LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AMD Radeon RX 7000: placas de vídeo devem ter suporte nativo ao codec AV1, diz rumor

06 de maio de 2022 2

Novos rumores em torno da nova geração de placas de vídeo da AMD sugerem que seus chips gráficos terão suporte ao AV1, formato de codec de vídeo com 35% mais eficiência que o AVC (Advanced Video Coding). As informações foram reveladas em códigos de drivers da fabricante e descobertas pelo vazador Kepler na quarta-feira (04).

Também conhecido como “AOM Video 1”, o codec é uma ferramenta cuja popularidade expandiu ao longo dos últimos anos devido às suas grandes vantagens para o consumo de vídeos em streaming. Atualmente, esse recurso beneficia usuários de várias plataformas, como Netflix e YouTube, com menores tempos de carregamento e economia de dados.

Os códigos do Video Core Next (VCN) — o núcleo de processamento dedicado à codificação e decodificação de vídeos em placas gráficas da AMD — costumam dar prévias do que o público pode esperar dos futuros lançamentos da empresa. O conjunto de instruções está em sua quarta geração (VCN4) e deve ser mantido na arquitetura RDNA 3.

Com a adição, as próximas placas da AMD serão capazes de decodificar um total de cinco formatos — AVC, HEVC, JPEG, VP9 e AV1. Isso tornará o hardware gráfico mais abrangente e competitivo, uma vez que o codec AV1 já é suportado pela linha GeForce RTX 30.

A Radeon RX 7000 deve ser lançada em meados do próximo semestre de 2022. Ao passo que nos aproximamos da segunda metade do ano, novas especulações se tornam cada vez mais frequentes, sugerindo que as placas de vídeo de entrada serão mais poderosas que as atuais tops de linha, terão maior eficiência de energia e suporte ao PCIe de 5ª geração x16.


2

Comentários

AMD Radeon RX 7000: placas de vídeo devem ter suporte nativo ao codec AV1, diz rumor
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista