LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

CPUs AMD com Zen 4 podem ter melhoria de até 24% no IPC e clocks de 5 Ghz

14 de maio de 2022 3

A arquitetura Zen 4 de processadores da AMD está prevista para chegar ao mercado ainda neste ano com melhorias significativas de performance. Agora, novas informações não oficiais dão mais detalhes sobre a evolução dos chips da empresa.

De acordo com informações obtidas pelo leaker do canal Moore's Law is Dead (MLID), os processadores Ryzen 7000 "Raphael", baseados em Zen 4, vão ter um aumento de até 24% de desempenho no IPC comparado com a atual arquitetura Zen 3.


Vale lembrar que o IPC é o indicador relacionado as instruções por ciclo do CPU e, para efeito de comparação, a diferença entre Zen 3 e Zen 2 foi de cerca de 19%. Essa melhoria também pode impulsionar o desempenho single thread entre 28 e 37%.

Já outros rumores apontam ainda para uma CPU de 8 núcleos com o clock de 5,2 Ghz. Também cabe lembrar que o novo Ryzen 7 5800X3D tem velocidades de 4,7 Ghz. Com isso, a nova arquitetura teria um salto de 11% em relação ao Zen 3.

O leaker do canal Moore's Law is Dead ainda citou que o suporte a memórias DDR5/LPDDR5 com mais de 5200 MHz e ao PCIe 5.0 também influenciou consideravelmente nas melhorias alcançadas na próxima geração de processadores da desktop da AMD.

​Por fim, o vazador cita que a janela de lançamento dos processadores Ryzen 7000 de desktop segue mantida, mirando a segunda metade do ano (mais pra o final), enquanto os chips para notebooks só devem chegar no início de 2023.

Você está empolgado(a) para a linha Zen 4 da AMD? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


3

Comentários

CPUs AMD com Zen 4 podem ter melhoria de até 24% no IPC e clocks de 5 Ghz
  • IMPRESSIONANTE! Única palavra que encontro no momento... Simplesmente magnífico um baita de processador que faz o além dos limites que foram impostos à física... Temos um caminho próximo à computação quântica e a velocidade desses chips ficam cada vez mais "proibitivos"... Enfim, eis que vejo que a AMD tem feito um ótimo trabalho em rearranjar as arquitetura do processador, até então no ZEN 2 estava com um problema de codificação de processamento, fazendo que ficasse um pouco mais lento do que deveria, agora com rearranjo, deixou praticamente 20 vezes mais rápido.

      • Hora da intel se ajoelhar

          • Que venha logo a concorrencia

              Android

              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

              Android

              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

              Asus

              ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

              Especiais

              Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas