LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AMD Ryzen 3 7320U "Mendocino" com gráficos RDNA 2 para notebooks aparece em benchmark

14 de junho de 2022 3

Atualização (14/06/2022) - FM

A AMD apresentou suas APUs (processadores com gráficos integrados) da linha “Mendocino” durante a Computex 2022, e nesta terça-feira (14), descobrimos o primeiro teste de benchmark do AMD Ryzen 3 7320U, modelo de baixo custo que deve ser lançado exclusivamente para notebooks em meados de 2022.

O Ryzen 3 7320U apareceu no UserBenchmark com algumas especificações, incluindo o soquete FT6 e a configuração com 4 núcleos. Na plataforma de benchmarks, esse processador rodou com clock básico de 2,4 GHz e atingiu clock turbinado de 4,1 GHz. Tais frequências não são recordistas para a AMD, mas são suficientes para um hardware de baixa potência.

(Imagem: UserBenchmark)

As especificações mencionadas do Ryzen 3 7320U corroboram o último vazamento que revelava os possíveis detalhes das APUs “Mendocino”. Sabemos que esses processadores contarão com até 4 núcleos e integrarão uma GPU “Navi 2” com a arquitetura RDNA 2 trabalhando em baixa potência com suas duas unidades computacionais.

A expectativa era que a AMD apresentasse as APUs “Mendocino” como parte da linha “Ryzen 6000”, visto que também é fabricada com processo de 6 nanômetros da TSMC, mas em vez disso, a fabricante pode ter optado por batizar os novos produtos sob a linha “Ryzen 7000”, a mesma que abrangerá os processadores com arquitetura Zen 4.

Além do Ryzen, é possível que a AMD também lance processadores com configurações mais simples (e com gráficos integrados) para notebooks acessíveis na série “Athlon”. Segundo a empresa, os produtos equipados com esses chips chegarão no 4º trimestre de 2022.

Texto original (30/05/2022)

AMD "Mendocino": vazamento revela detalhes de processadores Athlon e Ryzen com RDNA 2 e mais

A AMD apresentou oficialmente os processadores da família “Mendocino” como seu novo hardware de entrada com gráficos integrados de alto desempenho para notebooks, e nesta segunda-feira (30), um vazamento publicado no fórum Chiphell revelou as supostas especificações desses produtos.

Conforme reiterado pelo @Olrak, os processadores serão oferecidos em opções de até 4 núcleos e 8 threads, além de integrarem capacidades de até 4 MB em cache L3. Os modelos serão construídos com núcleos da arquitetura Zen 2 e terão gráficos da arquitetura RDNA 2. O material revela também que serão distribuídos nas linhas Athlon e Ryzen.

(Imagem: Chiphell/@Olrak)

As informações acrescentam que os processadores serão suportados pela nova plataforma “Sonoma Valley” e utilizarão o soquete FT6 (BGA). Haverá somente um WGP (Work Group Processor), que abriga uma ou duas unidades de computação (CUs) para um total de até 128 processadores de fluxo no Ryzen 5, que será a SKU mais avançada.

Com base no vazamento, pode-se concluir que as APUs “Mendocino” terão:

  • Até 4 núcleos da arquitetura Zen 2
  • Até 2 núcleos de GPU RDNA 2 com 128 processadores de fluxo (SPs)
  • Até 4 MB de cache L2
  • Até 128 KB de cache para a GPU
  • Suporte a até 2 canais de RAM LPDDR5 de 32 bits
  • Suporte até 32 GB de RAM
  • Suporte a 4 faixas de PCI Express de 4ª geração

Ainda é cedo para afirmar a nomenclatura desses novos produtos, mas é possível que o modelo mais básico chegue como “Athlon 6000G”, sucedendo ao Athlon 3000G com GPU Vega 3. Outras especificações devem incluir suporte ao Video Core Next (VCN) 3.0 da AMD, ou seja, as APUs terão capacidade otimizada para decodificar AV1 e VP9.

Os novos modelos da família “Mendocino” devem estrear oficialmente em notebooks básicos e intermediários lançados a partir do último trimestre de 2022, poucos meses antes da chegada dos processadores com Zen 4, isto é, chips da linha “Ryzen 7000”.


3

Comentários

AMD Ryzen 3 7320U "Mendocino" com gráficos RDNA 2 para notebooks aparece em benchmark
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista