LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fenghua 1: a placa gráfica chinesa com suporte a Vulkan e DirectX

19 de novembro de 2021 17

Nos últimos anos, companhias chinesas têm tentado incansavelmente desenvolver processadores x86, DRAM e memória NAND que poderiam substituir a necessidade de produtos estrangeiros. Nesse meio tempo, uma companhia chamada Innosilicon desenvolveu a primeira placa gráfica chinesa voltada para o setor de jogos.

Em setembro a Jingjia Micro, também conhecida como Jingjiawei, estava testando duas placas gráficas: um modelo mais simples que seria tão poderoso quanto a GeForce GTX 1050 ou uma Radeon RX 560 e um modelo mais poderoso que conseguiria rivalizar com placas como a GeForce GTX 1080 ou a RX Vega 64. Recentemente, a AMD anunciou a Radeon PRO V620, uma placa de vídeo dedicada a jogos em nuvem com 32 GB e GPU Navi 21 e a NVIDIA começará a transmitir jogos diretamente de TVs da LG.

De acordo com dados recentes, a Fenghua 1 é baseada na PowerVR da Imagination Technologies e suporta APIs como OpenGL, Vulkan, OpenGL ES, OpenCL e o DirectX, algo inédito para uma GPU chinesa. Como ela tem como alvo o mercado de consumidores de jogos, também virá suporte a HDMI 2.1, DisplayPort 1.4 e DVI. Além disso, a placa é compatível com PCIe 4.0 e funciona com Windows, Linux e Android.

Pouco se sabe a respeito do hardware ou performance em si, mas o anúncio diz que a placa conta com memória Micron GDDR6X e a GPU é baseada em um dos designs de chips Innolink da Innosilicon.

Reprodução: Techspot

Outra dica do poder da nova placa gráfica Fenghua 1 vem do chefe de marketing David Harold que, em outubro de 2020, ele disse que a décima primeira geração da arquitetura PowerVR tem performance por watt 70% melhor em comparação a GPUs existentes na época.

O mais próximo a isso pode ser encontrado é o FP32 com 6 teraflops. Para referência, a placa de vídeo RX 6600 da AMD é capaz de atingir 7.3 teraflops e a GTX 1660 SUPER da NVIDIA consegue chegar perto dos 5 teraflops.

Reprodução: Videocardz

Se isso for verdade, dirá muito a respeito da eficiência energética da Fenghua 1, mas teremos que aguardar para ver como ela funcionará no mundo real diante de soluções mais modernas de gigantes como a AMD, Intel e NVIDIA.

A nova placa de vídeo Fenghua 1 deverá ficar disponível para consumidores entre 2022 e 2023.

Você acredita que a Fenghua 1 conseguirá disputar com as placas da AMD, NVIDIA e Intel?


17

Comentários

Fenghua 1: a placa gráfica chinesa com suporte a Vulkan e DirectX
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista