LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Tudo junto: WhatsApp testa recurso de Comunidade que permite reunir grupos

07 de novembro de 2021 4

Atualização (7/11/21) - HA

Como já identificado no código do app, o WhatsApp deve receber um novo recurso chamado Comunidades, ainda não se sabe precisamente quando, mas cujas funções estão começando a se delinear melhor. Trata-se de um novo espaço, onde administradores de grupos têm mais controle, e consegue reunir facilmente vários outros grupos.

No momento, essa opção aparece como um grupo, não como algum tipo de rede social separada, com a mesma privacidade e criptografia ponta a ponta. O ícone da Comunidade tem uma forma diferente do ícone do grupo, pois não é circular, mas quadrado com cantos arredondados, para que se distinta dos grupos comuns.


Nela, os administradores podem postar mensagens e trazer outros grupos relacionados à natureza da comunidade — a exemplo de um curso de graduação — que seria o equivalente à comunidade —, reunindo grupos referentes grupos de várias aulas diferentes.

A Comunidade vai oferecer algumas ferramentas aos administradores para melhor gerir todos os grupos que nela se incluem, mas, como esta funcionalidade ainda está em desenvolvimento, neste momento não existem detalhes precisos.


Os administradores podem convidar outras pessoas para ingressar na comunidade e os usuários podem ser adicionados manualmente ou ingressar usando um link de convite — assim como nos grupos comuns. No momento não há informações sobre quando esse novo recurso, ainda em desenvolvimento, será disponibilizado para todos os usuários em uma versão estável do aplicativo.

Matéria original (11/10/21)

Mesmo sendo um dos apps mais usados no filão de mensagens instantâneas, o WhatsApp demora um pouco para implementar recursos diferentes a sua estrutura. Agora, a partir da análise do código da versão v2.21.21.6 do WhatsApp Beta, surgem as primeiras especulações a respeito de um novo recurso chamado "Comunidade".

Ao que parece, essa função deve ser diferente dos atuais grupos, ainda que possam ter relações entre um e outro, até uma sobreposição. A princípio, não se pode descartar que essa novidade encontrada nos "strings" do código do app apenas renomeiem os grupos para comunidades. Mas elas também trazem adições e coexistem com os recursos dos grupos.


Em uma parte do código, inclusive, grupo e comunidade são citados em uma mesma descrição. Em especulação do portal XDA Developers, a novidade poderia ser uma função de mídia social dentro do WhatsApp como um aplicativo de mensagens instantâneas, semelhante a um grupo do Facebook. Uma comunidade WhatsApp pode hospedar vários grupos WhatsApp dentro dela mesma, bem como ser um canal dedicado para os administradores enviarem mensagens.

As postagens da comunidade poderiam ainda hospedar respostas encadeadas, como o Telegram permite para as postagens de seu próprio canal. Talvez pudesse haver mais funções administrativas e de gerenciamento, abrindo a possibilidade para a comunidade crescer além dos limites do que os grupos podem agora.

Já o canal WABetaInfo aponta que o recurso deve ser apenas alguma forma de organizar grupos.

E você, o que acha que vem por aí? Deixe suas impressões!

WhatsApp Messenger

Desenvolvedor: Facebook.inc

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


4

Comentários

Tudo junto: WhatsApp testa recurso de Comunidade que permite reunir grupos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista