LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel Arc Alchemist em mãos! Vaza breve unboxing de GPU que deve rivalizar com a RTX 3070 Ti

07 de fevereiro de 2022 22

Atualização (7/2/2022) - HA

Depois de diversos rumores acerca das GPUs Arc Alchemist da Intel, saímos do domínio das renders e passamos para o mundo real, confirmando ou corrigindo os detalhes esperados para o componente. E a partir de uma publicação no sábado (5) o usuário Ayxerious, podemos ver a novidade em mãos, em um brevíssimo unboxing.

Chama a atenção, primeiro, seu tamanho pequeno para uma GPU moderna. De slot duplo e com altura e largura padrão, deixando espaço para os dois coolers, que devem ser suficientes para resfriar a placa com apenas um conector PCIe de 8+6 pinos, limitada a 225W.

Outra foto detalha os circuitos internos de uma placa protótipo, com todos os seus detalhes à mostra. Há vestígios de oito módulos de memória ao redor do chip da GPU. Se forem usados ​​com módulos de memória de 2 GB, somarão um total de 16 GB de VRAM.

(Imagem: Reprodução)

Esses modelos que têm aparecido devem se referir aos modelos sendo enviados para empresas parceiras, sugerindo um lançamento iminente. Alguns apontam que a placa pode ser lançada até março, mas outros acreditam que será necessário mais tempo para finalizar e realizar os ajustes finais antes de chegar ao consumidor.

Pelo menos em termos de desempenho, vazamentos anteriores sugerem que essa placa promete ser melhor que a GeForce RTX 3070 Ti da NVIDIA.

Texto original (21/1/2022)

A Intel está preparando seu ingresso mais notável no segmento de hardware gráfico com as placas de vídeo Arc. A linha “Alchemist” deve contar com modelos que atendem a diferentes demandas — desde jogos com gráficos básicos a produções que exigem alto desempenho. Nesta sexta-feira (21), descobrimos mais detalhes de uma das placas tops de linha.

A Intel “DG2-512” apareceu no banco de dados de benchmarks do SiSoftware. Com 32 unidades Xe, isto é, um total de 4.096 núcleos, o chip gráfico mostrou velocidades de clock de até 2,1 GHz. Esta é uma das primeiras soluções gráficas da empresa a ultrapassar a marca de 2 GHz, considerando os gráficos integrados de seus processadores.

(Imagem: SiSoftware)

A placa de vídeo apareceu sem seu nome oficial no benchmark, reiterando que se trata de uma amostra de engenharia (conhecida como “engineering sample”) em fase de teste. A Arc A380, por outro lado, já circula em rumores com sua nomenclatura comercial.

O modelo top de linha deve entregar 16 GB de VRAM GDDR6 com barramento de 256 bits e velocidades de 16 Gbps, mas é possível que, assim como as novas GPUs AMD Navi, a placa de vídeo mais avançada da série acabe entregando 18 Gbps. Para isso, uma potência de 275W é esperada com conector de 8 + 6 pinos.

Em termos de desempenho, a DG2-512 obteve a pontuação de 9.017 Mpix/s. Isso significa que será apresentada como uma rival superior à NVIDIA GeForce RTX 3070 Ti e à AMD Radeon RX 6700 XT, mas se enquadra abaixo da Radeon RX 6800, cuja pontuação é de 10.607 Mpix/s.

Possível design de referência das placas de vídeo Intel Arc (Imagem: Reprodução)

A performance é favorecida pela suposta litografia de 6 nanômetros da TSMC para a DG2-512. Curiosamente, a Intel ainda utiliza a tecnologia de 10 nanômetros para os processadores de 12ª geração. A GPU de 396 mm² será abrigada em um pacote de 37,5 x 43 milímetros, ligeiramente maior que a NVIDIA GA104 de 392 mm².

A Intel deve anunciar as placas de vídeo Alchemist até março de 2022. Até lá, todas as informações não confirmadas pela equipe azul devem ser tratadas no campo de rumores.

Quais são as suas expectativas para a série Arc Alchemist? Comente sua opinião!


22

Comentários

Intel Arc Alchemist em mãos! Vaza breve unboxing de GPU que deve rivalizar com a RTX 3070 Ti
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas