Rumores 16 Set
Na última quinta-feira (04), a Intel finalmente começou a entregar os novos processadores “Alder Lake” de 12ª geração após um período recheado de rumores. Com o lançamento oficial das novas plataformas, é comum que os entusiastas passem a elaborar as primeiras expectativas sobre o que a equipe azul reservou para a próxima geração.
A família de processadores “Raptor Lake” já deu as caras em vazamentos prévios que fornecem as primeiras impressões sobre sua arquitetura e indicam modelos com até 24 núcleos. Nesta semana, o canal Moore's Law is Dead relatou que os chips de 13ª geração ainda terão suporte às memórias RAM DDR4.
Raptor Lake will support DDR4.
— Moore's Law Is Dead (@mooreslawisdead) November 8, 2021
Some people might say "duh", but I have seen a conspiracy theory going around that Intel would obsolete DDR4 mobos when Raptor Lake launches. No, they won't.
Rest easy DDR4 Alder Lake buyers 😊.
A Intel liderou essa corrida tecnológica e se tornou a primeira fabricante a lançar processadores compatíveis com os novos módulos de memória RAM DDR5. Isso, é claro, não significa que os novos chips deixaram de suportar as memórias DDR4.
Os fatores que levaram a empresa a não dispensar o uso do padrão mais antigo podem ser resumidos aos seus preços elevados e disponibilidade limitada. Além disso, a transição em massa dos módulos DDR4 para DDR5 deve levar um tempo considerável.
Com a alta de preços em função da escassez de semicondutores e as previsões mais pessimistas, tais que podem levar a uma adesão mais lenta ao novo hardware, os usuários passaram a indagar se os módulos mais acessíveis deixariam de ser compatíveis com os processadores de 13ª geração, mas aparentemente, este não será o caso.
O Moore's Law is Dead reforça que a Intel deverá seguir a estratégia utilizada na transição das memórias RAM DDR3 para RAM DDR4. A compatibilidade com módulos DDR4 iniciou com os processadores de 6ª geração (Skylake), mas os pentes de memória DDR3 permaneceram suportados por mais dois anos até a chegada da 8ª geração (Coffee Lake).
Um analista espera que a RAM DDR5 ultrapasse a participação de mercado da RAM DDR4 somente em 2023. Rumores afirmam que a 13ª geração dos processadores da Intel serão introduzidos em meados de 2022 e mantenham características de seus antecessores — incluindo o design híbrido e o soquete LGA 1700.
Comentários