. Nela são mostrados sistemas inovadores de câmera pop-up com foco em ampliar as capacidades de zoom em smartphones.

Imagem: LetsGoDigital

É interessante lembrar que a vivo já tem celulares com poder de zoom avançado, chegando até 5x apenas em capacidade óptica, como é o caso do vivo X30 Pro. Como a patente diz que os celulares atuais têm capacidades muito limitadas, é esperado que esta solução eleve ainda mais essas capacidades em smartphones da chinesa.

Imagens: LetsGoDigital

As renderizações que você pode ver foram criadas pelo designer Technizo Concept, que as criou com base no material fornecido pela patente. Entretanto, é interessante dizer que a câmera pop-up é voltada para traseira do celular, que neste caso não tem nenhum sensor adicional.

O sensor da câmera é fixado no módulo inferior, enquanto as lentes estão distribuídas em todas as 4 peças móveis da câmera, que podem se estender ou permanecer num formato compacto quando o usuário decidir utilizar o zoom em sua capacidade máxima.


Infelizmente a documentação não diz qual deve ser o alcance máximo suportado pelo mecanismo, então apenas podemos esperar por mais informações e que a vivo encontre uma forma de aproveitar a ideia da melhor forma possível, visto que um mecanismo pop-up pode preocupar muitos usuários, afinal partes móveis tendem a sofrer maior desgaste e serem mais propensas a danos.

O que você achou dessa ideia da vivo? Conte nos comentários!


10

Comentários

Vivo registra patentes de câmera sob tela, pop-up com lentes frontais e traseiras e mais
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas