Samsung 21 Dez
Atualização (16/09/2021) por LL
O cooler industrial do futuro chip AMD Ryzen 6000, de codinome "Raphael", acaba de surgir parcialmente em imagens da Cool Server, fabricante do segmento. A AMD deve deve adotar o soquete AM5, arquitetura Zen 4 e suporte estendido para GPUs integradas no Ryzen Raphael, enquanto o segundo lançamento da marca para 2022, o EPYC Genoa, deverá apresentar o soquete SP5.
O soquete AM5 LGA 1718 deve contar com 1718 pinos arranjados no formato LGA (Land Grid Array). Quanto aos requisitos do TDP, a plataforma CPU AM5 AMD apresentará seis segmentos diferentes, começando com a classe de CPU de 170W, que é recomendada para resfriadores de líquidos (280mm ou mais). Os resfriadores AM5 listados pelo Cool Server têm uma potência máxima de dissipação térmica de 240W (ativo) e 210W (passivo).
Já o soquete SP5 LGA 6096 terá 6096 pinos dispostos no formato LGA (Land Grid Array). Este será de longe o maior soquete que a AMD já projetou, com 2002 mais pinos do que o soquete LGA 4094 existente. Parece que a potência de pico em 10ms é classificada em 440W.
Texto original (23/08/2021)
Chips AMD Ryzen 6000 "Raphael" com Zen 4 devem ter suporte estendido para GPUs integradas
Um vazamento recente mostrou que os processadores da AMD deve adotar o soquete AM5 e hoje temos novas informações vindas de uma documentação da Gigabyte. Nela encontramos um diagrama de 3 chips AMD Ryzen 6000 Zen 4 com o AM5, que devem chegar com suporte estendido para gráficos integrados.
Esta pode ser uma bela mudança, pois atualmente os únicos chips da AMD com iGPUs integradas são as APUs da série G que foram anunciadas em abril. Dessa forma, esta tecnologia pode chegar aos processadores Ryzen e Threadripper mais avançados da próxima geração.
Essa nova possibilidade deve facilitar muito a vida dos usuários, afinal se a GPU dedicada tiver algum problema, a integrada pode substituí-la temporariamente em tarefas mais leves. Além disso, outro vazamento recente também já apontou que estes chips podem ter atualização de BIOS via USB assim como em algumas placas AM4 atuais.
Por enquanto, os detalhes são escassos, mas fique ligado no TudoCelular para saber mais se estes rumores realmente serão confirmados por mais informações que devem surgir até o lançamento destes novos processadores da AMD.
Comentários