LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Snapdragon 8Gx Gen 1: indício sugere novo nome para plataforma da Qualcomm

26 de novembro de 2021 64

Atualização (26/11/2021) - HA

O mundo da tecnologia e dos smartphones se perde entre números, modelos, marcas que ora contradizem, ora confirmam os diversos rumores que preenchem as redes. Pois na manhã desta sexta-feira (26), um novo indício encontrado em uma página em testes da Qualcomm parece apontar para um mais novo nome para a plataforma móvel de ponta da empresa. Se antes a série númerica do 895 ou 898 foi abandonada para dar lugar ao Snadragon 8 Gen 1, agora o componente ganhou mais algumas letrinhas, e pode se chamar Snadragon 8Gx Gen 1.

Como o logotipo foi introduzido em uma página de testes para um novo produto, ainda há chances de esse não ser o nome final do produto. Mas, de qualquer forma, é o indício de um lançamento iminente. Afinal, a aposta mais segura é que a novidade chegue no dia 30 de novembro, durante o Qualcomm Tech Summit.

E você, prefere qual nome para o processador? Deixe suas impressões!

Atualização (22/11/21) - MR

Após rumores de um leaker na última semana, a Qualcomm deve fazer mudanças importantes na forma como nomeará os modelos das plataformas da série Snapdragon, afastando-se do sistema de sequências numéricas de 3 dígitos que dá nome há anos para seus produtos. A notícia vem à tona próximo da estreia de sua próxima plataforma da nova geração no evento Tech Summit no dia 30 de novembro.

A marca Snapdragon existirá como uma marca independente, separando-se da marca “Qualcomm” e até retirando o nome da companhia de suas plataformas, algo que foi visto na Snapdragon 888 Plus, o que já dava indícios das intenções da Qualcomm.

Reprodução: Qualcomm

A mudança mais significativa será na forma que a empresa gerenciará o nome de seus produtos. Por anos, a Qualcomm organiza suas plataformas com três dígitos numéricos, como por exemplo, Snapdragon 800, Snapdragon 805 e Snapdragon 888. O primeiro número serve para informar os consumidores do poder da plataforma, como por exemplo, as plataformas da série iniciada em 8 servindo como tops de linha da empresa, enquanto as da série iniciada em 4 são menos potentes, voltadas para produtos mais acessíveis.

O segundo número indica a geração de lançamento anual, como por exemplo o salto do Snapdragon 865 para o 875 e o último número indica pequenas mudanças, como por exemplo o Snapdragon 765G e o Snapdragon 768g. Esse modelo de nome além de ser confuso de acompanhar e muito técnico, fez a Qualcomm perceber que também está ficando sem muitos números para dar continuidade na nomeação de novos modelos. A linha 8 já atingiu o Snapdragon 888, a série 7 está atualmente no Snapdragon 780 e a série 6 está no limite no Snapdragon 695.


De acordo com a Qualcomm, ela mudará para um sistema de um dígito e o número de geração, alinhando-se com outras categorias de produto e a mudança já será aplicada na próxima plataforma da série 8. Se o modelo anterior de nomeação fosse mantido, ele se chamaria Snapdragon 898. A Qualcomm já usa um esquema parecido para nomear processadores para PC, como por exemplo o Snapdragon 7c Gen 2 e o Snapdragon 8cx Gen 2, então a mudança não será algo tão extraordinário.

A companhia não deu muitos detalhes de como será o novo esquema de nomeação, mas a resposta virá no evento Tech Summit na próxima semana. A empresa preferiu postar um vídeo misterioso que apenas indica um 8, sem maiores detalhes e apenas deixando a especulação no ar.

Além disso, a companhia também afirmou que irá utilizar a cor dourada em seus produtos tops de linha e irá parar de usar 5G no nome das plataformas por se tornar algo presente nos futuros produtos da empresa, então não fará sentido coloca-lo no título como novidade ou algo extraordinário.

Texto original (22/11/21)

Snapdragon 8 Gen 1: novo rumor reforça possível mudança no nome do próximo chipset

Atualização (22/11/21) - JB

A Qualcomm pode mesmo mudar o nome dos seus processadores. O rumor foi reforçado neste fim de semana por pessoas que trabalham com a fabricante, sendo que o pessoal do Android Authority chegou a confirmar a mudança.

Em linhas gerais, o novo sistema de nomenclatura da Qualcomm deve começar a funcionar ainda neste ano, sendo que o primeiro agraciado será o chipset que atualmente é chamado de Snapdragon 898.

A fabricante deve abandonar o código de três dígitos e usar um sistema mais interativo e descritivo. Assim, o chipset flagship deste ano pode ser conhecido como Snapdragon 8 gen 1.

Claro que a mudança pode causar uma certa confusão no público quando estamos falando de vários processadores dentro da mesma linha. Isso também pode significar que a Qualcomm pretende simplificar os seus lançamentos? É uma pergunta ainda sem resposta.


De toda forma, levando em consideração o histórico da fabricante, não é de se estranhar essa mudança. Isso porque a marca já utilizou uma ampla gama de números para seus processadores.

Além disso, a Qualcomm também já modificou a nomenclatura dos seus processadores anteriormente. Para quem não se lembra, o primeiro chip Snapdragon foi o S1 e a mudança para os números aconteceu apenas em 2013.

Texto original (15/11/21)

Nada de Snapdragon 898?! Qualcomm pode mudar nome da próxima plataforma top de linha

A Qualcomm está perto de oficializar as suas novas plataformas móveis para a próxima geração de celulares. Contudo, parece que pode haver uma novidade para o nome do próximo chip top de linha da empresa, conforme informações surgidas nesta segunda-feira (15).

De acordo com o leaker conhecido como Ice Universe, a companhia dará a nomenclatura de “Snapdragon 8 Gen 1” ao que se especulava ser o Snapdragon 898 — pela sequência atual. Confira a publicação a seguir:

A tendência é que a Qualcomm siga o mesmo exemplo e também aplique o esquema de nome a outras séries de chipsets que serão lançados em breve. No entanto, ainda não há uma confirmação ou detalhe de fontes sobre os modelos mais modestos.

Outro ponto importante a se ressaltar está no suposto esquema de classificação permitir ter uma clareza maior sobre a “idade” e a categoria de cada plataforma nova — já que indicará em qual linha se encaixa e a que geração pertence.

É importante recordar que o mesmo vazador Ice Universe afirmou, na última semana, que o futuro flagship da desenvolvedora de semicondutores ainda herdaria problemas de superaquecimento do componente antecessor.

Todas as dúvidas a respeito de como se chamarão os futuros chipsets da Qualcomm serão tiradas durante o Snapdragon Tech Summit 2021, marcado para os dias 30 de novembro e 1º de dezembro. O TudoCelular acompanhará de perto as novidades da empresa durante o evento.

Quais são as suas expectativas para o futuro Snapdragon top de linha? Acha que o suposto novo nome é melhor que o anterior? Compartilhe conosco a sua opinião!


64

Comentários

Snapdragon 8Gx Gen 1: indício sugere novo nome para plataforma da Qualcomm
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas