LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AMD EPYC Genoa: vazamento revela imagem e especificações do soquete SP5 para CPUs Zen 4

08 de abril de 2022 2

A AMD deve lançar sua próxima geração de processadores para servidor em breve. O EPYC “Genoa”, 4ª geração da família, teve novas informações divulgadas na quinta-feira (07) em um vazamento que revela seu soquete pela primeira vez.

A imagem abaixo foi publicada por um membro do fórum ServerTheHome (STH) e mostra o soquete SP5, que suportará a nova geração dos processadores EPYC. A plataforma de contato será baseada no padrão LGA com 6096 pinos de conexão. Rumores afirmam que essa peça será compatível com o EPYC “Genoa” e “Bergamo” (5ª geração).

(Imagem: 111alan/ServerTheHome)

O SP5 — também chamado de LGA 6096 — será o maior soquete projetado pela AMD, adicionando 2.002 pinos à sua versão anterior, o LGA 4094, que suporta os processadores EPYC e Threadripper com arquitetura Zen 3.

Quanto à sua potência, especula-se que a energia fornecida ao processador terá pico de 700W em 1 milissegundo ou 440W em 10 milissegundos. O PCC (Processor Clocking Control) terá limite ajustado por firmware de 600W — caso o TDP configurado seja ultrapassado, o soquete retornará a esse limite em até 30 milissegundos.

O EPYC “Genoa” terá versões com até 96 núcleos (192 threads) da arquitetura Zen 4 de 5 nanômetros com processo de fabricação da TSMC. Um dos processadores havia sido revelado em vazamento prévio, mostrando que esta será a geração com o maior die já visto. Veja:

(Imagem: Reprodução)

Esse hardware suportará até 12 canais de memória RAM DDR5 de 5.200 MHz com 2 slots DIMM em cada faixa, permitindo até 12 TB de capacidade em um único sistema. Tais especificações buscam enfrentar a 4ª geração dos processadores Intel Xeon, conhecida como “Sapphire Rapids”, que também será lançada em meados de 2022.

O que você espera dos próximos chips para servidores da AMD? Comente!


2

Comentários

AMD EPYC Genoa: vazamento revela imagem e especificações do soquete SP5 para CPUs Zen 4
  • Tô louco pra vê algum YouTuber burguês fazer um game play com todos esses núcleos desse canhão %uD83D%uDD25%uD83D%uDE80

      • Interessante.... Todo o soquete SP5 tem 7,5 cm de altura e 7,2 cm de largura para processadores de data center Zen4 de última geração. A série EPYC 7004 com o codinome %u201CGenoa%u201D deve apresentar até 96 núcleos, e %u201CBergamo%u201D com núcleos Zen4c deve oferecer até 128 núcleos. Ambas as séries devem ser suportadas pelo mesmo soquete SP5. Os diagramas vazados anteriormente mostram um mecanismo sofisticado de travamento e retenção para os grandes processadores SP5. Neste momento, não está claro se veremos um soquete SP5 para a série HEDT Threadripper da AMD.

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Windows

          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

          Economia e mercado

          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista