LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

CPUs Intel "Raptor Lake" de 13ª geração poderão atingir clock recorde de 6 GHz, diz rumor

23 de junho de 2022 3

Não é segredo que a 13ª geração de processadores da Intel será munida de várias otimizações de energia, mas nesta quinta-feira (23), novos rumores acerca dos futuros produtos da empresa indicam que um modelo da família “Raptor Lake”, prevista para chegar no próximo semestre, será capaz de atingir clock máximo de 6,0 GHz.

Há menos de três meses, a empresa anunciou o Core i9-12900KS de 16 núcleos como o “processador mais rápido do mundo” ao trazer clock recorde de 5,5 GHz. Agora, o vazador @OneRaichu revelou em seu Twitter que a próxima geração dos chips pode trazer um modelo com a incrível frequência de 6,0 GHz no modo “Turbo Boost”.

Alguns detalhes podem corroborar esse rumor. Por exemplo, a Intel atualizou o Extreme Tuning Utility (XTU), seu software de gerenciamento de energia e overclock de processadores, para a versão 7.8.0, que expande o suporte à tecnologia Thermal Velocity Boost (TVB).

O TVB trabalhará em conjunto com várias ferramentas disponíveis para o ecossistema “Raptor Lake”, como as placas-mãe da série 700, que terão melhor capacidade de entrega de energia para a CPU. Há quem diga também que a Intel utilizará reguladores de voltagem digitais lineares (DLVR) para incrementar a eficiência dos processadores.

Atualização do Intel XTU adiciona mais possibilidades com o TVB (Imagem: Reprodução/Intel)

Além disso, sua rival demonstrou que está conseguindo grandes avanços no departamento de frequências de núcleos. A AMD recentemente apresentou as capacidades de um processador da futura linha “Ryzen 7000” com arquitetura Zen 4 atingindo frequências acima de 5,5 GHz, o que pode despertar um alerta para o senso de concorrência da Intel.

A aposta é que o primeiro processador a ultrapassar a marca de 6,0 GHz será lançado como uma variante “KS”, isto é, as edições especiais do hardware da Intel. Por ora, não há uma data de lançamento prevista para o suposto “Core i9-13900KS”, mas especula-se que as plataformas serão até 50% mais poderosas que suas antecessoras.


3

Comentários

CPUs Intel "Raptor Lake" de 13ª geração poderão atingir clock recorde de 6 GHz, diz rumor
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas