Tech 29 Nov
Atualização (29/11/22) - JB
Além de comentar que o novo Xiaomi Watch S2 será vendido em duas versões, o CEO e fundador da fabricante chinesa, Lei Jun, também aproveitou a postagem realizada mais cedo para dizer que o Xiaomi 13 terá autonomia maior que a do iPhone 14 Pro Max.
De acordo com o executivo, por mais que a Xiaomi tenha se preocupado muito com a espessura e aderência do smartphone, ainda assim a sua bateria de 4.500 mAh conseguiu surpreender e ultrapassar o modelo mais caro da Apple em testes internos.
Levando em consideração um dia normal de uso, o Xiaomi 13 conseguiu pontuação de 1,37 e superou a marca de 1,28 do aparelho da Apple.
Para Lei Jun, o Xiaomi 13 deve ser um bom aliado de quem precisa passar o dia inteiro fora de casa, uma vez que a sua bateria poderá durar até 2 dias. O executivo explica que isso foi conquistado graças a uma série de otimizações de software.
Além disso, o novo processador Snapdragon 8 Gen 2 também tem um papel importante neste quesito. Claro que novos detalhes vamos saber quando o Xiaomi 13 for lançado no evento desta quinta-feira (1).
Atualização (25/11/2022) - MR
A Xiaomi irá lançar sua linha flagship Xiaomi 13 nas próximas semanas. É esperado que anúncio ocorra em dezembro, assim como foi no ano passado com a família Xiaomi 12.
A série deve ser composta de pelo menos dois aparelhos: Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro. Anteriormente, a variante padrão com código de modelo 2211133C recebeu a certificação 3C. Agora, ele passou pela plataforma de benchmarking Geekbench, confirmando algumas de suas especificações.
O Xiaomi 13 possui código de modelo 2211133C e foi listado no banco de dados do Geekbench. Ele obteve 1.497 pontos em teste de núcleo único e 5.089 no de múltiplos. A listagem também revelou a presença de processador com configuração de núcleos 1 + 3 + 4 e codinome Kamala.
O Geekbench confirmou que o Xiaomi 13 virá com a plataforma Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm, anunciada recentemente como seu processador para celulares top de linha. É também revelado que ele virá com uma opção de 12 GB de memória RAM, mas deve haver uma variante com 8 GB de RAM também.
No sistema operacional, ele virá com o Android 13 sob a interface MIUI. Caso siga os rumores, deverá ser a MIUI 14, que promete oferecer melhor desempenho e se livrar dos anúncios indesejáveis.
Anteriormente, o Xiaomi 13 foi certificado no órgão chinês 3C, confirmando o suporte para carregamento rápido de 67W.
Atualização (22/11/22) - JB
Passados os rumores sobre a mudança de nome da próxima família de smartphones topo de linha da Xiaomi, novas informações reveladas na China indicam que os aparelhos devem ir muito além do Snapdragon 8 Gen 2 como grande novidade.
Isso porque vazamentos mais recentes indicam que os Xiaomi 13 e 13 Pro devem inaugurar a MIUI 14 no mercado de smartphones. Todos os aparelhos devem sair com o software direto da caixa, sendo que a fabricante pode usar o evento dos dispositivos para detalhar a interface.
Além disso, a parceria da Xiaomi com a Leica continua e todas as câmeras devem receber a certificação da marca alemã, algo que deve ficar evidente pela marca impressa no módulo de câmeras dos dois aparelhos.
O Xiaomi 13 Pro deve usar o sensor principal Sony IMX989 de 50 MP que a fabricante já usou no 12S Ultra. Aparentemente, os executivos da empresa gostaram do bom desempenho dele no mundo real.
Até o momento, o único detalhe que permanece incerto é a data oficial de lançamento da linha Xiaomi 13, mas vazamentos mais recentes indicam que os aparelhos já estão sendo distribuídos para varejistas chinesas.
Atualização (21/11/2022) - MR
A Xiaomi se prepara para o lançamento de sua próxima linha de celulares flagship, que chegará ao mercado em breve. Anteriormente, rumores alegaram que ela pularia o número 13 e a apresentaria os aparelhos como família Xiaomi 14, mas um executivo da fabricante chinesa negou essa informação.
Enquanto a data oficial de lançamento não é revelada, um informante chinês trouxe novos detalhes sobre as câmeras do Xiaomi 13.
Segundo o informante Digital Chat Station no Weibo, o Xiaomi 13 será o aparelho mais acessível da linha e trará trazer o novo sensor Sony IMX8 de 50 megapixels. Sob o capô, ele trará a nova plataforma da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 2 com velocidade máxima de 3,2 GHz.
Para energia, o Xiaomi 13 deve trazer carregamento de 120W, um avanço considerável aos 67W de seu antecessor. Já a resolução do display deve ser de 2K. Anteriormente, rumores sugeriram que a tela seria AMOLED com 6,2 polegadas e suporte para taxa de atualização de 120 Hz.
Renderizações vazadas revelaram que o celular terá na traseira um novo bloco de câmeras em formato quadrado e na parte frontal, uma câmera em furo centralizada.
É esperado que a Xiaomi lance seus novos celulares em dezembro na China. Até o momento, a linha deve ser composta pelo Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro 5G, que trará o mesmo sensor do Xiaomi 12S Ultra.
Atualização (17/11/22) - JB
Não é novidade para ninguém que a Xiaomi quer ser a primeira fabricante no mundo a usar o novo processador Snapdragon 8 Gen 2. A empresa deixou isso ainda mais evidente após um executivo publicar um comentário em suas redes sociais.
Por isso, chamou a atenção do público global a homologação dos novos Xiaomi 13 e 13 Pro na IMDA de Cingapura. A certificação foi publicada nesta manhã e traz os dispositivos com as numerações 2210132G e 2211133G, respectivamente.
A ficha preliminar confirma a presença de suporte para conexão 5G e NFC para pagamentos por aproximação.
Por enquanto, a página completa dos dispositivos ainda não foi divulgada, mas essa homologação também deixa bem claro que a linha Xiaomi 13 está cada vez mais próxima do seu lançamento oficial.
Como a Xiaomi quer ser a primeira a usar o novo chipset da Qualcomm, a empresa precisa acelerar o cronograma de apresentação dos seus próximos flagships.
Cabe lembrar que o Xiaomi 13 deve ter display AMOLED de 6,2 polegadas com taxa de 120 Hz, enquanto o Pro traz painel E6 LTPO de 6,7 polegadas. A câmera traseira principal de ambos será de 50 MP e o carregamento rápido pode chegar a até 120W.
Atualização (14/11/2022) - FM
A Xiaomi parece estar pronta para lançar sua nova geração de celulares tops de linha em vários países. Previsto para ser anunciado na próxima semana, o Xiaomi 13 recebeu sua certificação do Bureau of Indian Standards (BIS), indicando que pode ser lançado em breve na Índia.
Conforme descoberto pelo MySmartPrice nesta segunda-feira (14), o Xiaomi 13 é identificado pelo código “2210132G” no banco de dados da BIS. Outros supostos modelos da linha — incluindo o Xiaomi 13 Pro e Xiaomi 13 Ultra — ainda não tiveram registros descobertos, mas também devem chegar à Índia após seu lançamento inicial na China.
A certificação não revela quaisquer especificações do Xiaomi 13, mas vazadores apostam em uma tela AMOLED de 6,2 polegadas com resolução Full HD+. A câmera frontal ficará abrigada em um furo no centro superior do display, segundo as imagens reveladas pelo OnLeaks.
O módulo de câmeras traseiras deve receber um novo design para abrigar sensores aprimorados com resoluções de até 50 MP. O Xiaomi 13 Pro deve ser ainda mais poderoso em termos de fotografia graças ao suposto uso do sensor Sony IMX989 de 1 polegada que deve ser “herdado” do Xiaomi 12S Ultra.
O Xiaomi 13 deve utilizar o Snapdragon 8 Gen 2, novo processador top de linha que deve ser anunciado em 15 de novembro pela Qualcomm. A plataforma trabalhará com versões de até 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno.
Segundo a certificação do modelo na China Compulsory Certificate (3C), sua bateria terá suporte ao carregamento rápido de 67 watts. O aparelho sairá da fábrica executando o a MIUI 14 baseada no Android 13.
Vale lembrar que a Xiaomi ainda não confirmou qualquer informação sobre sua nova linha de celulares, mas é possível que a gigante chinesa suba as cortinas para apresentar todos os detalhes sobre os modelos entre os dias 21 e 25 de novembro.
Atualização (10/11/22) - JB
Ao que tudo indica, o lançamento oficial da linha Xiaomi 13 está mais próximo que o esperado. Isso porque os testes internos da MIUI 14 para os aparelhos indicam que ambos já estão prontos para ser anunciados com processador Snapdragon 8 gen 2.
Além disso, o código do software também indica que o Xiaomi 13 codinome "fuxi" e 13 Pro "nuwa" devem receber a atualização final com MIUI 14 e Android 13 no começo da próxima semana.
Ou seja, tudo indica que os smartphones devem ser apresentados uma semana após a Qualcomm lançar o processador Snapdragon 8 Gen 2, algo entre os dias 21 e 25 de novembro.
A Xiaomi tem pressa e quer levar o título de primeira fabricante no mundo a usar o novo chipset topo de linha.
Como é de costume, os Xiaomi 13 e 13 Pro devem ser lançados primeiro na China, sendo que a previsão de anúncio global é para meados de dezembro.
Atualização (08/11/22) - JB
Após o modelo Pro ter o seu design revelado por renderizações, agora chegou a vez do Xiaomi 13 ganhar destaque nos principais canais de rumores e vazamentos. A novidade foi publicada pelo conhecido OnLeaks.
De acordo com a fonte do vazamento, o Xiaomi 13 deve também deve ter o novo módulo de câmeras, sendo que há três sensores alocados nele. Além disso, o display é plano e tem um pequeno furo centralizado para a lente de selfies.
Um detalhe curioso é que as bordas planas e a aparente construção metálica deve fazer com que o Xiaomi 13 se pareça com um iPhone.
Os botões de energia e volume devem ficar localizados na lateral direita, enquanto o alto-falante e a porta USB-C estão na parte inferior.
Quanto as especificações do Xiaomi 13, devemos esperar processador Snapdragon 8 Gen 2, tela AMOLED de 6,2 polegadas, câmera principal de 50 MP e bateria na casa dos 5.000 mAh, além de Android 13 rodando sob a MIUI 14.
Atualização (24/10/22) - JB
Em postagem compartilhada neste fim de semana, o conhecido e confiável Digital Chat Station voltou a comentar os principais detalhes da linha Xiaomi 13. De acordo com o vazador, os smartphones deste ano devem ter display com bordas mais finas que seus antecessores.
Além disso, o painel OLED de borda curvada do Xiaomi 13 será fabricado por uma empresa na China (CSOT ou BOE), enquanto o modelo 13 Pro deve usar o display AMOLED E6 da Samsung.
Rumores anteriores já tinham deixado claro que o modelo padrão terá tela de 6,26 polegadas e o Pro deve adotar 6,7 polegadas com resolução QHD+.
Apesar da Xiaomi não comentar, fontes também informam que o Xiaomi 13 deve ter câmera principal de 50 MP e o modelo Pro pode usar o sensor Sony IMX989 de 1 polegada e de também 50 MP.
Por fim, e não menos importante, ambos devem ter bateria próxima dos 5.000 mAh e o carregamento rápido pode ser de 67W e 120W, respectivamente.
Atualização (14/10/22) - JB
Após ter o seu design revelado no mundo real, a linha Xiaomi 13 começou a ser testada internamente pelo time de desenvolvimento da MIUI. A novidade foi confirmada por diversas fontes chinesas que trabalham dentro da fabricante.
De acordo com essas pessoas, os Xiaomi 13 e 13 Pro devem ser anunciados com a MIUI 14 rodando sob o Android 13, sendo que eles devem inaugurar a nova interface no mercado de smartphones.
Além disso, ambos devem contar com processador Snapdragon 8 Gen 2.
O codinome do Xiaomi 13 dentro da MIUI 14 é "fuxi", enquanto o 13 Pro recebe o "nuwa".
Com o vazamento de informações via desenvolvimento da MIUI, tudo indica que os smartphones devem ser anunciados em meados de novembro. Ou seja, falta muito pouco para que eles estejam disponíveis para venda na China, por exemplo.
Até o momento, a fabricante chinesa não comenta o assunto.
Atualização (10/10/22) - JB
Com lançamento esperado para acontecer em novembro, os novos Xiaomi 13 e 13 Pro tiveram mais informações vazadas neste fim de semana. Desta vez, um vazador trouxe detalhes sobre o display dos aparelhos.
Assim, fontes indicam que o Xiaomi 13 deve ter painel OLED de 6,38 polegadas com resolução FHD+ e taxa de 120 Hz. Por outro lado, o Xiaomi 13 Pro deve manter os 6,73 polegadas do modelo atual e entregar resolução QHD+.
Além disso, ambos ainda devem comportar um novo leitor de digitais sob o display, sendo que a fabricante quer que ele seja ainda mais rápido, algo que poderá ser conquistado graças ao processador Snapdragon 8 Gen 2.
Por fim, o autor do vazamento reforça a presença de carregamento de 120W nos aparelhos, mas isso a fabricante ainda não comentou. Por isso, salientamos que tudo permanece no campo dos rumores.
Atualização (20/09/2022) - MR
A linha Xiaomi 13 deve ser lançada em novembro. A fabricante chinesa deve trazer seus novos celulares flagship logo após a Qualcomm apresentar sua plataforma Snapdragon 8 Gen 2.
Um novo vazamento revelou detalhes do design dos aparelhos e trouxe algumas de suas especificações.
O informante Dahodian Techie trouxe as imagens que sugerem que a linha Xiaomi 13 terá um novo design em seu módulo de câmeras. A família deve ser composta pelo Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro, lançados primeiro na China em novembro e recebendo lançamento global no próximo ano.
Na imagem, é possível ver um grande módulo de câmeras, semelhante ao utilizado no Mi 11 Ultra, mas sem o display secundário. Confira abaixo:
A fonte também revela que os aparelhos terão tela AMOLED curva com resolução 2K e suporte para carregamento rápido de 120W.
Anteriormente, uma suposta imagem do Xiaomi 13 Pro revelou que o aparelho realmente virá com tela AMOLED curva, sistema operacional Android 13 sob a interface MIUI 14, plataforma Snapdragon 8 Gen 2 com 3 GHz, 12 GB de memória RAM e suporte para 3 GB de RAM virtual.
O processador deve contar com uma arquitetura de quatro blocos 1 + 2 + 2 + 3, com um núcleo Cortex X3, dois Cortex A720 (Makalu), dois Cortex A710 (Matterhorn) e três Cortex A510 (Klein-R1).
É também sugerido que os aparelhos terão traseira com acabamento em cerâmica, assim como o Xiaomi Mi Mix 4 e Mi 11 Ultra, garantindo alta resistência contra quedas e proteção contra riscos.
Atualização (19/07/22) - JB
Após apresentar ao mundo a linha Xiaomi 12S, a fabricante chinesa agora começa a se preparar para o lançamento da próxima geração dos seus smartphones flagships. A informação já tem circulado entre os canais de vazamentos há algum tempo.
De acordo com novas informações compartilhadas nesta semana, a Xiaomi realmente pode adiantar o lançamento da família Xiaomi 13 para novembro. A previsão foi compartilhada por pessoas que trabalham com a empresa e possuem acesso aos seus planos.
Os smartphones da linha Xiaomi 13 devem contar com processador Snapdragon 8 Gen 2 e tudo indica que a Xiaomi quer que eles tenham o título de "primeiros" a entregar o novo chipset da Qualcomm.
Comentando o assunto, o conhecido Digital Chat Station revelou que os novos smartphones também devem se destacar por entregar câmera de até 200 MP, carregamento rápido de 100W ou mais e Android 13 nativo.
Claro que a chinesa ainda não comentou o assunto, sendo que isso faz com que tudo permaneça no campo dos rumores.
Atualização (08/07/2022) - EB
Em junho vimos que os Xiaomi 13 e 13 Pro podem ser lançados em novembro com design em cerâmica e hoje o leaker Ice Universe está indicando mais detalhes a respeito destes dois celulares topo de linha. A fonte de hoje menciona que a tela de ambos deve adotar um formato similar ao encontrado na linha Galaxy S22.
Segundo Ice Universe, os Xiaomi 13 e 13 Pro devem adotar quatro molduras de mesma largura para tornar o design mais harmonioso como visto na série Galaxy S22 da Samsung. Dessa forma, esta deve ser a primeira série de celulares da Xiaomi a contar com esta melhoria, pois os modelos atuais têm uma borda inferior mais grossa.
The Galaxy S22's four-bezel equal-width technology will be widely used in flagship mobile phones of major brands in 2023, including Xiaomi Mi 13.
— Ice universe (@UniverseIce) July 8, 2022
Fontes indicam que o Xiaomi 13 deve ser anunciado em novembro com chip Snapdragon 8 Gen 2, mas tudo depende de quando Qualcomm anunciar os seus novos chips, pois a Xiaomi deve lutar para ser a primeira fabricante com a nova plataforma.
De qualquer forma, é interessante notar que a Xiaomi está tentando aprimorar o design dos seus aparelhos, visto que este sempre foi um ponto forte de fabricantes como Samsung e Apple, então devemos ter altas expectativas sobre o próximo carro-chefe da chinesa.
Atualização (20/06/2022) - MR
Xiaomi 13 e 13 Pro podem chegar em novembro com traseira de cerâmica e Snapdragon 8 Gen 2
Ao contrário do que foi divulgado anteriormente, a Xiaomi poderá antecipar o lançamento da nova versão de sua linha de celulares flagship, que contarão com a nova plataforma Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm.
Em julho, a fabricante chinesa deverá apresentar o membro mais poderoso da família Xiaomi 12, a versão Ultra, que contará com câmeras da Leica.
O informante Digital Chat Station revelou que a Xiaomi planeja o evento de apresentação do Xiaomi 13 para novembro. Segundo ele, o celular contará com a nova plataforma da Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2, que ainda não foi anunciada, e virá de fábrica com o sistema operacional Android 13.
O processador deve contar com uma arquitetura de quatro blocos 1 + 2 + 2 + 3, com um núcleo Cortex X3, dois Cortex A720 (Makalu), dois Cortex A710 (Matterhorn) e três Cortex A510 (Klein-R1). Na tela, é esperado um painel com resolução 2K.
O informante também revelou informações sobre o Xiaomi 12S e Xiaomi 12S Pro, inclusive suas especificações. Segundo ele, os celulares L1, L3S, L2S e L2M com códigos 2203121C, 2206123SC, 2206122SC e 2207122MC foram certificados, com os três primeiros sendo flagships com o Snapdragon 8 Plus Gen 1.
Atualização (06/06/2022) - FM
A Xiaomi ainda não encerrou seus lançamentos de celulares da linha “12”, mas não deve demorar até que a gigante chinesa apresente a família do Xiaomi 13, sua próxima geração de tops de linha. Nesta segunda-feira (06), o Digital Chat Station revelou possíveis detalhes da série e, pela primeira vez, mencionou o Xiaomi 13 Pro.
O vazador afirma que o Xiaomi 13 Pro será equipado com o Snapdragon 8 Gen 2, o próximo processador top de linha da Qualcomm. Segundo as informações, o desenvolvimento dessa plataforma está em ritmo acelerado e pode chegar ao mercado antes do esperado. O Xiaomi 13 e 13 Pro, por sua vez, devem ser lançados em dezembro.
Com o codinome “Xiaomi M2”, o Xiaomi 13 Pro teve outros detalhes revelados. De acordo com o Digital Chat Station, esse celular terá sua traseira feita de cerâmica, assim como o Xiaomi Mix 4 e Mi 11 Ultra, tais que garantem alta resistência contra quedas acidentais e proteção contra riscos. O leaker informa que a textura do material será aprimorada.
O vazador não deixa claro se esse material será também utilizado no Xiaomi 13, mas o flagship mais barato pode utilizar o mesmo chipset, Snapdragon 8 Gen 2. Rumores afirmam que essa plataforma manterá o design 1+3+4 (um “supernúcleo”, três núcleos de alto desempenho e quatro núcleos de baixo consumo) do Snapdragon 8 Gen 1.
Paralelo a isso, há muita expectativa para o lançamento do Xiaomi 12 Ultra, conhecido pelo simpático apelido de “rei do DxOMark”, isso porque o celular mais avançado da atual geração promete dominar o ranking global com seus avanços notáveis em termos de câmeras. O anúncio desse modelo deve ocorrer em julho de 2022.
Texto original (23/05/2022)
Faltam ainda alguns meses para a Xiaomi anunciar sua nova linha de flagships, enquanto a atual, a Xiaomi 12, nem sequer recebeu a sua versão mais poderosa, apelidada de Ultra.
Ela virá equipada com a nova plataforma da Qualcomm, Snapdragon 8 Gen 1 Plus, anunciada na semana passada. Após chegarem no mercado em junho em julho, a fabricante chinesa deverá voltar suas atenções para o Xiaomi 13, que teve suas primeiras informações vazadas.
O famoso informante Digital Chat Station, conhecido por trazer informações em primeira mão no Weibo, revelou que a Xiaomi iniciou os testes com a sua próxima linha de flagships. Ele diz que a família terá três aparelhos, contarão com telas maiores de 2K e virão equipados com o chip SM8550. A borda superior e inferior contarão com molduras extremamente finas.
Caso as informações estejam corretas, ele se refere a linha Xiaomi 13. Se seguir o que houve com a família Xiaomi, apenas dois deles terão telas com resolução 2K.
Segundo fontes internas, o chip de código SM8550 mencionado pelo informante é a próxima geração de plataformas da Qualcomm para flagships, que deverá ser oficializado com o nome Snapdragon 8 Gen 2. Ela deve usar o processo de litografia de 4 nanômetros da TSMC e manter o design da arquitetura com 1+3+4.
Caso siga a tradição da Xiaomi, ela será anunciada em dezembro na China e receberá lançamento global poucos meses depois.
Recentemente, a fabricante chinesa confirmou parceria com a Leica e primeiro smartphone deve ser lançado em julho.
- O Xiaomi 13 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
- O Xiaomi 13 Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
Comentários