LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel Core i7-12700K: depois de superar o Ryzen 7 5800X, novo teste reafirma poder do processador

08 de outubro de 2021 20

Atualização (08/10/21) - HA

O Core i7-12700K da Intel, a próxima geração do processador Alder Lake que deve ser lançada em menos de um mês, apareceu em um novo benchmark vazado, reafirmando seu desempenho promissor. Não bastasse já ter superado o AMD Ryzen 7 5800X em um teste anterior, o novo vazamento mostra o processador atingindo uma pontuação de 800 e um resultado multi-thread de 9.423.

Esse modelo oferece 8 núcleos (de desempenho normal) combinados com 4 núcleos de baixo consumo de energia, dando a ele 20 threads no total (os núcleos eficientes não têm hyper-threading).

Vale ressaltar que não temos como confirmar se esses números são fabricados, ou com overclock, nem temos todas as especificações do PC usado no teste. Deixando isso de lado, particularmente o resultado de thread único em particular parece bem potente para o 12700K — que ainda deve ficar atrás do 12900K, o carro-chefe dessa linha.

Uma contagem de 800 para single-thread é um avanço considerável em relação aos atuais chips Rocket Lake, mostrando-se 20% mais rápido em comparação com 11700K. Também está muito próximo da pontuação de 12900K, que em um vazamento anterior atingiu 825 e, da mesma forma, se compara muito bem ao Ryzen 5000.

O resultado multi-threaded de 9.423 está bem atrás do 12900K — que atingiu 11.900 —, e cola bem atrás do Ryzen 9 5900X que consegue cerca de 9.500. Vale lembrar, porém que o 5900X é um chip de 12 núcleos com 24 threads no total. No geral, este ainda parece um ótimo resultado para o processador Intel Core i7 Alder Lake, se esses números forem confirmados.

Matéria original (25/08/21)

À medida que nos aproximamos do lançamento da 12ª geração de processadores da Intel, vazamentos massivos detalham o consumo de energia, interconexão e contagem de núcleos dos chips, deixando poucas informações às sombras.

Por outro lado, resultados de testes de benchmarking também vazam continuamente e fornecem as primeiras impressões sobre o desempenho que esses processadores oferecerão contra seu principal concorrente, o AMD Ryzen. Nesta quarta-feira (25), o suposto Intel Core i7-12700 surgiu no Geekbench, reforçando algumas previsões anteriores.


Com a litografia “Intel 7”, o Core i7-12700 será um dos modelos mais avançados para desktop. O BenchLeaks encontrou sua listagem no Geekbench 5, onde algumas especificações estão distorcidas em função da ausência de drivers e um patch que compreenda a arquitetura híbrida da família Alder Lake.

Essa plataforma contará com 6 núcleos de alto desempenho (Golden Cove) e 8 núcleos de baixo consumo (Gracemont) para um total de 14 núcleos e 20 threads, além da capacidade de 25 MB em cache L3 — 18 MB dos Golden Cove e 6 MB dos Gracemont.

O processador chegou à velocidade de clock básico de 2,1 GHz e atingiu 4,8 GHz em modo boost nos testes. Cabe ressaltar que essa não é uma variante da série “K”, representada por chips desbloqueados para overclock, portanto suas frequências são naturalmente inferiores aos modelos high-end ao TDP de 65W.


Além disso, nem todos os núcleos foram mostrados no Geekbench 5. Aparentemente a plataforma reconhece apenas os núcleos grandes e sequer utiliza os núcleos de eficiência de consumo. De qualquer forma, o modelo obteve 1.595 pontos em testagem single-core e 10.170 em multi-core.

Apesar de provavelmente consistir em um ES (“Engineering Sample”; ou “amostra de engenharia”), o processador superou o desempenho em multi-core do AMD Ryzen 7 5800X em 3% e do antecessor Core i7-11700K em 13%, chegando incrivelmente próximo ao top de linha Core i9-11900K.

Protótipo vaza em imagem

Paralelo ao benchmark, uma SKU do Intel Alder Lake “QWV0” surgiu em imagens reais ainda em sua fase prototípica. As gravuras informam que o chip possui um clock básico de 1,60 GHz. O WCC Tech afirma que o material foi publicado em meio a um artigo referente à eficiência e desempenho da nova arquitetura híbrida da Intel.


O CPU-Z, plataforma de testes e análise de hardware, passará a contar com suporte à nova geração de processadores da Intel. Com essa atualização, informações mais precisas sobre o desempenho e contagem de núcleos de eficiência serão reveladas em breve.

Quais são as suas expectativas para as CPUs de 12ª geração? Comente!


20

Comentários

Intel Core i7-12700K: depois de superar o Ryzen 7 5800X, novo teste reafirma poder do processador
  • Tudo bem que precisou de 3 gerações e quase 1 ano pra conseguir superar os flagships da AMD, mas isso é ótimo. A resposta da AMD com certeza vai ser agressiva, já que a arquitetura Zen ainda pode avançar muito. Por mim eu quero que se matem, quanto mais concorrência melhor.

      • Quanto fanboy da AMD chorando aqui KK

          • Cara, diferente dos fan boy da Intel, os da AMD querem competição.Se vc ta comemorando um produto, que foi recém lançado pela Intel, contra outro que já foi lançado há quase 12 meses pela AMD (num calendário quadrimestral como o da indústria de hardware), então vc torce pelo regresso, meu amigo.
            Pois, sim, mesmo depois de todo esse tempo os preços da AMD ainda estão mais em conta que os da Intel.

            Mas pode comemorar aí, fique a vontade! Comemore que vai pagar mais por um produto que vai ficar defasado nos proximos 3 meses.

            E, tudo isso, enquanto a AMD está na iminência de lançamento da nova
            geração (Zen3+) e com preços que continuam menores que o da Intel.

            • intel como sempre usando de trambique e marketing pra passar a perna na concorrencia e manter a liderança, lançou roadmap pra até 2030 mudando o nome de nanometros para era Angstrom só pra disfarçar os 10+++++++++++

                • Uma terceira geração para, enfim, superar os Ryzen 5000. Se isso não é um sinal de fracasso...

                    • Espero que a Intel supere a AMD.

                        • Vamos ver se tem alguma verdade aí nesses resultados ou é coisa de algums desses idiotas que tem feitiche por marca.

                            • Essa matéria e pura jogada de marketing, é de uma falsidade tamanha que não e nem oficial e nem o processador não tem referência alguma. Contínuo com meu Ryzen e aste lá vista, baby!

                                • Do que adianta uma placa mãe mãe boa z690 com vrm decente é no mínimo u$$350, nem compensa ainda mais esses núcleos atom de economia deveria ser Full 16cores top e 32threads, 5950x muito mais potente, esses bench aí não servem de parâmetros pra nada ninguém compra pra rodar geekbench e essas inutilidades.

                                    • Mas vai lançar final do ano e não bate um ryzen que no final do ano já faz aniversário?? A Intel vai ter que lançar 3 gerações de cores pra tentar bater cada geração de ryzen?? Não tô entendendo produção...

                                        • Faz quase dois anos que venho escrevendo exatamente isso...
                                          Os processadores Ryzen é uma baita de linha de sucesso! Desde que refizeram a arquitetura e a litografia com menos de 10 nm, a AMD simplesmente disparou na liderança, fazendo que seja uma dos melhores custos benefícios do mercado, diferente que a INTEL que insiste em repetir "sucesso" da Intel Core da nona geração...

                                            • Amd vai lançar zen3 + com 20% de ganho

                                              • Agora é saber o TDP. Por incrível que pareça Intel hoje em dia esquenta mais que AMD...

                                                  • Resta saber qual será o preço. Pela história, quando se compara desempenho por preço, comprar intelixo, é burrice

                                                      • Esse aumento de 50 dólares em todos os modelos dos Ryzen 5000 na prática aumentou uns 500 reais aqui.
                                                        Tô achando a 10ª geração da Intel bem mais custo benefício que AMD, sem falar que todos os modelos não-F vem com GPU integrada, o que é um ponto positivo gigantesco em comparação com os AMD que não terminam em "G".

                                                        Já a 11ª geração é basicamente um meme mesmo, temperatura e consumo nas alturas, o custo de um resfriamento decente pra essas churrasqueiras é bem alto.

                                                      • Interessante...
                                                        Duas gerações depois para conseguir superar o AMD 7 5800X, você sabia que vc pode ter esse processador da AMD praticamente 5x menor que o i7-12700? Nas grandes empresas de vendas corporativas permitem que sejam vendidos por 1900 reais... já o I7 12700 só daqui 4 anos que poderá comprar-lo e olhe lá hein!

                                                        Android

                                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                        Android

                                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                        Especiais

                                                        Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas